site-logo

Ferida Exsudativa: O que é um Hot Spot em cães?

Ferida Exsudativa: O que é um Hot Spot em cães?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

Você percebe uma lesão de forma redonda na pele do seu companheiro; ela é vermelha, quente, exsuda e emite um mau odor... Isso pode ser uma dermatite piotraumática. É assim que também se chama um Hot Spot, uma lesão que pode surgir de forma abrupta sem causa ou devido a uma automutilação que o cão se inflige ao se coçar após ter sido picado por pulgas, um carrapato, fazer uma alergia ou desenvolver, entre outros, uma otite. É necessário consultar rapidamente para tratar um Hot Spot, pois essa inflamação é dolorosa para o seu cão e deve ser tratada para evitar sua propagação e/ou agravamento.

Um Hot Spot também é chamado de dermatite piotraumática. Isso pode parecer um termo mais claro para definir essa lesão vermelha que às vezes aparece de maneira abrupta (em algumas horas) e que você pode rapidamente observar no seu cão. Pode ser superficial – mas precisa ser tratado rapidamente – ou mais pronunciado, profundo.

Hot Spot: Uma Lesão Vermelha, Exsudativa e de Odor Nauseabundo

De fato, o hot spot é característico. A lesão geralmente tem uma forma bastante arredondada e nota-se uma alopecia. Além disso, a lesão é vermelha, quente, exsuda pus e emite um odor nauseabundo.

De Onde Vem o Hot Spot no Cão?

Às vezes, não há uma causa específica e tal lesão pode aparecer abruptamente, em algumas horas. Mas, na maioria das vezes, um Hot Spot é devido à automutilação que o cão se inflige devido ao excesso de coçar. O cão coça, lambe, morde…

Imagem de cachorro

As causas são muitas. O cão coça porque pode sofrer de uma alergia devido a picadas de pulgas ou ácaros. Mas isso também pode resultar de uma picada de carrapato ou de uma otite externa se isso ocorrer na orelha, de uma hipersensibilidade alimentar... Pois um Hot Spot não aparece sempre no mesmo lugar… os membros traseiros, coxas, base da cauda também são locais no corpo do cão onde um Hot Spot pode surgir.

Como Tratar um Hot Spot em Cães?

É necessário consultar o veterinário sem demora. Para aliviar o cão das dores e do desconforto que ele sente, mas também para evitar que essa inflamação se agrave ou se propague.

Antes de levar o cão ao veterinário, pode-se cortar delicadamente os pelos ao redor da ferida com cuidado para não ferir o cão.

O tratamento, dependendo da extensão do Hot Spot, pode ser local. Mas, dependendo da gravidade, um tratamento medicamentoso será prescrito (anti-inflamatórios com ou sem antibióticos). O seguro de saúde do cão cobre as despesas veterinárias resultantes da consulta e tratamento. Às vezes, o cão deverá ser levemente sedado para que o veterinário possa limpar a pele e aplicar um tratamento local sem que o cão sofra. Uma coleira elizabetana às vezes é necessária para que o cão não tente lamber a lesão.

Como Proteger Seu Cão Contra os Hot Spot?

Para evitar essa lesão, um tratamento preventivo regular contra parasitas externos (pulgas, carrapatos) seguindo as recomendações do seu veterinário é necessário. Assim como qualquer outro produto de cuidado ou manutenção, a compra daquele contra pulgas, carrapatos, etc. pode ser financiada com a ajuda de um pacote de prevenção.

Outros artigos sobre o tema Cachorro