Por que o cachorro lambe ou morde a pata?
Se você é o feliz proprietário de um cão, certamente já observou que seu companheiro às vezes se lambe as patas de forma bastante excessiva, que pode até chegar ao ponto do cão morder suas patas violentamente. Mas por que ele faz isso? Devemos nos preocupar? Vamos explorar juntos as causas e origens desse comportamento e as soluções para resolver esse problema e aliviar seu animal de estimação.
Por Que o Cão Lambe a Pata Sem Parar?
Se o seu cão lambe as patas de forma muito frequente, até excessiva, é necessário tentar descobrir por que, pois esse tipo de comportamento pode ter várias causas:
-
Ele está sentindo dor: seu cão está sofrendo e tenta acalmar a dor lambendo a área dolorida. Isso pode ser devido a uma lesão, mesmo que pequena, ou à presença de um corpo estranho (as espigas de gramíneas são muito dolorosas). Ele pode ter sido picado por um inseto durante um passeio.
-
Ele tem coceira e tenta acalmar essa sensação de "coceira" lambendo a pata.
-
Ele tem uma reação alérgica: é importante saber que uma alergia alimentar geralmente se manifesta por uma infecção na pele, o que causa coceira, daí o lamber das patas para acalmar essas sensações.
-
Sua pele está seca: assim como nós, os cães podem ter a pele seca, especialmente no inverno ou em regiões onde o clima é árido. Como eles não podem hidratar a pele com uma loção, os cães se lambem para aliviar a coceira que isso causa. Um cão com a pele seca pode estar faltando ácidos graxos em sua dieta. Fale com o seu veterinário.
-
Ele está estressado: cuidado se você observar esse comportamento de forma muito frequente, pois pode ser um TOC (transtorno obsessivo-compulsivo). O cão está ansioso, incomodado com uma situação e lambe as patas para liberar seu estresse.
-
Ele está entediado: um cão que não é estimulado o suficiente (fisicamente, mentalmente e também olfativamente) pode lamber-se de forma compulsiva para se ocupar. Isso também permite chamar a atenção de seu dono.
Por Que Meu Cão Morde a Pata?
Assim como o lamber compulsivo, se você perceber que seu cão morde ou mastiga as patas de forma regular, as causas são quase as mesmas que se ele estivesse se lambendo, como: presença de um corpo estranho, picada de inseto, fenômenos alérgicos (alimentares, alergia a picadas de pulgas ou alergia de contato a certos produtos químicos) que causam coceira intensa, ou ainda um desenvolvimento de bactérias, fungos ou parasitas no nível das almofadas.
Verifique também se não há desenvolvimento de uma massa na pata. Incomodado por essa protuberância, o cão morde a pata para fazer com que ela desapareça. Finalmente, seu cão pode estar com dores ou problemas articulares que causam sofrimento e faz com que ele morda as patas para se aliviar.
No entanto, cuidado, pois se o seu cão morde as patas de forma compulsiva, isso também pode indicar um verdadeiro mal-estar. Se você não observar nenhum dos problemas físicos mencionados acima, então trata-se de um transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), sinal de um sofrimento psíquico em seu animal. Um cão adotado pode às vezes desenvolver esse tipo de comportamento porque pode ter sido vítima de negligência, o que ampliou a ansiedade e o medo.
É importante agir rapidamente, consultando seu veterinário ou um comportamentalista canino, pois alguns cães se automutilam, o que provoca infecções bacterianas.
Como Impedir Meu Cão de Lamber ou Morder a Pata?
Se o seu cão apresenta lamber compulsivo ou morde excessivamente as patas, a primeira coisa a fazer é consultar o seu veterinário.
Ele começará tratando as lesões, se for o caso, e poderá então colocar uma coleira elizabetana, uma meia ou uma bandagem para evitar que o cão se mutile ainda mais.
Depois, dependendo do diagnóstico, o veterinário pode iniciar um tratamento específico (antibiótico, antifúngico ou antiparasitário) especialmente se o seu cão apresenta um terreno alérgico ou uma reação de contato. Se a alergia for alimentar, então ele prescreverá uma dieta de exclusão para determinar a quê seu cão é alérgico.
Se, por outro lado, o problema for psíquico (tédio, estresse, TOC...), será necessário consultar um comportamentalista canino. Mas você certamente precisará mudar os hábitos de vida do seu companheiro: gastá-lo mais fisicamente e mentalmente, brincar com ele para ocupá-lo. Como os seres humanos, o cão às vezes precisa de ansiolíticos por algum tempo, o que facilita a terapia comportamental. Seu veterinário saberá como aliviar seu cão, não hesite em falar com ele.
Como você pode ver, um cão que lambe ou morde as patas de forma compulsiva definitivamente apresenta um problema, físico ou psíquico. Consulte rapidamente seu veterinário para evitar que uma infecção se desenvolva, pois sem tratamento, o cão continuará a se lamber ou morder para se curar e entrará num ciclo vicioso do qual será difícil sair.