Como limpar e tratar corretamente uma ferida em um cão?
Se for realmente superficial, você mesmo pode limpar uma ferida no seu cão. Em caso de dúvidas (cicatrização ruim, infecção, mudança no comportamento do seu amigo...), não hesite em visitar o seu veterinário. Se você tiver um seguro saúde para animais, ele cobrirá os custos.
Uma pequena ferida pode acontecer a qualquer momento! Os cães às vezes são um pouco impulsivos e nem sempre estão conscientes dos perigos da vida cotidiana: cortes, mordidas, etc.
Diante de uma pequena ferida, desde que seja realmente superficial - e somente nesse caso! - ou seja, não muito extensa e não muito profunda (não exigindo pontos), sem sangramento abundante, você pode limpar e tratar a ferida do seu cão você mesmo.
Limpar uma Ferida e Cuidar do Seu Cão: Siga Passo a Passo
- Primeiramente, mantenha a calma para não estressar seu cão. Tranquilize-o e observe suas reações. Mesmo que ele seja muito amigável normalmente, a dor e a ansiedade podem fazê-lo reagir de maneira mais ou menos violenta. O uso de uma focinheira pode ser necessário.
-
Limpe a ferida primeiro cortando os pelos ao redor dela. Depois, use soro fisiológico ou água e sabão com compressas.
-
Desinfete a ferida em seguida com Betadina ou Hexomedine (também trocando as compressas) de maneira concêntrica. Isso ajuda a limitar a contaminação microbiana. Não use álcool, que pode "arder" e ser muito desagradável para o seu cão.
-
Uma vez que a ferida esteja bem desinfetada, você pode aplicar um curativo; ele será mantido no lugar com uma bandagem dependendo da localização da ferida. O ideal é que seja arejado.
-
O curativo deve ser trocado regularmente, o que permite verificar a evolução da ferida e garantir que não há infecção e que está cicatrizando bem.
-
Faça com que seu cão não tente remover o curativo e que este permaneça seco. O que nem sempre é fácil!