"Fica": como ensinar este comando ao seu cão?
Depois de aprender os comandos "senta" e "deita", você pode passar para a próxima etapa: ensinar um novo comando ao seu cão: o "fica" ou "não se mexa". Este não é o aprendizado mais fácil e exigirá paciência, além de só avançar para esta nova etapa uma vez que os dois primeiros comandos estejam bem assimilados. E não peça demais ao seu cão. Apenas quando for necessário.
O comando "fica" (ou "não se mexa") é prático no dia a dia. Mas não deve ser abusado e utilizado indiscriminadamente. Apenas em circunstâncias específicas, quando necessário.
Alguns treinadores consideram este comando inútil uma vez que o seu cão entende o comando "senta".
No entanto, uma vez nessa posição, nada garante que o seu cão não será tentado a segui-lo se você se afastar – especialmente porque ele é 'apegado' a você -, de ir ao encontro de uma pessoa ou de outro cão que ele veja, etc.
Portanto, pode ser necessário ensiná-lo ao seu cão. Este não é o comando mais fácil, é melhor dizer desde já. Provavelmente você terá que dedicar algum tempo a isso. Tudo depende do seu cão, pois cada um reage de maneira diferente. Seja paciente e calmo...
Sempre a Mesma Palavra ou o Mesmo Gesto
Escolha a formulação que melhor lhe convém: "fica" ou "não se mexa". Isso não importa muito. Mas, assim como o gesto (mão estendida com a palma aberta, por exemplo) que pode acompanhar ou substituir a palavra, você deve se ater a ele. Caso contrário, entenda que seu cão pode ter dificuldade em entender você. Mesmo que se obtenham façanhas com o seu companheiro, ele não é uma máquina!
Não Abusar do Comando "Fica" ou "Não se Mexa"
É por isso que você também não deve abusar dele. Use o comando "fica" ou "não se mexa" apenas quando necessário: quando o seu cão precisa esperar por você enquanto você faz uma corrida rápida em uma loja, no restaurante se você se move para ir ao banheiro ou pagar a conta, quando você está na mesa em casa com amigos... para citar apenas alguns exemplos.
Onde Ensinar o Comando "Fica" ou "Não se Mexa" ao Seu Cão?
O ideal é, claro, ensinar este comando ao ar livre. No entanto, por segurança, a menos que você tenha um local fechado sem estímulos externos, você pode começar o aprendizado em casa ou no seu apartamento.
As Duas Dificuldades do Aprendizado
O aprendizado do comando "fica" ou "não se mexa" envolve duas dificuldades para o seu cão das quais você deve estar ciente e que, afinal, fazem todo o sentido: a distância que vai separá-lo do seu animal, até mesmo a sua ausência total uma vez que esse é o "ápice" para ensiná-lo, e o tempo que vai durar.
Portanto, logicamente, a distância e o tempo serão curtos no início e aumentarão progressivamente. Faça disso um jogo, lembre-se de não se obstinar e prefira adiar para o dia seguinte em caso de dificuldades do seu cão em obedecer, e procure terminar com um sucesso, nunca um fracasso. Finalmente, recompensas com petiscos, elogios, carinhos são essenciais. Você verá como seu cão ficará feliz em vê-lo satisfeito!
3 Etapas para Conseguir o Comando "Fica" ou "Não se Mexa" do Seu Cão
Tudo vai depender do seu cão para o uso ou não da coleira. Isso é para você julgar, mas o uso da coleira para controlar bem o seu cão é muitas vezes necessário. O princípio do aprendizado deste comando é feito em 3 etapas:
- Comece pelo "deita" ou "senta" (portanto, pede-se este último em segundo lugar), comece a pronunciar o "fica" ou "não se mexa", faça um sinal com a mão e recompense o cão.
- Repita, desta vez dando um passo para trás, como se começasse a se afastar. Volte para ele e pronuncie o comando e o recompense. Repita esta etapa cerca de dez vezes.
- De um passo para trás, você passará então para dois e assim por diante. Se o seu cão conseguir não se mexer à medida que você se distancia, isso já é um grande sucesso!
Vire as Costas e Depois Desapareça Gradualmente
Uma vez isso bem assimilado, é preciso ensinar ao seu cão a ficar parado sem se mexer enquanto você não está ao alcance da visão dele. O desafio!
Você procede da mesma maneira que antes, enquanto o seu cão ficava sem se mexer com dois passos para trás, exceto que você vai virar as costas. Atenção: seu cão pode querer se juntar a você... isso é uma dificuldade adicional e aqui também sua paciência e o fato de não saturar o cão terão toda a importância.
Mudar de Quarto e Depois Ir para o Exterior
Se você está treinando em casa ou no seu apartamento, você deve ser capaz de mudar de quarto sem que o seu cão se mova. Muito rapidamente, no início, você volta e o felicita. Então, você se ausentará cada vez mais.
Atenção: não use o comando "fica" ou "não se mexa" quando você sair de casa e deixar seu cão sozinho! O risco seria desenvolver nele uma ansiedade de separação.
Apenas quando isso for assimilado é que você poderá praticar ao ar livre sem e depois com estímulos. Como pedir a um amigo para "interpretar" o transeunte. E então na presença de outros cães.
Os locais, cada vez mais movimentados, seguirão a progressão "lenta" necessária.
Libere Seu Cão Assim Que Possível
Pense no bem-estar do seu cão que lhe obedece e libere-o assim que possível com o comando "vem", "ok"... entre outros e por exemplo. E então recompense-o. Carinho e elogios mais do que um petisco, pois nem sempre temos um à mão. É por isso que durante o treinamento você não deve torná-lo uma constante.
Em caso de dificuldade, você pode pedir ajuda a um treinador de cães.