site-logo

Como passear na floresta com seu cão sem riscos?

Como passear na floresta com seu cão sem riscos?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

As férias acabaram e a rotina tomou conta de novo! Mas quem não tem, perto de casa, uma floresta ou bosques onde possa passear com seu cão e que isso seja permitido? Um ótimo momento para compartilhar com seu companheiro. Claro, tomando algumas precauções simples!

Para ter o melhor passeio possível, é recomendável obter algumas informações sobre as áreas permitidas, possíveis cruzamentos que você encontrará, pontos de água, habitantes locais, datas em que você pode soltar seu cão sem correr o risco de receber uma multa, dias de caça para evitar um acidente... com uma arma de fogo! Enfim, algumas informações úteis.

Na maioria das vezes, você chegará à floresta de carro. "Mesmo que um estacionamento desse tipo seja menos perigoso que uma área de serviço de autoestrada, é melhor que seu cão saiba descer por comando", indica Antonio Ruiz, educador canino.

O Comando de Chamada do Cão: um Comando Essencial

Para ensiná-lo isso, uma vez no porta-malas ou nos assentos traseiros, abra a porta levemente; não lhe dê espaço para sair e esteja atento para que ele também não tente forçar a passagem.

Diga-lhe "Espera", por exemplo, ou qualquer outro comando que lhe convier.

Abra um pouco mais... se ele não se mover, elogie-o. Cuidado para que ele não interprete isso como uma permissão para sair! E recompense-o com uma guloseima.

Feche a porta ou o porta-malas completamente e repita. Gradualmente, você poderá abrir cada vez mais sem que ele tente sair. Exceto quando você der o comando.

Subir ou voltar para o carro após o passeio segue as mesmas regras, para ter tempo de pegar uma toalha para secá-lo ou de colocar novamente o cobertor sobre os assentos para evitar que ele espalhe tudo o que trouxe em seus pelos nos seus assentos!

Na floresta, como na praia ou no campo, o comando de chamada é uma constante da obediência. Na floresta ainda mais, já que você pode perder... de vista o seu cão favorito.

Imagem de cachorro

Brincar de Esconde-Esconde com seu Cão: Ele Adora!

É difícil trabalhar um cão na guia na floresta. De fato, ele poderia ficar preso se sua guia se enroscasse um pouco ao redor de uma árvore.

No entanto, a floresta oferece mil possibilidades de se esconder quando seu cão se afasta um pouco mais do que você gostaria.

Deixe-o ir, esconda-se, chame-o e não se mova: você tem todas as chances de vê-lo lançar-se à sua procura e passar como um foguete diante do seu esconderijo, deixe-o continuar por alguns (dezenas de) metros e chame-o novamente.

Depois de dar meia-volta nos calcanhares, ele passará novamente pelo seu esconderijo e assim por diante até que ele o encontre e faça uma festa incrível!

Do seu lado, você também mostra o quanto está feliz em vê-lo. Implicitamente também: "Preste atenção em mim ou você pode me perder... e não apenas de vista!"

Ensinar o Refuso de Isca

Outro exercício que pode ser útil durante um passeio é o refuso de isca. Você ficará surpreso, se não é um habituado à natureza, com o que pode encontrar comestível ou não e que atrai muito os cães: cogumelos, carcaças de animais, (às vezes "armadilhas" deixadas por caçadores furtivos ou outros), fezes de todo tipo de animais, mas também, infelizmente, papéis gordurosos e variados... enfim, qualquer coisa para deixar o seu cão doente. Fora da sua vista, ele sempre poderá ingerir algo. Mas pelo menos na sua presença, um simples "Deixa" ou "Não toque" será suficiente para evitar uma ingestão indesejável. Claro, você terá treinado esse exercício bem antes de vir para a floresta.

Ao retornar do passeio, lembre-se de inspecionar bem o seu cão, da cabeça à cauda. É necessário eliminar a presença de carrapatos, entre outros. Um tratamento regular contra esse indesejável, como também pulgas e outros parasitas, pode ser financiado com o pacote de prevenção do seguro saúde para cães. Pense nisso!

Outros artigos sobre o tema Cachorro