site-logo

Por que meu cachorro cheira mal?

Por que meu cachorro cheira mal?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

Se você se pega frequentemente pensando "meu cachorro está fedendo", pode ser interessante investigar a causa. Às vezes, um bom banho é suficiente para resolver o problema, mas infelizmente, pode ser algo mais sério. Problemas de saúde ou doenças podem estar na origem desse desconforto.

Entendendo por que o pelo do meu cachorro cheira mal

Problemas de pele e doenças se ele se coça

Cachorros podem às vezes apresentar problemas de pele, como seborreia. Isso se manifesta na forma de caspa, também chamada de escamas. Essas crostas podem se localizar por todo o corpo do seu pet.

  • A seborreia pode ser oleosa e, portanto, causar pelos gordurosos e grudados que exalam um forte odor. Infelizmente, isso pode levar a uma superinfecção bacteriana ou fúngica.

  • A seborreia também pode ser seca, resultando em um pelo seco e cheio de caspas. Um odor muito desagradável pode também emanar do cão nesta situação.

Infecções passageiras e alergias

Uma deficiência na sua alimentação pode provocar esses maus odores. Uma simples adição de vitamina A, zinco ou ácidos graxos essenciais às vezes pode resolver o problema.

Uma alergia ou intolerância alimentar após uma mudança de alimentação pode ser a causa. Carnes (especialmente bovina), produtos laticínios, ovos são os alérgenos mais comuns. Assim que o alimento causador for descoberto pelo seu veterinário, uma dieta hipoalergênica será geralmente proposta para evitar qualquer recidiva.

Uma dermatite alérgica causada por picadas de pulgas pode provocar uma dermatose pruriginosa. De fato, as picadas de pulga fazem o cão coçar freneticamente até, por vezes, causar lesões por lambedura e, portanto, afecções cutâneas. Uma única picada pode ser suficiente e criar lesões purulentas e malcheirosas. A presença de apenas um parasita pode causar grandes danos à pele.

Quais raças de cães têm predisposição para cheirar mal?

O caso particular dos Pugs

Os Pugs, assim como os Shar-Peis, são animais cuja pele é particularmente enrugada. Isso retém todas as sujeiras e favorece a presença de fungos e bactérias. Os Pugs, além disso, têm a face achatada e são braquicefálicos. Devido a isso, seus olhos podem frequentemente lacrimejar e, se não limpos, isso cria um forte odor muito desagradável. Além disso, os Pugs frequentemente têm problemas com glândulas anais, principalmente quando estão acima do peso.

Essa combinação de características cria um odor corporal natural bastante peculiar.

Outras raças afetadas

Algumas outras raças podem ser afetadas por este problema de odor. O Basset Hound, o Cocker são frequentemente malcheirosos. Esse problema geralmente vem de um mau funcionamento das glândulas sebáceas. Eles também podem sofrer de otites frequentes devido às suas longas orelhas penduradas. É por isso que essas raças devem ser especialmente monitoradas quanto aos canais auditivos.

O Labrador e o Pastor Alemão frequentemente têm pelos mais oleosos do que outras raças devido a um excesso de sebo.

Identificando a origem do mau cheiro

Por que ele cheira mal da boca?

Quando um cão cheira mal da boca, falamos de halitose. A principal causa é o tártaro. De fato, a placa bacteriana se forma sob as gengivas e pode desencadear a perda dos dentes. Esse ninho de bactérias, além de provocar problemas de saúde no seu animal de estimação, é particularmente malcheiroso.

Para uma boa prevenção, atualmente muitas soluções estão disponíveis para os donos:

  • Uma boa escovação dos dentes ajuda a limitar o depósito de tártaro. Uma vez acostumado, seu companheiro evitará desse modo desgastes dentários frequentes.

  • Soluções para adicionar à água de bebida ou pó para colocar na ração diária do seu amigo canino podem retardar a aparição da placa bacteriana.

Imagem de cachorro
  • Lamelas ou bastões para mastigar podem ser distribuídos como petiscos.

Infecções como abscessos dentários ou inflamações bucais podem provocar maus odores. Essas doenças periodontais devem ser tratadas a tempo, pois são, além disso, bastante dolorosas para o seu animal de estimação.

O odor vem das orelhas?

Orelhas sujas exalam um odor muito desagradável. O canal auditivo deve ser regularmente inspecionado e, se necessário, delicadamente limpo com um produto adequado. As otites externas são muito comuns em cães. Essas infecções são facilmente tratáveis, mas devem ser identificadas a tempo.

O traseiro do meu cão emite odores fortes

As glândulas anais dos nossos animais de estimação podem emitir odores muito ruins. Se estiverem obstruídas, é necessário marcar uma consulta com um veterinário, pois somente ele domina a técnica para esvaziá-las corretamente.

Após defecar, seu companheiro pode ter o ânus sujo e isso provoca odores nauseabundos. Uma pequena verificação acompanhada de uma limpeza delicada pode resolver rapidamente esse problema.

Também pode acontecer de fezes ficarem presas no traseiro. Nesse momento e após remover os pelos sujos, pode ser possível limpar o ânus cortando os pelos, para deixar uma passagem menos obstruída.

A incontinência fecal é rara em nossos amigos caninos. Ela se apresenta mais frequentemente em indivíduos idosos e é consequência de um distúrbio neurológico.

Seu companheiro também pode emitir flatulências. Isso pode ser resultado de sua alimentação, que pode não ser adequada, ou se ela acabou de ser mudada.

O odor vem das patas?

As patas e os pés dos cães coletam todos os tipos de produtos químicos e outros odores indesejáveis. Não tendo calçados, eles trazem para casa os odores do exterior, e estes não são dos mais agradáveis. O que se arrasta pelo chão pode criar infecções nos coxins, pois são espaços quentes e úmidos. A pele pode ficar inflamada, irritada e causar coceira.

Sendo que os cães transpiram pelos coxins, as glândulas sudoríparas estão localizadas nessa área. Isso pode gerar um odor particular.

A vulva de uma cadela pode ser malcheirosa?

A metrite afeta cadelas de meia-idade não esterilizadas. Esta doença é uma infecção uterina que segue uma perturbação hormonal. Pode-se observar pus vermelho-escuro e muito malcheiroso que escorre da vulva como se a cadela estivesse no cio. Esta doença aparece algumas semanas ou meses após o fim do seu ciclo. Se você ver sua fêmea bebendo mais que o habitual e apresentando um comportamento incomum, consulte imediatamente.

Como remover o odor de um cão que cheira mal

Usando produtos naturais para combater maus odores

Existem produtos naturais para eliminar maus odores. No entanto, a prevenção é o melhor meio. É útil lavar os dentes do seu cão com uma pasta de dente apropriada. Os ouvidos também devem ser mantidos. Não hesite em verificar depois dele fazer suas necessidades. Pastas de dente, loções, lenços umedecidos, há muitos produtos naturais disponíveis.

O papel do banho regular na prevenção de maus odores

De qualquer forma, quando um cão realmente cheira mal, não hesite em lavá-lo. Shampoos para cães adaptados aos diferentes tipos de pele estão disponíveis no seu veterinário. Se o seu companheiro não apresenta problemas específicos, seu pet shop também pode aconselhá-lo bem. Um cão não deve ser banhado com muita frequência, mas algumas situações realmente requerem uma passagem pela banheira.

Em resumo:

"Meu cachorro cheira mal". Essa afirmação agora é apenas uma lembrança ruim para você. Com esses conselhos, você poderá viver ao lado do seu amigo canino sem ter que suportar seus odores incômodos. No entanto, se o problema persistir, não hesite em consultar um profissional.

Outros artigos sobre o tema Cachorro