site-logo

Os acidentes com o cão: como reagir?

Os acidentes com o cão: como reagir?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

Mas isso infelizmente não impede que seu cachorro possa ser vítima de um acidente dentro ou fora de casa... Acidentes domésticos, acidentes de trânsito ou ainda acidentes relacionados à saúde (problemas cardíacos, convulsões) podem acontecer a qualquer momento. Se o pânico prevalecer, é importante manter a calma e agir com bom senso.

Diversos Tipos de Acidentes que os Cães Podem Sofrer

Seu cachorro pode ser vítima de vários tipos de acidentes: acidentes de trânsito, acidentes domésticos e acidentes cardíacos ou cerebrais.

Os acidentes de trânsito são infelizmente frequentes durante os passeios. O cachorro escapa da sua vigilância, ele se perdeu ou escapou e é atingido por um carro. As lesões são frequentemente graves e os danos causados podem ser impressionantes, dependendo do tamanho do cão.

Em casa, é comum que o cachorro seja vítima de acidentes domésticos: intoxicação, queimaduras, quedas, etc. Há bem mais armadilhas do que se pode imaginar dentro do próprio lar.

Por fim, os acidentes cardíacos e cerebrais são responsáveis por muitas hospitalizações, mas também por muitas mortes a cada ano. Isso se deve a vários fatores ou doenças (cão idoso ou que sofre de uma patologia específica)

Segundo o acidente que seu animal doméstico sofre, você não vai reagir da mesma maneira, mas o importante é manter a sua calma para agir da melhor forma no interesse dele.

Em todos os casos, ligue rapidamente para o seu veterinário. Em caso de lesão, não mova seu cão, com o risco de piorar seu estado. Para os acidentes cardíacos ou cerebrais, tente limpar as vias respiratórias enquanto espera pela chegada do veterinário. Cuidado, com um cachorro ferido, que sofre, o risco de mordida é frequente.

Imagem de cachorro

O Que Fazer se Você Encontrar um Cão Acidentado?

Se você ver um cão acidentado na estrada, seja ele seu ou não, algumas precauções devem ser tomadas para que seu estado não piore.

Se o cão estiver consciente, mas não puder se mover, a coluna vertebral pode estar afetada. Portanto, deve-se evitar movê-lo. Se você realmente não tem outra escolha, tente movê-lo mantendo a coluna bem reta. Ligue sem demora para uma clínica veterinária e explique a situação para um atendimento rápido.

Se o cão se move, mas parece chocado, tente levá-lo a um local calmo e aquecido. Dê-lhe água em pequenas quantidades e não o force se ele não beber. Não lhe dê nenhum medicamento por iniciativa própria: ligue sem demora para o seu veterinário.

Que Acidentes São Causados pelos Cães?

Seu cão pode causar vários acidentes, alguns leves e sem gravidade, como danificar o jardim do seu vizinho cavando, derrubar a tela do seu computador enquanto persegue o gato, etc. São danos materiais certamente, mas nenhum humano ou outro animal está em perigo.

Por outro lado, se o seu cão escapar e provocar um acidente de trânsito, derrubar uma criança que se machuca, morder outro cão ou uma pessoa, esses são então danos corporais que podem às vezes ser graves.

Felizmente, existem seguros para cachorro que podem ajudar tanto no nível de cobertura de custos veterinários, quanto de indenizações no caso de seu cão ter causado um acidente ou um dano a terceiros.

Outros artigos sobre o tema Cachorro