site-logo

Meu cachorro está destruindo a casa! O que fazer?

Meu cachorro está destruindo a casa! O que fazer?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

Destruições e danificações podem ser parte do triste cenário que os donos encontram ao retornar, depois de deixarem seus cães sozinhos. É necessário encontrar as razões e tomar as medidas adequadas.

Aprendizado da solidão no cão

O aprendizado da solidão no cão não ocorre como um comando clássico, um comando básico, como o "senta", "deita", "fica". É nisso que reside a particularidade do assunto.

Deixados por conta própria por horas a fio, isso pode ser um pouco demais para o gosto de alguns cães.

Além disso, sendo muito mimado, muito paparicado, um cão pode aproveitar esse tempo livre da ausência do dono para extravasar em tudo o que encontra.

E aqui, ele não faz muita distinção: pés de mesa ou de móveis, fios elétricos, pilhas de livros, arranhões em portas ou em papéis de parede de todo o tipo... ele é capaz de tudo.

Isso é simplesmente um estresse ou uma ansiedade que foi gerada nele pela culpa do comportamento do dono.

Imagem de cachorro

Sem espírito de vingança

Muitas vezes, diz-se que o cão age dessa maneira para se vingar. Isso é mais uma vez antropomorfismo e querer a todo custo que o cão raciocine e aja como nós o faríamos.

A solidão é aprendida gradualmente desde a chegada do filhote em sua nova casa. Isso faz parte da educação do filhote.

O primeiro erro a não cometer e que pode ser fatal é responder a toda solicitação por parte do filhote.

Isso vale especialmente durante as primeiras noites em que o filhote, separado de sua ninhada e de sua mãe, vai inevitavelmente chorar.

A saída do dono e o retorno devem ser momentos ordinários. Não se faz mil carícias ou mil beijos no cão quando se sai; na volta, age-se com a mesma indiferença.

É o dono quem decide dos afagos. Se o mal já está feito, diga-se de passagem que nunca é tarde demais para agir e retomar o controle da situação.

Questionar-se é frequentemente a melhor solução para que as coisas se ajeitem na cabeça do seu cão.

Outros artigos sobre o tema Cachorro