site-logo

Posso dar um osso de frango ao meu cachorro?

Posso dar um osso de frango ao meu cachorro?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

É bem sabido que os cachorros adoram comer ossos! E quando você prepara e come frango, é bem provável que seu cachorro não esteja muito longe, olhando para você com aqueles olhos tristes, pedindo um osso para roer... Mas será que os ossos de frango são bons para ele? Existe algum risco para o seu cachorro? Pois é, existe sim! Os ossos de frango são até mesmo proibidos para cachorros. Por quê? É o que vamos ver neste artigo.

Os ossos proibidos

Pode-se dar ossos ao cachorro sem risco? Os ossos cozidos são perigosos para o cachorro. Não se deve dar nenhum a eles, nem para comer nem para brincar. Eles podem obstruir a garganta do animal e perfurar seus intestinos, pois o cozimento os torna quebradiços e, portanto, perigosos para o sistema digestivo do seu animal.

E todos os ossos quebradiços são desaconselhados, especialmente os ossos de frango, coelho ou carneiro, que são pequenos e formam fragmentos que podem ficar presos nos dentes do cachorro ou, pior, perfurar o sistema digestivo. De fato, quanto menor e mais fino o fragmento, maior o risco. O osso também pode compactar no trato digestivo, formando uma espécie de pasta muito dura, que provoca constipação ou até obstrução intestinal.

Além disso, o cozimento elimina todos os benefícios nutricionais. Portanto, não há nenhum interesse em dar um osso cozido ao seu cachorro.

Os ossos permitidos: os ossos crus e não quebradiços

Fonte de minerais, cálcio e fósforo, os ossos crus são benéficos para o seu cachorro. Tanto mais que os ossos crus são mastigados pelos dentes do cachorro, o que contribui para limpar os dentes, mas também proporciona entretenimento.

Um osso cru é mais apetitoso e rico em sabor do que um osso cozido. No entanto, não se deve dar ao seu cachorro ossos muito pequenos, como os ossos de frango, coelho, carneiro, peru ou outros ossos pequenos de bovinos. Como para os ossos cozidos, o risco de engasgamento ou perfuração está presente.

Mas então qual osso dar ao seu cachorro? O ideal é o osso de moela de boi cru ou um osso carnudo rodeado de carne, um bom e resistente osso de boi. No entanto, tenha cuidado em dar ao seu cachorro um osso fresco, pois um osso estragado é um risco de intoxicação. Portanto, deve-se estar atento ao fato de o cachorro não ter o costume de enterrar seu osso para consumi-lo mais tarde, pois então o osso se torna quebradiço e, portanto, perigoso.

Imagem de cachorro

Se você não quiser ir ao açougue comprar um osso fresco para o seu cachorro, também pode recorrer aos ossos vendidos no comércio ou pelo veterinário. Existem ossos para mastigar 100% naturais e outros especificamente elaborados para a higiene dental.

Por que dar um osso ao meu cachorro?

Dar um osso ao seu cachorro traz benefícios para a saúde dele. De fato, algumas pesquisas demonstraram que isso ajuda a combater a formação de certos tipos de câncer e a estimular o sistema imunológico. Um cachorro que rói regularmente um osso (uma vez por semana é suficiente!), tem menos alergias, gengivites e cáries. De fato, roer um osso ajuda a limpar os dentes e a remover a placa bacteriana que causa o tártaro. Sem esquecer que isso também ajuda a evitar o mau hálito!

Finalmente, não se deve esquecer que para o cachorro, o osso é um petisco que ele adora, mas também uma forma de mantê-lo ocupado. Mastigar, roer ajuda a diminuir o estresse e a acalmar seu cachorro.

Dar um osso ao seu cachorro: a favor ou contra?

Ainda é um tema que gera debate hoje. A maioria dos veterinários desaconselha dar ossos aos cachorros. De fato, até mesmo os ossos mais grossos podem ser quebrados pelas mandíbulas poderosas de algumas raças de cachorros e causar lesões graves e às vezes irreparáveis ao seu animal.

Se você ainda quer dar um osso ao seu cachorro, pense que ele deve ser adequado ao tamanho do cachorro. E para ter certeza de sua escolha, saiba que não existe osso grande demais para um cachorro, mas apenas ossos pequenos demais, notadamente o osso de frango.

Nunca deixe seu cachorro sem supervisão quando ele estiver roendo um osso. Ele deve ser retirado antes que ele o enterre ou o esconda. Finalmente, se o seu cachorro é um mordedor incansável, evite dar-lhe um osso, pois ele fará de tudo para destruí-lo, e provavelmente perderá alguns dentes no processo!

Outros artigos sobre o tema Cachorro