As nozes são tóxicas para o meu cão?
As nozes podem ser perigosas para o seu animal de estimação. Não as ofereça como restos da mesa e esteja atento para que ele não encontre... ao alcance do seu focinho, mesmo que seja apenas por "diversão"!
Não Ofereça Nozes Ou Avelãs
Não dê nozes – nem avelãs – ao seu cão. Embora possa parecer "anecdótico", elas não são inofensivas.
As nozes de Macadâmia são conhecidas por serem as mais perigosas. São encontradas em muitas formulações alimentares: cookies ou outras variedades de doces que não são adequadas para dar ao seu cão, mesmo como um petisco para agradá-lo!
As nozes – que são frutas gordurosas -, bem como suas cascas (que podem ser a causa de obstrução do trato digestivo), devem ser mantidas longe do seu companheiro. Tenha cuidado com as que ele possa vir a furtar, incluindo as mofadas, mesmo que seja apenas por diversão! As molduras que estão presentes nas nozes podem produzir micotoxinas responsáveis por problemas de saúde.
2,2 g de nozes por quilograma de peso corporal podem causar problemas; a partir de 7 g/kg, vômitos, distúrbios neurológicos (tremores, dificuldade de movimento devido a dores musculares/articulações, ou mesmo convulsões), salivação excessiva também podem ser observados. Assim como um aumento da frequência cardíaca.
As Nozes de Macadâmia São Ainda Mais Tóxicas
As nozes de Macadâmia são tóxicas para o cão, mesmo quando armazenadas adequadamente. A dose tóxica mínima é de cerca de 2,4 gramas por quilograma de peso do animal. A noz de Macadâmia é tóxica em qualquer forma: crua, cozida ou em forma de manteiga. 6 nozes podem ser suficientes para intoxicar seu cão!
Uma Intoxicação Bastante Rara Mas Não Deve Ser Subestimada
Os sintomas causados pela ingestão de nozes podem aparecer rapidamente, ou de 6 a 24 horas após o cão ter comido. Mas às vezes mais cedo também: de 2 a 3 horas. Tudo depende do estado de saúde do animal e da quantidade ingerida.
Embora os casos fatais sejam raros após a ingestão de nozes, é melhor não dar ao seu companheiro... e garantir que ele não as ingira.
Em caso de dúvida, consulte o veterinário ou uma clínica de emergência sem demora. Uma vez que o atendimento é rápido, o prognóstico vital é considerado "bom". O veterinário procederá com um tratamento de tipo "eliminatório" e sintomático.