Como ensinar facilmente o comando "Fica" ao seu cachorro?
Ter a boa maestria sobre seu cachorro em todas as circunstâncias é muito útil. Por exemplo, para acalmar seu cachorro quando ele está muito excitado, ou para fazê-lo parar de latir. Mas também para evitar um acidente, caso ele queira atravessar a rua de repente. Aqui está como ensinar o comando "Pare" para o seu cachorro, esteja ele com ou sem coleira. Um comando que se obtém muito facilmente.
Por que ensinar o comando "Pare" ao seu cachorro?
Será útil ter que dizer "Pare" ao seu cachorro em várias ocasiões:
- Para que seu cachorro seja obediente e o escute, simplesmente.
- Você poderá evitar um acidente grave com consequências sérias ao impedir que ele atravesse uma rua ou estrada sem a sua permissão.
- Para acalmá-lo quando ele estiver muito agitado durante uma brincadeira.
- Para fazer com que ele pare de latir.
- Para ensiná-lo a não pular nas pessoas como forma de saudação.
- Impedir que ele persiga um gato ou outro animal...
Para conseguir que seu cachorro pare sob comando, basta fazê-lo entender que, ao parar sua ação, recebe uma recompensa em troca. É um pouco como o princípio do burro e da cenoura, na verdade!
Como ensinar facilmente o comando "Pare" ao seu cachorro?
Primeiramente:
- Comece as primeiras sessões em um local em que seu cachorro não será perturbado por estímulos externos.
- Limite-se a sessões curtas, terminando sempre com um sucesso. Aumente a duração das sessões gradualmente.
Você pode usar o brinquedo favorito dele nas primeiras sessões de aprendizagem deste comando.
- Segurando o brinquedo na mão enquanto seu cachorro o tem na boca, e antes que a excitação aumente, pronuncie firmemente o comando "Pare" ao seu cachorro.
- Não puxe o brinquedo, pois isso pode ser interpretado pelo cachorro como um convite para continuar a brincadeira, o que não o incentivaria a largar.
- Assim que o cachorro soltar o brinquedo, dê-lhe o comando para se sentar.
- Retome a brincadeira. Nesta fase, você pode usar um petisco se o cachorro não quiser largar o brinquedo.
O objetivo é que o cachorro entenda que "Pare" é uma forma de acalmá-lo, mas não significa necessariamente interromper a ação, que continua depois.
O comando "Pare" durante as caminhadas, com ou sem coleira
O comando "Pare" será útil durante as caminhadas, com ou sem coleira. Parar e pronunciar "Pare" para marcar paradas é a maneira de fazer com que ele assimile esse comando. Pode-se ensinar ao cachorro em um local seguro, sem coleira. Ou quando ele estiver na coleira, usando-a para dar um pequeno puxão ao mesmo tempo em que se diz "Pare".
Recompense seu cachorro cada vez que ele obedecer, com petiscos, carinhos e elogios.
Ensinar o "Pare" quando seu cachorro está longe de você
O próximo passo será fazer com que ele assimile este comando mesmo quando estiver solto e longe de você. Aqui também, o aprendizado acontecerá em um local seguro para o cachorro.
Nessa situação, é importante que o cachorro já tenha assimilado outro comando: "Fique", "Espere" ou "Sente". Ao se afastar dele e depois de chamá-lo, e quando ele correr em sua direção, pronuncie firmemente o comando "Pare" estendendo a mão em sua direção.
Não insista se o cachorro não entender de primeira. Talvez você tenha avançado muito rápido nas primeiras etapas do aprendizado do comando "Pare". Nesse caso, recomece lentamente e com calma desde o início. Uma vez que o cachorro assimile o comando "Pare" e pare sua ação, seu andar ao lado ou na coleira, você poderá voltar a este último exercício.