Por que proteger seu cão contra a parvovirose?
O vírus da parvovirose causa uma doença grave que pode devastar, especialmente entre cães que vivem em comunidade (criadouros, abrigos, pensões...). Mas este vírus muito resistente pode afetar qualquer outro cão. Seu cão, jovem ou adulto, deve ser protegido durante toda a sua vida contra a parvovirose. Para isso, existe uma vacina muito eficaz que não deve ser negligenciada.
O vírus da parvovirose canina, conhecido pela ciência por ser um vírus muito pequeno – surgiu nos anos 70 –, é "devastador". Resistente no ambiente externo, ele "desafia" a luz, o calor e até certos detergentes poderosos, incluindo o álcool. Os produtos que poderíamos pensar serem eficazes para combatê-lo não fazem efeito.
Desinfetantes adequados para combater o vírus
Desinfetantes adequados ou uma diluição água/sanitária são utilizados por profissionais para a higiene de seus locais (abrigos, canis, criadouros) a fim de combater a parvovirose...
A parvovirose é uma doença viral causada pelo parvovírus canino (CPV) que não afeta apenas os lugares onde os cães vivem em comunidade. É por isso que é imperativo vacinar seu filhote - os primeiros a serem afetados - e fazer os reforços anuais. Os cães adultos também não estão completamente a salvo à medida que envelhecem, já que seu sistema imunológico se torna menos "eficiente".
Como a parvovirose é transmitida?
A transmissão da parvovirose ocorre pela excreção do vírus nas fezes dos cães, assim como por via respiratória ou bucal. O simples ato do cão farejar durante um passeio pode, portanto, expô-lo a esse vírus.
Duas formas de parvovirose
A doença pode se manifestar em duas formas: gástrica (diarreia hemorrágica) - a mais comum – e miocárdica, que é a mais grave, pois o cão que então não apresenta nenhum sinal particular pode morrer de um choque agudo.
Quais são os principais sintomas da parvovirose?
O período de incubação da parvovirose é de 4 a 7 dias. Nos filhotes, os sinais mais evidentes são uma diarreia de odor fétido, vômitos com presença de sangue. Surge uma fadiga, o cão recusa comer e/ou beber na maioria das vezes, o que leva à desidratação. Ele apresenta febre acima de 40°.
Um vírus que ataca o sistema imunológico
O vírus da parvovirose ataca especialmente os glóbulos brancos do sangue. Isso resulta em uma diminuição das defesas do organismo e, com isso, um risco aumentado de sensibilidade a outras infecções, especialmente bacterianas.