site-logo

Meu cachorro engoliu um objeto estranho: o que fazer?

Meu cachorro engoliu um objeto estranho: o que fazer?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

O risco é de engolir um corpo estranho. O que fazer, caso você pegue seu cão no ato, se ele engolir um objeto estranho?

Os cães são frequentemente curiosos por natureza

Isso não é específico para filhotes. Qualquer cão, em qualquer idade, pode ser curioso e brincalhão com um objeto. Pode ser um de seus brinquedos, mas também tudo o que está "solto" e ao seu alcance dentro de casa.

Mesmo os brinquedos ou objetos estranhos mais resistentes acabam cedendo sob a força da mordida dos cães mais "persistentes". Porque, na maioria das vezes, quando um cão pega um objeto ou um de seus brinquedos favoritos, ele não o solta!

O que o cão pode engolir como objetos estranhos?

A lista é longa. As clínicas veterinárias já viram... de tudo um pouco! Entre os relatados por veterinários, encontramos e esta lista está longe de ser exaustiva:

  • Meias,
  • Roupas íntimas,
  • Lâminas de barbear descartáveis,
  • Protetores de ouvido,
  • Absorventes higiênicos,
  • Chupetas para crianças,
  • Elásticos,
  • Cordões de fechamento de saco de lixo,
  • Pedras,
  • Bolas de tênis…

O perigo quando o cão pega um objeto estranho é que, ao roê-lo ou mastigá-lo, ele ingira pedaços. E só se pega o ato para adotar o procedimento correto neste caso.

Quais riscos quando o cão engole um objeto estranho?

Depende, é claro, do tamanho do corpo estranho ingerido, mas também de onde ele pode ficar preso. Um objeto estranho preso no estômago, por exemplo, pode permanecer lá por vários meses.

Um objeto estranho pode bloquear o trânsito intestinal formando um tampão ou até perfurar a parede intestinal.

Quais são os sintomas de um cão que engoliu um corpo estranho?

Os sintomas que podem indicar que o cão engoliu um objeto estranho são muitos mas não são específicos a este tipo de acidente:

  • Falta de apetite,
  • Vômitos e/ou diarreia,
  • Aumento do consumo de água,
  • Desidratação,
  • Dor abdominal
  • Piora do estado geral...

O que fazer se meu cão engoliu um objeto estranho?

Se você pegou seu cão no ato, consulte imediatamente o seu veterinário. Como em caso de intoxicação, não tente fazer o seu cão vomitar por conta própria.

O diagnóstico do veterinário também se baseia em parte no seu depoimento, seja o mais preciso possível se você testemunhou a cena ou se mais tarde encontrou um objeto estranho mastigado.

Vários exames podem ser necessários para diagnosticar. Assim como doenças e outros tipos de acidente, o seguro saúde para cães cobre as despesas da consulta, exames, tratamentos e, se necessário, cirurgia e hospitalização. Esse tipo de acidente pode ter um custo elevado.

Imagem de cachorro

Apenas no caso de você ter certeza de que seu cão ingeriu apenas um pedacinho pequeno de um objeto estranho, seu veterinário poderá aconselhá-lo a adicionar vegetais fibrosos à sua dieta, como aspargos, por exemplo.

Quais exames são realizados quando o cão engole um objeto estranho?

O veterinário começará com a palpação. O diagnóstico pode exigir exames como:

  • Ultrassonografia,
  • Radiografia com contraste,
  • Tomografia computadorizada.

Quais tratamentos para o cão que engoliu um objeto estranho?

Os veterinários têm produtos que permitem e avaliarão a utilidade ou não de induzir o vômito, dependendo do tamanho do objeto ingerido. Induzir o vômito pode ser útil se a consulta for imediata para que o objeto incriminado não penetre mais no intestino.

A reidratação do cão por via intravenosa será necessária, dependendo da extensão dos vômitos.

Se o objeto não puder ser removido por vômito, o veterinário poderá tentar fazê-lo com a ajuda de um endoscópio, uma câmera que permitirá visualizar o objeto estranho em questão.

Mas muitas vezes uma intervenção cirúrgica é necessária, especialmente se o corpo estranho estiver preso no intestino. Quando o objeto estranho não permanece muito tempo no intestino, o prognóstico é bom. Caso contrário, o objeto pode ter danificado parte do intestino.

Um tratamento analgésico será prescrito e o cão ficará sob vigilância, hospitalizado, até que ele digira corretamente os alimentos dados e que seu estado de saúde geral melhore.

Qual acompanhamento e consequências para o cão que ingeriu um corpo estranho?

Ao voltar para casa, é necessário evitar exercícios e passeios longos por cerca de quinze dias em média. Uma dieta será implementada com distribuição em várias vezes conforme as recomendações do veterinário.

Uma coleira elizabetana pode ser indicada para que o cão não tente lamber sua ferida. O seguimento será feito para verificar a cicatriz e, posteriormente, remover os pontos de sutura, a menos que a ferida tenha sido fechada com fio absorvível.

É difícil, a menos que o objeto em questão seja removido, impedir um cão de engolir um objeto estranho.

É por isso que é prudente, na sua ausência, não deixar ao seu alcance tudo o que ele possa pegar, mastigar e engolir. Incluindo seus brinquedos, exceto os mais resistentes de acordo com a força da mordida de seu companheiro.

Outros artigos sobre o tema Cachorro