5 sinais de que meu cachorro está entediado. O que fazer?
Alguns cães suportam menos a solidão do que outros e ficam entediados... O tédio pode afetar qualquer cão, independentemente da sua idade! Como reconhecer os sinais de tédio no seu cachorro? O que fazer? É importante reagir, pois o tédio pode levar a distúrbios comportamentais que têm repercussões no bem-estar e até na saúde do seu cachorro.
Qualquer cachorro pode ficar entediado e sofrer com isso
Seu cachorro está entediado? Todos os cães, tanto filhotes quanto adultos, podem sofrer de tédio. E não apenas quando você deixa seu companheiro sozinho em casa.
Quais são os sinais de que seu cachorro está entediado?
Vários sinais podem alertá-lo. Aqui estão os mais específicos aos quais você deve prestar atenção.
- Seu cachorro busca sua atenção por todos os meios
Seu cachorro o segue pela casa toda. Ele chora, "geme" sem razão…
- Seu cachorro está agitado e/ou destrutivo
Ele pula, está hiperativo, ataca móveis, seus pertences pessoais, derruba o lixo, cava buracos no jardim se tiver um...
- Seu cachorro late e destrói
Ele late incessantemente, ou até uiva como se estivesse em agonia, principalmente durante suas ausências. Isso pode causar problemas de vizinhança.
- Seu cachorro se lambe ou se coça excessivamente
Este comportamento pode levar a feridas profundas que exigirão cuidados veterinários.
- Seu cachorro está apático
Ao contrário da hiperatividade, seu cachorro está inativo, tem falta de apetite e parece triste.
Quais raças de cachorros são mais sensíveis à solidão?
Algumas raças são conhecidas por serem mais sensíveis à solidão e a suportam menos bem, embora sempre haja exceções à regra. Portanto, não se deve generalizar. Entre elas, estão:
- Whippet
- Dálmata
- Husky Siberiano
- Akita Inu
- Pastor Australiano
Há também raças de cachorros que podem ficar entediadas porque não são feitas para viver em apartamentos ou em ambientes urbanos. Podemos citar:
- Border Collie
- Cão da Montanha dos Pirineus (Patou)
- Mastim dos Pirineus
- Dogue do Tibete
- Pastor de Anatólia
- Pastor da Maremma-Abruzês
O que fazer se seu cachorro estiver entediado?
Consultar seu veterinário ajudará a encontrar a causa do tédio do seu cachorro e soluções. Mas acima de tudo, para garantir que certos sinais, como chorar, bocejar, gemer, lamber e coçar excessivamente, etc., não são devidos a uma doença, o que pode ser muito bem o caso.
De qualquer forma, assim que você consultar um veterinário e os distúrbios comportamentais justificarem uma prescrição médica, as despesas são cobertas pelo seguro para cães, se você tiver contratado uma apólice para seu companheiro.
Obviamente, se o seu cachorro está chorando ou gemendo porque está ferido ou sofrendo fisicamente, isso deve ser considerado. Mas se seus "gemidos" são apenas para chamar sua atenção, você também não deve encorajá-los respondendo sempre e acariciando excessivamente. Isso apenas fará seu cachorro querer usar esse estratagema para atrair sua atenção. Da mesma forma, você não deve repreendê-lo ou puni-lo. Isso seria um grande erro.
Multiplique os passeios ou aumente a duração deles, oferecendo jogos ou atividades caninas para o seu companheiro.
A Agility, por exemplo, é um dos esportes que muitos cães geralmente gostam e que reforça o vínculo e a cumplicidade entre o animal e seu dono.
Não é necessário praticar Agility em competições. Você pode fazer isso apenas por diversão em um clube de educação canina. Há até acessórios disponíveis na Internet para montar pequenos circuitos de Agility em apartamentos ou casas!
Na falta de praticar um esporte canino ou uma atividade em clube com seu cachorro, você pode simplesmente jogar durante seus passeios: corridas, partidas de esconde-esconde, caça ao tesouro…
Os momentos de jogo não devem se limitar aos tempos de passeio. Não hesite em dedicar tempo ao seu cachorro em casa.
O aprendizado da solidão deve ser iniciado assim que seu cachorro chegar ao seu novo lar. Gradualmente, a duração dos períodos de ausência será aumentada, sem anunciar sua partida ou retorno. O fato de seu cachorro ver você vestindo-se, pegando suas chaves, colocando seus sapatos... deve ser "normal" para ele. Você pode fazer tudo isso sem deixar a casa durante o período de aprendizado.
Assim, seu cachorro não associará essas ações especificamente à sua partida. O importante é que ele não sinta estresse ao vê-lo partir e não fique excessivamente eufórico com seu retorno.
Na sua ausência, pense em deixar brinquedos para que se ocupe. Pode ser o brinquedo favorito dele ou um brinquedo especialmente adaptado dentro do qual se coloca comida (ração, patê, Knackis ...) para desviar sua atenção e evitar que ele danifique os móveis, por exemplo.
Encontrar um companheiro para ele, não necessariamente adotando um segundo cachorro ou um gato quando a coabitação é possível. Amigos que têm um cachorro com o qual o seu se dá bem e, então, organizar trocas de cuidados durante o dia.
Lembre-se que mesmo se seu cachorro tiver um grande e belo jardim, é necessário que passeios regulares sejam concedidos para ter interações externas com outros cães, outros humanos, farejar cheiros, etc.