Como escolher um dispensador de ração para cães?
A escolha de acessórios para nossos animais de estimação pode ser uma tarefa difícil. Se você tem um cachorro, talvez queira optar por um distribuidor de ração. Mas qual deles você deve escolher? Há cada vez mais modelos para escolher, desde os mais simples até os mais sofisticados. Nós o ajudaremos a escolher o melhor dispensador de raçãopara o seu cão!
Por que escolher um dispensador de ração?
Como qualquer outro acessório para cães, a escolha de um dispensador de ração para cães depende das características de seu animal de estimação e de seu estilo de vida. Dependendo do tamanho do seu animal de estimação, do comportamento dele e de quando você estiver fora, você não escolherá o mesmo tipo de dispensador. Diferentemente de uma simples tigela para cães, um dispensador de ração permite que você :
- deixar mais comida disponível para seu cão
- alimentar seu cão mesmo quando você não estiver presente
- quando for programável, manter um horário fixo de alimentação mesmo quando você não estiver presente.
Há vários motivos pelos quais você pode não estar sempre presente quando seu cão é alimentado. Seu horário de trabalho, uma viagem de negócios, passeios com seus filhos ou amigos são apenas alguns exemplos. Todas essas são situações em que um dispensador de ração será muito útil! Você não precisará deixar várias tigelas cheias. O dispensador também compensará qualquer alimento esquecido ou ausência inesperada.
Todos os cães podem ter um dispensador de ração?
Os dispensadores são ideais para cães de pequeno e médio porte, para uso diário ou ocasional. No entanto, eles nem sempre são adequados para cães grandes. Para cães grandes, recomenda-se o uso de tigelas elevadas adaptadas ao seu tamanho para que eles não precisem se abaixar muito para comer. Isso ajudará na digestão. Para um cão de grande porte, o dispensador deve ser usado apenas ocasionalmente. Você também pode colocá-lo em uma superfície estável e elevada para o conforto do cão.
Os diferentes tipos de comedouro
O dispensador simples
Esse é o modelo mais comum. Geralmente feito de plástico, ele consiste em :
- um reservatório de capacidade variável, transparente para que você possa ver se precisa reabastecê-lo a qualquer momento
- uma tigela para armazenar o kibble do tanque
- almofadas ou pés antiderrapantes para manter o dispensador estável e evitar que os kibbles sejam derramados. O conteúdo do reservatório é despejado na tigela à medida que o cão come.
O dispensador automático
O distribuidor automático programável é muito prático para manter os hábitos alimentares de seu cão. Você programa os horários em que as refeições devem ser distribuídas. Isso significa que você não precisa deixar ração para o seu cão o dia todo. Esse sistema é ideal para cães gulosos que tendem a comer mais do que a ração recomendada e, em geral, para todos os cães. De fato, é sempre aconselhável dar aos cães adultos duas refeições por dia, com a quantidade de alimento correspondente às suas características específicas (raça, tamanho, peso, etc.).
Alguns modelos contêm vários compartimentos. Você coloca a quantidade certa de ração para uma refeição em cada compartimento. O compartimento se abre no horário programado. Esse é o único tipo de dispensador que pode conter alimentos úmidos(ração para cães). Como o recipiente permanece fechado até o momento da alimentação,a comida do seu cão não estragará. Outros modelos contêm apenas um compartimento, no qual a quantidade de ração que você programou será distribuída no momento certo. Deseja saber mais? Descubra a quantidade de ração para alimentar seu cão.
O dispensador de brinquedos
O dispensador de brinquedos não tem exatamente a mesma função que os dois anteriores. Ele é útil para proporcionar ao seu cão um pouco de atividade física. Ao rolar ou mover o brinquedo, ele liberará alguns croquetes. Você colocará apenas uma pequena dose de ração dentro dele, que também será removida da ração diária do cão na tigela.
Uso de um dispensador de ração
Para um modelo simples, o procedimento é direto. Encha o reservatório, geralmente a partir do topo, com a quantidade de ração que você deseja alimentar o cão até o seu retorno. Para um modelo automático com um único recipiente, coloque novamente a quantidade desejada de ração no reservatório. Seguindo as instruções do dispositivo, programe :
- o número de refeições
- os horários de alimentação
- a dose de ração a ser dada em cada refeição
Para um modelo com vários recipientes pequenos e fechados, coloque a quantidade de alimento correspondente a uma refeição em cada recipiente. Se tiver adotado a bi-nutrição para seu cão (uma combinação de alimentos secos e úmidos), alterne entre ração e kibbles em cada recipiente (não misture os dois tipos de alimentos). Deseja saber mais? Leia nosso artigo sobre bi-nutrição.
Quanto ao dispensador de brinquedos, encha-o com parte de sua ração diária de ração e dê ao seu cão antes de sair. Dica Jardiland: para um cão sem problemas de peso, você pode usar o brinquedo com alguns petiscos em vez de ração.
Qual dispensador de ração para cães devo escolher?
Critérios gerais
A escolha do dispensador de ração certo para cães depende de vários fatores. Em primeiro lugar, escolha um modelo que possa ser limpo facilmente, com um reservatório e um recipiente removíveis. Em segundo lugar, o tamanho do reservatório e da tigela deve corresponder ao tamanho de seu cão. Um reservatório muito pequeno precisará ser reabastecido com frequência, o que não será muito útil se você quiser evitar ter de reabastecê-lo com frequência. E uma tigela muito pequena não será adequada para um cão de porte médio ou grande. Teste também a estabilidade do dispensador, pois alguns cães tendem a mover o recipiente que contém os croquetes quando comem.
Qual dispensador é adequado para um cão que gosta de doces?
Se o seu animal de estimação tem a tendência de querer comer mais do que a ração recomendada, você deve escolher um dispensador automático de ração para cães. Dessa forma, ele só terá acesso à quantidade certa de ração em cada refeição. Não compre um dispensador simples. Se você deixar ração para seu cão o dia todo, ele vai querer comer tudo... Ou encha-o com apenas uma refeição, caso em que uma tigela também servirá.
Qual comedouro para um cão com sobrepeso?
Você pode escolher entre dois tipos de dispensador de ração para cães com sobrepeso. O primeiro é o dispensador automático de ração para cães, para que você possa medir a quantidade certa de ração para dar ao seu cão todos os dias. O segundo é o brinquedo dispensador de ração. Seu cão terá de movimentar o brinquedo e, portanto, movimentar-se para ter acesso ao croquete. Naturalmente, esses croquetes não serão adicionais à dose que você coloca na tigela dele. Você pegará parte dessa dose de ração e a colocará no brinquedo.
Nem sempre estou presente na hora das refeições
Antes de tudo, você deve saber que seu cão precisa da presença humana todos os dias, tanto para seu bem-estar moral quanto para sair. Quer você more em um apartamento ou em uma casa, um cão precisa sair pelo menos duas vezes por dia. Se você não puder estar presente na hora das refeições, certifique-se de que poderá estar presente nos passeios diários dele ou que outra pessoa estará.
A escolha de um dispensador de ração para cães para administrar suas ausências depende das características de seu pequeno (ou grande) companheiro. Se ele não for um glutão e tiver um apetite normal, um dispensador simples será suficiente. Se, por outro lado, ele for mais guloso, você precisará de um dispensador automático que forneça a quantidade certa de ração.
Vou viajar no fim de semana
Mais uma vez, certifique-se de que alguém de sua confiança (um parente ou uma babá de cães) vá até sua casa pelo menos duas vezes por dia para levar seu cão para passear. Essa pessoa aproveitará a oportunidade para verificar se o seu cão está se alimentando adequadamente e reabastecerá o dispensador, se necessário. Dica Jardiland: se você for ficar fora por mais de um dia, é melhor que alguém que seu cão conheça more com você enquanto estiver fora. Dessa forma, seu cão não ficará entediado e não sofrerá tanto com sua ausência! Mesmo que ele tenha acesso a um jardim para fazer suas necessidades, não deixe seu cão sozinho por muito tempo!
Nessa situação, escolha um dispensador simples se o seu cão não for um glutão. Você pode enchê-lo para duas refeições, por exemplo, e a pessoa que vier ver seu cão poderá reabastecê-lo. Um dispensador automático também é uma boa opção, pois, dependendo da capacidade do(s) recipiente(s), a pessoa não precisará necessariamente reabastecê-lo.