O que é um anti-histamínico para cão?
A administração de um antialérgico para cães não deve ser tomada de forma leviana. Essas substâncias químicas podem ser tóxicas para o seu companheiro. Efeitos adversos podem surgir se você não seguir as indicações de um veterinário. Em alguns casos, o uso de substâncias naturais pode aliviar as alergias, mas não substitui um tratamento.
O que é um Antialérgico para Cão?
Qual é seu papel?
Um antialérgico é um medicamento destinado a limitar a reação alérgica de um animal em resposta a um alérgeno. Nem sempre é possível eliminar os elementos que desencadeiam as crises alérgicas. É por isso que existem tratamentos. Estes combatem o alérgeno presente no corpo do cão e limitam as consequências de sua reação (inchaço, coceira, letargia...)
A histamina é uma substância que é produzida pelo organismo do animal quando ele está na presença do alérgeno. É essa substância que provoca a reação alérgica.
Como acalmar uma alergia em um cão ou mesmo um gato?
Antes de oferecer um antialérgico a um cão, é necessário, primeiro, consultar um veterinário. Após análises, o profissional determinará a causa das alergias no seu companheiro. A partir daí, se o alérgeno puder ser isolado (picada de pulgas) ou se for pontual (alergias sazonais), um tratamento de apoio poderá ser estabelecido. Por outro lado, se o seu companheiro for alérgico a ácaros, por exemplo, ele, provavelmente, precisará seguir um tratamento a longo prazo.
Qual é a dose de um medicamento antialérgico?
As dosagens são totalmente diferentes de um indivíduo para outro. Somente o seu veterinário será capaz de prescrever o medicamento e a dosagem adequada para o seu companheiro. O peso, a raça, a idade do seu cão e o seu alérgeno serão levados em conta durante a visita.
A frequência das doses também varia. Alguns antialérgicos para cães devem ser administrados por via oral 3 vezes ao dia, outros a cada 12 horas, isso varia conforme as situações.
Antialérgicos de Venda Livre
Alguns antialérgicos para cães de venda livre são de boa qualidade e muito eficazes. Esta alternativa aos medicamentos traz bem-estar e conforto ao cão. Isso requer estar certo da causa da alergia. Certos produtos vendidos sem receita ajudam a fortalecer o sistema imunológico do seu companheiro, permitindo gerenciar melhor as alergias.
Os Diferentes Tipos de Antialérgicos
Posso dar Aerius ao meu cão?
O antialérgico Aerius pode ser prescrito pelo seu veterinário para atenuar certos sintomas de alergias. No entanto, esse tipo de produto contém pseudoefedrina. Esse ingrediente é um descongestionante que pode ser tóxico para o seu animal se você não seguir corretamente a dosagem indicada. A pseudoefedrina é absorvida muito rapidamente pelo organismo e pode provocar tremores incontroláveis e grande excitação. Quanto menor o animal intoxicado, maior o perigo. Isso pode criar problemas cardiovasculares e convulsões.
Posso dar cetirizina ao meu cão?
Se o seu veterinário diagnosticou urticária ou dermatite atópica no seu companheiro, o uso de cetirizina é uma das melhores opções, assim como em casos de otite ou pododermatite (inflamação dos dedos). A cetirizina é uma molécula que age rapidamente, cessando de funcionar nas 24 horas após a ingestão. Ela ajuda a limitar a coceira.
A cortisona pode ser prescrita pelo meu veterinário?
A cortisona é um corticosteroide. É um potente anti-inflamatório frequentemente utilizado em casos de picada de insetos ou reação alérgica intensa. Ela é uma das classes de medicamentos mais usadas em casos de coceira. É administrada pelo veterinário por via intramuscular ou venosa. A cortisona age rapidamente e alivia o animal, podendo até salvar sua vida.
A cortisona é frequentemente prescrita em casos de DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas). Uma vez tratada a alergia, é essencial prevenir o retorno das pulgas tratando o animal com um antiparasitário eficaz. O seu veterinário poderá aconselhá-lo sobre o produto mais adequado contra os parasitas cutâneos.
É útil saber que este corticoide também é indicado em casos de crise de artrite ou de hérnia de disco.
Quais são os Tratamentos Naturais Contra Alergias?
Contra a Dermatite Atópica
Se o seu companheiro apresentar coceira, erupções cutâneas, placas vermelhas ou perda de pelos, pode ser que ele esteja com dermatite atópica. O seu veterinário determinará com precisão de qual doença ele sofre. Esta doença inflamatória da pele é, às vezes, genética. Afeta, mais particularmente, o Labrador, o Boxer, o Beauceron...
Preparações à base de plantas, suplementos alimentares ou óleos essenciais servem, sobretudo, para aliviar as dores causadas pela coceira e não para tratar o problema de base. Estes tratamentos naturais não podem, de maneira alguma, substituir os tratamentos médicos. Eles atuam em paralelo, para o bem-estar.
A maioria dos casos de dermatite têm suas origens na alimentação. Pense em revisar a composição das refeições do seu amigo canino, ele pode ser alérgico a um dos ingredientes. Vale ressaltar que os ácidos graxos na alimentação têm propriedades anti-inflamatórias naturais. Além disso, a presença de proteínas pouco alergênicas, como nas batatas, pode ser interessante.
Para um Cão que se Coça
Um cão que se coça pode ser, entre outras coisas, uma reação alérgica às picadas de pulgas. Para tratar o problema das coceiras, remédios naturais podem ser implementados além dos cuidados veterinários.
É possível massagear a superfície da pele, precisamente nas áreas que coçam, com gel de Aloe Vera. Este produto natural atenuará o efeito de calor provocado pelas coceiras. Por outro lado, propor um banho onde seja diluída uma infusão de camomila e chá verde trará um efeito calmante e as propriedades anti-inflamatórias atenuarão as coceiras.
Pode-se dar um Antialérgico para Humanos ao Meu Cão?
Humanos e animais podem, às vezes, usar os mesmos medicamentos. No entanto, as doses são diferentes. Em alguns casos, isso pode se tornar fatal. É totalmente contraindicado administrá-los sem avaliação veterinária. Este irá adaptar as doses e a utilização conforme o animal e a situação.
Existem muitos antialérgicos para cães. Somente o seu veterinário pode aconselhá-lo sobre o medicamento mais apropriado para o seu companheiro. Este último encontrará conforto na vida e bem-estar. Seu melhor amigo bem merece!