site-logo

Por que Meu Cão Fica Cheirando Tudo durante seus Passeios?

Por que Meu Cão Fica Cheirando Tudo durante seus Passeios?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

Quando você leva seu cachorro para passear, ele vai passar uma grande parte do tempo farejando. Tanto em altura quanto no chão, ao ponto de às vezes colar o focinho. Por que seu cachorro fareja tanto? Há várias razões para isso.

Os cães têm um sentido olfativo muito desenvolvido

O faro do cão é notável, especialmente quando comparado ao do homem. O sentido de olfato é o mais desenvolvido no cão, sendo cerca de 1.000 vezes superior ao nosso, com aproximadamente 200 milhões de células olfativas contra 5 milhões em nós humanos! Além disso, o cão possui dois meios para perceber odores: através da via nasal e da via retro-nasal. Este é um sentido químico para eles, assim como o paladar.

Uma camada de muco cobre o nariz do cão. Ela facilita a absorção das moléculas do ar que "provocam" odores, que se dissolvem no muco e se difundem até as terminações nervosas. Portanto, é graças a este muco e à sua mucosa olfativa que o sentido de olfato dos cães é tão desenvolvido.

É preciso deixar seu cachorro farejar

Na verdade, quando observamos, vemos primeiro, e o cachorro... cheira. É assim que ele percebe seu ambiente e detecta sinais e informações.

A razão pela qual você deve deixar seu cão farejar, mesmo que às vezes isso possa te irritar durante a caminhada! Ao longo de muros, postes e sebes, ele vai entender que outros cães passaram por lá antes dele.

Além disso, se um cão que passou antes deixou uma marca de urina muito (ou bastante) alta, isso significa para o que vier a farejar depois que seu congênere era "um dos grandes".

Imagem de cachorro

O cão também se orientará no espaço que conhece ou, ao contrário, o descobrirá. É absolutamente necessário deixá-lo farejar para evitar que desenvolva uma forma de estresse, o que pode afetar seu comportamento posteriormente.

Claro, seu cão também pode ser atraído por um odor: comida, carniça, produtos açucarados… Portanto, é preciso estar alerta, pois a gula muitas vezes prevalece sobre o bom senso no cão, que então comerá o que estiver sob seu focinho. O risco de intoxicação não é negligenciável. Uma intoxicação pode ser muito grave para sua saúde.

O cão sente o cheiro de uma cadela no cio a quilômetros de distância!

Não se esqueça também que seu cão é capaz de detectar uma cadela no cio a vários quilômetros de distância! Cuidado com o risco de fuga.

Eles se cheiram, não os repreenda

Alguns donos ficam incomodados ao ver seu cachorro farejando o traseiro de outro e vice-versa, especialmente durante um encontro com alguém desconhecido que também esteja passeando com seu cachorro. Os donos que conhecem esse ritual não se ofendem.

De qualquer maneira, não repreenda seu cão nesta circunstância, mas tente atrair sua atenção para outro lugar, como com um petisco... isso também é um cheiro que ele aprecia!

O cão sente bem o cheiro dos medicamentos... infelizmente para você!

Não como o vermífugo ou outro medicamento que você tenha escondido em um pedaço de queijo de pasta mole, por exemplo, e o qual ele nem vai se dignar a tocar depois de tê-lo farejado. Para ajudar os donos, laboratórios desenvolveram medicamentos atrativos. Mas alguns cães não encontram um cheiro agradável e recusam a comê-los. De qualquer maneira, terá que se recorrer ao método menos agradável. Mas isso é outra história.

Outros artigos sobre o tema Cachorro