site-logo

Por que o cachorro boceja? Ele está imitando você!

Por que o cachorro boceja? Ele está imitando você!
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

Mesmo que Não o Conheça

Uma pesquisa da Nova Zelândia indica que, se o cão boceja, não é por empatia, mas sim para imitar os humanos, independente de conhecê-los ou não.

Bocejamos por cansaço, por tédio... os cães também. Mas não é só isso!

Estudo Revela

Conforme uma pesquisa conduzida por uma equipe da Universidade de Ciências de Auckland, na Nova Zelândia, e publicada na revista Proceedings of Royal Society B em 12 de fevereiro de 2020, o bocejo contagiante não seria um sinal de empatia canina, como anteriormente percebido.

De acordo com os acadêmicos, seria puramente "contagioso". Nos humanos, esse reflexo bem conhecido parece ser desencadeado mais facilmente em certas condições de sociabilidade, especialmente se a pessoa imitada é familiar.

Para o melhor amigo do homem, seria também por imitação, seja seu dono ou até mesmo uma pessoa desconhecida. "Um bom bocejador faz bocejar 10", ou até 7 ou 2, segundo os provérbios!

Imagem de cachorro

Trinta Cães Expostos a Bocejos!

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores combinaram dados de seis estudos anteriores realizados com 257 cães com novos experimentos comportamentais. Cerca de trinta cães foram submetidos a dois exercícios diferentes.

No primeiro, um humano socializava com o animal, acariciando-o e brincando, depois colocava o cão em uma cama e começava a bocejar diante dele, de forma audível e se esticando.

No segundo cenário, o humano ignorava completamente o cão, evitando seu olhar, comendo na sua frente sem lhe oferecer nada, e então bocejava, exatamente como no primeiro caso. Resultado: em ambas as situações, os cães bocejavam em resposta. "Eles até faziam isso um pouco mais nas condições 'antisociais'", explica Patrick Neilands, autor principal do estudo. "Isso nos surpreendeu."

O bocejo contagiante e a empatia podem ter mecanismos cognitivos semelhantes, continua o pesquisador. "O bocejo nos cães, embora contagiante, não está relacionado à empatia", conclui Patrick Neilands. Este poderia ser também a "primeira evidência robusta de um bocejo contagiante em outras espécies além dos primatas".

Outros artigos sobre o tema Cachorro