site-logo

Meu cachorro late demais, o que fazer?

Meu cachorro late demais, o que fazer?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

Seu cão late demais e você não sabe o que fazer? Seus vizinhos estão reclamando? Os transeuntes ficam assustados? Aprenda a interpretar os latidos do seu cachorro para saber como reagir de forma adequada.

Latidos Normais

Os latidos de um cão são naturais: na verdade, são até necessários para eles. Existem vários tipos de latidos, que têm significados diferentes. Aqui estão os mais comuns:

  • Latidos para alertar sobre um perigo;
  • Latidos para solicitar algo;
  • Latidos para comunicação entre cães.

Nossos cães latem mais ou menos e modulam seus latidos de acordo com sua raça, personalidade ou até mesmo de acordo com seu estilo de vida (será que são encorajados a latir ou não?). Os latidos do seu cão têm funções bem específicas: ele pode estar pedindo para brincar, para ser alimentado, pode estar com medo, ou avisando sobre um perigo...

Reconhecendo os Diferentes Tipos de Latidos

É importante aprender a reconhecer os latidos do seu cão para poder "classificar" seu latido e assim tentar traduzir o que ele está tentando dizer:

  • A tonalidade do latido: um latido "agudo" será provavelmente positivo, enquanto um latido "rouco" será mais provavelmente negativo;
  • A duração do latido: um latido curto indica mais um latido "reflexo", enquanto um latido longo tem mais significado de um pedido;
  • A frequência do latido: um latido repetitivo indica excitação, enquanto um latido espaçado indica um cão calmo.

Seu Cão Late Demais? Aqui Estão as Principais Razões

  1. Problema de Comunicação

    • Seu cão pode latir porque é surdo... sim, isso pode acontecer! Nesse caso, seu cão não se ouve e, portanto, late ainda mais!
    • Seu cão pode estar latindo porque você é "surdo"... ou não responde aos seus latidos e ele sente a necessidade de chamar sua atenção repetidamente.
Imagem de cachorro
  1. Falta de Autocontrole

    • Isso pode ser devido a um defeito de maternagem: como são suas reações de uma maneira geral? Seu cão late demais porque é hipersensível? É impulsivo?
    • Isso pode ser devido a um problema de hipotireoidismo, consulte um veterinário!
  2. Medo

    • Pode ser devido a uma fobia, ansiedade, problema de socialização, trauma, dor (ele pode ter medo de ser tocado, pois isso causa dor física!).

Se um cão uiva incessantemente ou late por longas horas ou até dias inteiros, a vizinhança tem o direito de pedir ao proprietário do animal que o silencie e tome as medidas necessárias para que isso pare.

Os latidos são regulados pelas disposições do Código de Saúde Pública (artigo R.1334-31) que diz que "nenhum ruído específico deve, pela sua duração, repetição ou intensidade, perturbar a tranquilidade do bairro ou a saúde humana, num local público ou privado, seja produzido por uma pessoa, objeto sob seu cuidado ou um animal sob sua responsabilidade".

O Que Fazer se Seu Cão Late

  1. Não elogie seu filhote quando ele late. Não o encoraje, não o recompense em sua excitação. Mesmo que ele esteja feliz em te ver no final do dia e você também esteja feliz! Adote bons hábitos imediatamente! Não o encoraje, não o elogie.

  2. Não grite quando seu cão latir. Isso o encoraja e amplifica seu comportamento.

  3. Antecipe, observe seu cão. Para que ele não precise latir e para que a comunicação funcione entre vocês.

Quando ele late insistentemente para solicitar algo (brincar, comer, etc.), não ceda. Espere que ele pare e se acalme antes de atender seus pedidos.

Em todos os casos, se você achar que os latidos do seu cão são frequentes demais, consulte um veterinário comportamental. Um distúrbio comportamental pode estar na origem dos latidos excessivos.

Outros artigos sobre o tema Cachorro