Meu cachorro gosta mais de sua comida do que de mim?
Introdução
Chama o seu cão, mas ele não responde ao seu comando. Então, você o atrai com um petisco e ele corre até você! Será que seu cão ama mais a comida do que a você? Esta é uma pergunta que às vezes passa pela cabeça dos donos. Um estudo científico conduzido por neurocientistas americanos procurou responder a esse questionamento.
Fique tranquilo, você não é apenas um simples "distribuidor" de comida para o seu cão! Claro, ele gosta de comer. Isso é simplesmente porque ele está com fome.
A comida ou o dono?
Quando, fora do momento de receber sua ração, seu cão age por conta própria e só atende aos seus pedidos e solicitações com a ajuda de um petisco, isso significa que ele dá muito mais importância à comida do que a você?
Ou seja, você, seu mestre, acaba contando menos para ele do que uma recompensa, especialmente porque não se limita a um elogio ou um carinho, mas a um mimo gostoso?
Problemas com petiscos para obter obediência
Essa questão pode não ser fundamental, mas às vezes é feita pelos donos de cães, provavelmente um tanto irritados ao perceber que a única maneira de obter uma resposta de seus cães é recorrendo a um artifício.
Portanto, entende-se que isso pode "distorcer" o relacionamento com o seu cão. Pois, se você o atrai com um petisco ou busca uma resposta a um comando desta maneira e logo depois parte para algo negativo para ele, seu cão vai se sentir "enganado".
Prefere o dono ou a comida?
Para buscar respostas a esta pergunta, uma pesquisa científica foi realizada por neurocientistas da Emory, uma universidade privada localizada em Atlanta, no estado da Geórgia (EUA).
Foram recrutados 13 cães de diferentes raças. Com o auxílio de ressonância magnética, foi possível observar qual parte do cérebro respondia a tal ou qual estímulo proposto aos cães durante o experimento, que contou com um total de 32 testes.
Um labirinto em forma de Y foi construído em uma grande sala. O caminho que cada cão deveria percorrer livremente terminava com uma recompensa sob a forma de comida apetitosa de um lado e o dono do cão, de costas, do outro. Os cães foram soltos várias vezes na sala e, se escolhessem o dono, eram elogiados.
Todos os cães apresentaram uma atividade cerebral aumentada com os sinais de recompensa que lhes foram propostos. A maioria, 80 a 90%, estava relacionada à recompensa alimentar seguida de uma recompensa verbal.
Usando petiscos corretamente
Ainda duvida do afeto que seu cão tem por você? Agora você pode ficar tranquilo. Cabe a você usar os petiscos para cães de maneira adequada e não poupar elogios e carinhos. É possível alternar os três para evitar a criação de um automatismo.
Para evitar problemas de obesidade, inclua os petiscos na ração diária. Você também pode escolher petiscos adaptados, menos calóricos.
Seu cão ama você e ama comer, simples assim. Ele não vai te amar mais se você o alimentar desnecessariamente. Isso pode inclusive prejudicar a saúde dele.
Usar um petisco como parte da educação faz parte do conceito de educação positiva. O petisco também é uma maneira, de vez em quando, de agradar seu companheiro.
É interessante notar que, em 2020, possivelmente devido aos bloqueios relacionados à pandemia de Covid-19, os snacks para cães venderam muito bem (+3,3% em valor, +5,5% em volume), especialmente as recompensas (+8,6%, +8%)*.
Gerenciando a distribuição das refeições do seu cão
Certifique-se de distribuir as porções em horários fixos. Se o seu cão passar a recusar sua tigela, será necessário encontrar a causa. Seu veterinário pode ajudar, pois seu cão pode estar sofrendo de uma doença ou até mesmo de um distúrbio comportamental. O problema deve ser tratado a tempo para não piorar.
Se for capricho porque seu cão "trapaça" e sabe que você vai ceder, é aconselhável retirar a tigela depois de cerca de quinze minutos... mesmo que isso signifique pular uma refeição. Com certeza, dessa forma, seu cão vai te amar menos!