site-logo

Cão desajeitado: e se fosse uma doença?

Cão desajeitado: e se fosse uma doença?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

Descoberta Médica

Os cães desajeitados frequentemente divertem os internautas na Web, onde muitos vídeos são postados. Mas, e se a desajeitabilidade em cães fosse devido a uma doença degenerativa de origem hereditária? Isso afetaria principalmente os cães d’água romagnol (lagotto romagnolo). É o que pesquisadores descobriram recentemente.

Uma Doença no Sistema Nervoso

Entre os cães d’água romagnol (lagotto romagnolo), a desajeitabilidade pode esconder uma doença do sistema nervoso. Esta foi a descoberta de uma equipe internacional, que também identificou o gene responsável. A equipe é composta por veterinários geneticistas e neurologistas, entre outros. E seus trabalhos e os resultados de seus estudos foram publicados na revista Plos One, em 15 de abril de 2015.

A Origem da Curiosidade

A curiosidade deles foi despertada por 3 cães da raça lagotto romagnolo. Uma raça originária da Itália, conhecida por sua habilidade em encontrar trufas.

Imagem de cachorro

Foram dois irmãos igualmente desajeitados e um cão de um parente distante que inicialmente chamaram a atenção dos especialistas liderados pelo Prof. Tosso Leeb, da Universidade de Berne, e pelo Prof. Hannes Lohi, da Universidade de Helsinque.

Eles conseguiram identificar a causa dessa desajeitabilidade anormal observada nestes cães d'água romagnol: seria uma mutação genética que causa uma doença neurodegenerativa.

Um Déficit de Coordenação

Em resumo, isso "resulta em uma falta de precisão na coordenação dos movimentos voluntários. Não se trata de um defeito muscular, mas de uma afetação do sistema nervoso a nível do cerebelo."

As análises genéticas destacaram uma mutação no gene (ATG4D) nos cães da raça que foram estudados. Dos 1.300 testados, 11% eram portadores do gene.

Implicações Futuras

Esta descoberta permitirá testar cães para determinar se eles são portadores desse gene. Isso favorecerá a exclusão da reprodução de cães que possam transmiti-lo à sua descendência. E, portanto, eventualmente erradicar essa doença no rebanho.

Outros artigos sobre o tema Cachorro