site-logo

A cebola e o alho são tóxicos para o cão?

A cebola e o alho são tóxicos para o cão?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

A Toxicidade da Cebola e do Alho

Embora a cebola, o alho e outros alimentos da mesma família possuam qualidades nutricionais para os humanos, podem ser tóxicos para o seu cão em certas doses. Portanto, tenha cuidado com os restos de comida e pratos preparados que contenham esses ingredientes, quer estejam crus ou cozidos.

A cebola representa uma toxicidade sanguínea para cães (assim como para gatos ou até mesmo furões). Isso pode levar à destruição dos glóbulos vermelhos, interrompendo então o transporte de oxigênio no sangue e causando anemia.

Tanto crua quanto cozida, a cebola pode ser perigosa, dependendo da quantidade ingerida. Um cão pode se intoxicar se comer uma quantidade "importante" de cebola de uma vez só ou de forma repetida! É nesse último caso que pode ser perigoso para a saúde dele.

A dose tóxica para um cão é de 5 a 10 g de cebola por kg de peso do animal. Portanto, para um cão de cerca de dez quilos, isso corresponde aproximadamente a 1 cebola inteira. Uma cebola que ele pode encontrar no jardim ou em um lugar onde se guardam os bulbos. Ou que também pode estar presente em pratos preparados que podemos ser tentados a dar como restos de comida. Em todos os casos, não deve ser usado como parte de uma dieta caseira para o seu companheiro!

É importante notar que o Akita, assim como outra raça de origem japonesa, o Shiba, são cães mais sensíveis do que outros à toxicidade da cebola. Assim como os gatos são particularmente...

Imagem de cachorro

Cuidado também com Papinhas para Bebês!

Mesmo as papinhas para bebês "humanos" podem ser perigosas, pois contêm esses ingredientes. Distribuídas de forma contínua, podem, portanto, ser tóxicas! Acreditando estar fazendo bem, corremos o risco de prejudicar nosso cão.

Os sinais mais evidentes de intoxicação por cebola podem ser notados na cor da urina, que se torna vermelho escuro ou até marrom. Isso ocorre dentro de 1 a 2 dias após a ingestão. Outros sintomas podem incluir anorexia, falta de ânimo, mucosas pálidas, dificuldades respiratórias (ofegância), diarreia, vômitos...

Um atendimento rápido pelo veterinário geralmente permite uma recuperação rápida do animal. Mesmo que isso às vezes signifique que o especialista em saúde animal precise realizar exames adicionais para refinar seu diagnóstico. E, portanto, custos a considerar.

Alho, Alho-Poró, Cebolinha, Chalota: Evite Também!

"O alho mata os vermes"... Uma ideia errada para cães - e gatos -, pois nada substitui um vermífugo como recomendado pelo seu veterinário e cuja compra você pode financiar por meio do pacote de prevenção do seguro saúde animal.

Assim como a cebola, o alho, mas também a chalota, a cebolinha e o alho-poró - que fazem parte da família “Allium” - são tóxicos! Mesmo que seja em "proporções" diferentes. Portanto, são alimentos que devem ser evitados e mantidos fora do alcance do seu cão!

Outros artigos sobre o tema Cachorro