site-logo

Como saber se meu cachorro está com dor de dente?

Como saber se meu cachorro está com dor de dente?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

Se o comportamento do seu cão muda (gemidos, perda de apetite, olhar triste...), certamente significa que ele está com dor em algum lugar. Você já verificou os dentes dele? O cão não pode nos dizer onde dói, então é responsabilidade do dono cuidar da saúde de seu animal. Problemas dentários no cão podem levar a graves consequências para sua saúde. Como saber se o seu cão está com dor de dente? Existem vários sintomas que você precisa conhecer e que devem lhe alertar.

O cão pode ter dor de dente?

A resposta é sim! A dentição do cão é bastante semelhante à nossa. Assim como nós, ele pode ter acúmulo de tártaro (até porque o cão não consegue escovar os dentes), inflamação nas gengivas, abcessos dentários, que causam dor.

Observe bem o seu cão: alguns sinais mostrarão que ele está com dor de dente, como mau hálito, sangramento das gengivas, dificuldades para mastigar...

Alguns cães frequentemente levam a pata à boca, isso também é um sinal a reconhecer que indica que seu animal está com dor de dente.

No caso de filhotes, a perda dos dentes de leite e a chegada dos dentes definitivos também pode ser fonte de dor. É por isso que o filhote precisa mastigar muito, para ajudar a gengiva a perfurar.

Problemas Dentais Comuns em Cães

80% dos cães desenvolvem problemas bucais a partir dos 3 anos de idade, devido à acumulação de bactérias.

Os problemas dentais mais frequentes que você pode encontrar em seu animal são:

  • Cáries: são raras em cães, mas causam complicações reais. Elas se instalam entre a raiz e a coroa do dente e causam pulpites e destruição da coroa. O cão sofre e para de comer. Portanto, é necessário remover o dente cariado.
  • Placa bacteriana e tártaro: causados pelas bactérias presentes na boca de seu cão que provocam a formação de placa bacteriana e o aparecimento do tártaro. O acúmulo de tártaro, por sua vez, leva à inflamação das gengivas, a gingivite.
  • Abscesso dentário: é uma infecção do osso alveolar. O abscesso se manifesta com o surgimento de uma bolha dolorosa para o cão. Um tratamento com antibióticos às vezes é suficiente, senão é necessário extrair o dente.
  • Piorreia: é causada pelo tártaro ou por ossos presos entre os dentes. O cão tem muito mau hálito. O tratamento é à base de antibióticos.
  • Doença periodontal: é uma inflamação muito importante das gengivas que provoca o desaparecimento do osso e a perda dos dentes do cão. É muito grave, pois as bactérias passam para o sangue e infectam o fígado, coração, pulmão... Requer tratamento com antibióticos, descalcificação e extração dos dentes afetados.
Imagem de cachorro

Consequências de Não Tratar a Dor de Dente

Ignorar o cuidado com os problemas dentais pode ter consequências muito graves para a saúde do seu cão.

Ele pode desenvolver problemas como mau hálito ou gengivas inflamadas que podem levar à perda dos dentes. Dentes gravemente doentes e não tratados podem causar inflamação dos órgãos vitais do seu cão, o que pode levar à morte do animal.

Como Evitar Problemas Dentais no Meu Cão?

Alguns gestos simples podem ajudar a prevenir problemas dentais em seu cão:

  • Escovação dos dentes com pasta de dente específica para cães, duas vezes por semana
  • Preferir uma alimentação seca em vez de úmida
  • Utilizar petiscos mastigáveis ​​que ajudam na limpeza dos dentes
  • Realizar a limpeza dos dentes do seu cão no veterinário
  • Controlar regularmente o surgimento de tártaro ou placa bacteriana na boca do seu cão

Consulta ao Veterinário

Nada substitui a opinião do profissional de saúde canina. Portanto, ao menor sinal de dúvida, não hesite em consultá-lo. Ele será capaz de dizer se o seu companheiro está saudável.

Ele pode prescrever antibióticos, se necessário, e indicar se uma limpeza dos dentes é necessária. Consultar um veterinário pelo menos uma vez ao ano, apenas para verificar se tudo está bem com o seu cão, é indispensável.

Seu veterinário poderá fornecer uma opinião profissional sobre o estado dos dentes do seu cão.

Outros artigos sobre o tema Cachorro