site-logo

Escolher um cachorro: macho ou fêmea, quais as diferenças?

Escolher um cachorro: macho ou fêmea, quais as diferenças?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

Você decidiu comprar ou adotar um cão. Macho ou fêmea? Seu coração está indeciso. Ou então, dentro de casa, nem todo mundo compartilha da mesma opinião sobre o assunto. Quais diferenças existem entre os dois sexos? Os prós, os contras, as vantagens, os inconvenientes...

Macho e Fêmea: Uma Questão de Físico

A primeira das diferenças entre o cão macho e a fêmea é puramente física. Em algumas raças, os caracteres sexuais são bem marcados e pode-se diferenciar facilmente o macho da fêmea.

Contudo, às vezes nota-se também uma tendência de feminilização dos machos e vice-versa no tipo, ou seja, nas expressões.

A fêmea é em regra geral mais fina que o macho. Menos pesada, é por isso mais maleável.

Isso é importante especialmente em cães de raça média a grande. Se você é frágil, terá menos dificuldade em carregar ou segurar na coleira uma fêmea que tem tendência a puxar do que um macho.

Cão Macho e Fêmea: Diferenças Fisiológicas Significativas

Um cão ou uma cadela não precisa absolutamente de ter pelo menos uma vez filhotes em sua vida.

A esterilização e a castração (usa-se o termo "esterilização" para ambos os sexos) só trazem vantagens. Se seu cão ou sua cadela não é destinado à reprodução, essa é uma intervenção a ser considerada rapidamente.

A esterilização precoce evita que sua cadela ou seu cão desenvolva doenças graves: infecções uterinas, tumores mamários, gestações psicológicas, tumor dos testículos, da próstata, problemas articulares em algumas raças...

A esterilização é também um "conforto de vida" tanto para o animal quanto para seu dono. Isso diminui os riscos de fugas, brigas, uivos, cio no cão. Um macho é capaz de detectar uma fêmea no cio a vários quilômetros de distância!

Imagem de cachorro

A esterilização acaba com os períodos de cio na cadela (2 vezes por ano), os quais ocasionam, entre outras coisas, perdas de sangue na casa.

A que idade considerar a esterilização ou castração? Aos 5 meses, o filhote vai se aproximar da puberdade. Isso é uma média, pois tudo depende da raça. No macho, isso corresponde ao período em que ele pode acasalar com uma fêmea. Na fêmea, isso se manifesta com suas primeiras cios. Então, é possível considerar a esterilização ou castração.

Educação e Caráter: Quais Diferenças

Machos e fêmeas são educados da mesma maneira. Não é porque as fêmeas podem ser mais calmas, até mesmo mais receptivas que os machos, que elas devem receber um tratamento especial.

Percebe-se que as fêmeas geralmente são mais demonstrativas, mais dóceis. Os machos, por sua vez, mostram-se menos tolerantes para com seus congêneres do mesmo sexo que as fêmeas entre si.

É importante considerar que cada cão tem seu caráter e que é impossível generalizar. Pode-se dizer que machos e fêmeas são assim ou assado, mas todos conhecemos, pelo menos existem muitas, exceções ao que se queria que fosse uma regra.

Cadelas Muito Boas Guardiãs

Do ponto de vista do caráter, não pense que uma fêmea seja especialmente mais tolerante. Talvez mais doces, mais pacientes também, as fêmeas não deixam de ser boas guardiãs entre as raças conhecidas por apresentarem essas habilidades. E você poderá contar com elas para vigiar e avisar sobre a presença de um intruso ou de um evento anormal.

Macho ou Fêmea: E se Você Deixasse Falar Seu Coração?

Se você visitar um ou mais criadouros (ou abrigos em vista de uma adoção), deixe falar seu coração. Machos e fêmeas são igualmente adoráveis, e você poderá até mesmo inicialmente se apaixonar por um filhote que não é do sexo que você considerava!

Se você for a um abrigo, o olhar implorante ou a alegria de ver humanos que os cães para adoção expressarão talvez também o façam esquecer seu sexo.

Outros artigos sobre o tema Cachorro