Carne ou peixe: o que escolher para o seu cachorro?
Variedade na Alimentação Industrial
Frango, salmão, cordeiro, peru, pato... com arroz ou então legumes, cereais, etc.: a alimentação industrial oferece uma escolha variada. Mas o alimento que você escolher será do agrado do seu pet? Nem sempre. Pode ser uma questão de gosto. Afinal, cada um de nós tem preferências culinárias. Por que seria diferente com o cachorro? Há alimentos que não são adequados para todos. Determinada ração pode ser mal tolerada enquanto outra pode ser perfeitamente bem assimilada.
Adaptação ao Novo Alimento
No dia da aquisição do seu filhote, ele já estará habituado a um tipo de alimento. Depois cabe a você ver se isso se adequa ao seu companheiro. Se for uma ração de alta qualidade, você terá a possibilidade de transitar de um alimento junior para um adulto permanecendo na mesma marca. Se você mudar radicalmente de produto, faça-o de forma gradual para evitar distúrbios intestinais.
Considerações Especiais
Será também possível, dentro das gamas disponíveis atualmente, considerar a atividade do cachorro ou seu estado de saúde. O veterinário poderá ajudá-lo a escolher o alimento que mais convém. Não é somente uma questão de gosto. As rações de alta qualidade fornecem tudo o que o animal precisa sem a necessidade de recorrer a suplementos.
Elas são compostas de um ingrediente principal: frango, cordeiro ou salmão em geral, mas também pato, peru ou fígado, etc. Se a escolha pode ser guiada simplesmente por uma questão de preferência gustativa por parte do cachorro, ela também pode ser por uma questão de saúde, como é o caso, por exemplo, de cachorros que apresentam uma sensibilidade digestiva ou ainda patologias do tipo alergias. O alimento principal (e a composição geral) podem então oferecer outra fonte de proteínas. É o caso do peixe, por exemplo, que pode ser escolhido para cachorros sensíveis à carne vermelha ou branca.