Como ensinar seu cachorro a fazer bonito?
Ensinar o comando "ficar bonito" é geralmente algo que o cachorro aprende com facilidade. Isso deve ser um jogo entre outros para ele e não um comando que se pede repetidamente. Aprenda como ensinar seu cão a fazer esse truque que sempre impressiona!
Todos os cães são capazes e aptos a fazer o bonito?
Essa é a pergunta que você deve se fazer antes de começar a ensinar esse comando. De fato, existem fatores a serem considerados antes de querer ensinar seu cão a fazer o bonito.
-
Seu cão é suficientemente musculoso? Pois essa postura exige que o cão consiga manter as costas retas, equilibrado sobre as patas traseiras.
-
O tamanho do seu cão é compatível com o aprendizado desse comando? Em um cão de grande porte, como por exemplo um Dogue Alemão, evitaríamos ensiná-lo a fazer o bonito.
-
Seu cão está saudável? Ele não deve sofrer de problemas musculares, de quadril ou de cotovelos.
-
Considere a personalidade do seu cão. Alguns cães aprendem mais rapidamente que outros.
Do que você precisa para ensinar seu cão a fazer o bonito?
De muito pouco! De guloseimas que servirão como isca para o aprendizado. De paciência e gentileza também de sua parte.
O exercício não deve durar muito para não saturar o cão. Você deve respeitar as diferentes etapas, sem pular nenhuma.
Você também deve sempre terminar com um sucesso e não com um fracasso. Faça uma pausa se você notar que seu cão está tendo dificuldades para seguir.
Quais são as etapas a seguir para ensinar seu cão a fazer o bonito?
Etapa 1:
Seu cão deve ter assimilado bem o comando "senta" antes de aprender a fazer o bonito.
Etapa 2:
Pegue uma guloseima na mão, naquela que chamaremos de "mão guia". Coloque-a suavemente acima da cabeça do seu cão até que ele comece a se erguer, levantando as duas patas da frente. Seu cão deve, nessa etapa, permanecer bem sentado e não se levantar sobre as patas traseiras.
Encoraje e elogie verbalmente seu cão. Pode ser com um "fica bonito", "bonito", "linda"... o que importa é que seja sempre o mesmo comando. Em seguida, dê-lhe sua recompensa. Repita essa etapa várias vezes desde que seu cão não sature.
Etapa 3:
Troque a guloseima de mão. Com sua mão guia, que agora não segura a guloseima, proceda como na etapa anterior e recompense seu cão assim que ele executar.
Etapa 4:
O objetivo é conseguir que o cão execute o comando sem nenhum gesto de sua parte, apenas com o comando verbal escolhido.