site-logo

Como cortar as unhas do cachorro com segurança?

Como cortar as unhas do cachorro com segurança?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

Saber como cortar as unhas do seu cachorro é uma das habilidades essenciais para cuidar regularmente do seu companheiro. A tarefa não é muito difícil, mas requer paciência e algumas precauções. Este artigo explica como cortar, com segurança, as "unhas" do seu companheiro e quais são os passos a seguir.

Deve-se Cortar as Unhas do Cão?

Isso depende muito do nível de atividade do cão.

Se o seu cão caminha diariamente sobre superfícies duras (calçadas, etc.), suas unhas vão se desgastar naturalmente e ficar num comprimento adequado.

No entanto, um corte pode ser necessário: o desgaste natural das unhas nem sempre é suficiente para a sua boa manutenção.

Se o seu companheiro de quatro patas é sedentário, idoso, doente e/ou caminha pouco, ou principalmente sobre tapetes ou carpete, você precisará garantir que suas unhas não estejam muito longas. Uma inspeção regular é, portanto, essencial.

Assim como o cuidado dos olhos, dentes, ouvidos ou ainda a escovação, o corte das unhas faz parte da manutenção rotineira do cão.

Regularmente, é necessário inspecionar suas unhas para garantir:

  • Que não estão muito longas,
  • Que nenhuma está quebrada,
  • Que não há unha encravada.

Entre dois cortes, também é possível lixar as unhas do cão.

Como São as Unhas do Cão?

A unha do cão é a parte externa córnea da terceira falange. Ela se compõe, como as unhas nos humanos, de queratina e de uma parte, viva esta, que inclui um nervo e um vaso sanguíneo.

Nem todos os cães têm as mesmas unhas:

  • Em alguns, elas são todas pretas, o que torna o corte mais delicado já que não se distingue a parte viva.
  • Em outros cães, é fácil identificar a parte viva, que se apresenta sob a forma de um pequeno triângulo rosado.

Unhas muito longas podem ser fonte de desconforto para o animal, dor e dificuldade de locomoção com deformação das falanges.

Por outro lado, uma unha fendida e/ou quebrada pode representar um risco de infecção.

Vale notar que a queda das unhas não é normal e pode ser sinal de um problema de saúde devido a uma infecção, tumor ou doença autoimune. Nesse caso, deve-se consultar o veterinário.

A Que Idade Pode-se Cortar as Unhas de um Filhote?

Quanto mais cedo o filhote se acostumar com o corte das unhas, mais fácil será depois.

Não há segredo e, como para todas as coisas, isso requer a boa vontade do cão... que nem todos têm!

Portanto, deve-se começar o aprendizado desde muito jovem e de maneira gradual. Não é necessário querer cortar todas as unhas de uma vez. Isso não deve se tornar uma experiência ruim nem fazer com que ele associe o cortador de unhas a uma punição ou instrumento de tortura.

O filhote terá tempo para se acostumar, familiarizar-se com o cortador de unhas e a ser manipulado. Ainda muito pequeno, comece a tocar as pontas das patas, pressionando suavemente as falanges.

Quando o seu cão tolerar bem o corte de uma unha, você poderá então aumentar a duração da sessão e o número de unhas cortadas.

Onde Fazer o Corte das Unhas do Cão?

Se você tem dificuldades para cortar as unhas do seu cão, você pode recorrer a um tosador ou ao seu veterinário. Durante os lembretes de vacinas, este último geralmente inspeciona as unhas do animal para garantir que não estejam muito longas. Ele pode mostrar como proceder.

Imagem de cachorro

Na maioria das vezes, mesmo os cães mais difíceis se deixam fazer facilmente quando estão diante de um desconhecido. Até porque este mostra-se menos tolerante que o dono!

Como Saber se as Unhas do Cão Estão Muito Longas?

À simples vista, inspecionando as patas do seu companheiro, você pode julgar se as unhas estão muito longas ou não.

Além disso, confie no som: quando ele anda sobre algumas superfícies (azulejos, parquete, etc.), se você ouvir o "clic-clic", provavelmente as unhas precisam ser cortadas. Encurtá-las de 2 a 3 milímetros às vezes é suficiente.

Como Cortar as Unhas de um Cão com um Cortador de Unhas de Forma Segura e Sem Causar Dor?

Que Acessório Utilizar?

Melhor evitar o uso de tesouras ou cortadores de unha pessoais!

Opte por um cortador de unhas específico para cães. As lojas especializadas, e os websites de vendas oferecem muitos modelos de diferentes formatos, conforme o tamanho do seu cão e de suas unhas.

Algumas clínicas e consultórios veterinários também oferecem esse tipo de acessório.

Escolha um cortador de unhas de boa qualidade, pois é um acessório que você usará ao longo da vida do animal.

Identifique a Parte Escura Para Não Cortar Muito Curto

Se a unha for clara, você poderá distinguir a parte viva, de cor rosada. É ela que contém vasos sanguíneos e nervos, a parte mais sensível e que não deve ser cortada para evitar dor/sangramento.

Quando cortar, pare assim que você avistar um ponto preto ou, às vezes, branco no centro da unha. Proceda em cortes finos.

Não Esqueça dos Ergôs

Os cães possuem ergôs nas patas dianteiras. Mas raças como o Beauceron e o Berger de Brie (Briard) têm a particularidade de possuir ergôs nas patas traseiras. Isso não é nenhum defeito. O padrão da raça menciona isso, e esses cães devem tê-los para serem considerados de raça pura e inscritos no LOF (Livro das Origens Francês).

Os ergôs, como as outras unhas, devem ser cortados se necessário.

O Que Fazer em Caso de Sangramento?

Se você cortar muito longe, muito curto, isso causará dor intensa. É preciso ter cautela diante da reação do cão nesse caso.

Isso pode ser impressionante, pois o sangramento pode ser abundante. O que fazer para pará-lo? Tenha sempre disponível na caixa de primeiros socorros do seu animal de estimação permanganato de potássio, água oxigenada ou um produto coagulante especialmente desenvolvido que você encontrará no veterinário.

Tratando uma Unha Encravada

Diz-se que a unha está encravada quando ela se curva sobre si mesma. Ela então se crava no coxim, o que não é apenas muito doloroso para o cão, mas também apresenta o risco de infecção.

Não se deve esperar e consultar o veterinário, que tratará a ferida causada pela unha encravada após tê-la cortado com cuidado. Um tratamento antibiótico poderá ser prescrito e uma proteção (curativo) aplicada.

Como Cortar as Unhas de um Cão que Tem Medo?

O melhor é pedir a ajuda de uma terceira pessoa. Ela segura o cão enquanto você procede ao corte. Naturalmente, você deve se mostrar calmo e paciente. Não grite ou repreenda o cão. Pelo contrário, incentivos, felicitações e recompensas na forma de petiscos sem moderação!

Conclusão

O corte de unhas é um meio de manter o seu animal saudável e assegurar o seu bem-estar. Saber como cortar as unhas do seu cão permite realizar esta manutenção com segurança. Em caso de dúvida, o veterinário ou sua equipe poderão mostrar-lhe os gestos simples para um corte perfeito, que permanece essencial.

Outros artigos sobre o tema Cachorro