site-logo

As nozes são tóxicas para o meu cão?

As nozes são tóxicas para o meu cão?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

As nozes podem ser perigosas para o seu animal de estimação. Não as ofereça como restos da mesa e esteja atento para que ele não encontre... ao alcance do seu focinho, mesmo que seja apenas por "diversão"!

Não Ofereça Nozes Ou Avelãs

Não dê nozes – nem avelãs – ao seu cão. Embora possa parecer "anecdótico", elas não são inofensivas.

As nozes de Macadâmia são conhecidas por serem as mais perigosas. São encontradas em muitas formulações alimentares: cookies ou outras variedades de doces que não são adequadas para dar ao seu cão, mesmo como um petisco para agradá-lo!

As nozes – que são frutas gordurosas -, bem como suas cascas (que podem ser a causa de obstrução do trato digestivo), devem ser mantidas longe do seu companheiro. Tenha cuidado com as que ele possa vir a furtar, incluindo as mofadas, mesmo que seja apenas por diversão! As molduras que estão presentes nas nozes podem produzir micotoxinas responsáveis por problemas de saúde.

2,2 g de nozes por quilograma de peso corporal podem causar problemas; a partir de 7 g/kg, vômitos, distúrbios neurológicos (tremores, dificuldade de movimento devido a dores musculares/articulações, ou mesmo convulsões), salivação excessiva também podem ser observados. Assim como um aumento da frequência cardíaca.

Imagem de cachorro

As Nozes de Macadâmia São Ainda Mais Tóxicas

As nozes de Macadâmia são tóxicas para o cão, mesmo quando armazenadas adequadamente. A dose tóxica mínima é de cerca de 2,4 gramas por quilograma de peso do animal. A noz de Macadâmia é tóxica em qualquer forma: crua, cozida ou em forma de manteiga. 6 nozes podem ser suficientes para intoxicar seu cão!

Uma Intoxicação Bastante Rara Mas Não Deve Ser Subestimada

Os sintomas causados pela ingestão de nozes podem aparecer rapidamente, ou de 6 a 24 horas após o cão ter comido. Mas às vezes mais cedo também: de 2 a 3 horas. Tudo depende do estado de saúde do animal e da quantidade ingerida.

Embora os casos fatais sejam raros após a ingestão de nozes, é melhor não dar ao seu companheiro... e garantir que ele não as ingira.

Em caso de dúvida, consulte o veterinário ou uma clínica de emergência sem demora. Uma vez que o atendimento é rápido, o prognóstico vital é considerado "bom". O veterinário procederá com um tratamento de tipo "eliminatório" e sintomático.

Outros artigos sobre o tema Cachorro