site-logo

Quais guloseimas escolher para o seu cão?

Quais guloseimas escolher para o seu cão?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

A Escolha das Recompensas

Qual cachorro permaneceria indiferente a uma guloseima? Os donos adoram premiar seus companheiros, e isso é totalmente compreensível. O crucial, no entanto, é fazer isso sabiamente para que não se torne um hábito ruim ou pior... um capricho que é indulgente.

As guloseimas podem desempenhar (além do simples prazer de mimar o animal) um papel importante na vida cotidiana do cão, principalmente durante o período de aprendizagem de comandos básicos. Afinal, se os cães são bastante "atores" para valorizar elogios, não há nada melhor para eles do que os prazeres do paladar e do estômago! Existem agora no mercado (lojas especializadas e veterinários) guloseimas especialmente projetadas para cães. Também é necessário respeitar as dosagens e considerá-las na ração diária, apenas para evitar o sobrepeso. Você pode escolher, por exemplo, um pedaço de salsicha (tipo salsicha de Viena) ou um pequeno pedaço de queijo (como gruyère), mas sempre atento às quantidades.

Evitando que o Cão Mendigue à Mesa

Um cachorro que nunca foi permitido mendigar à mesa ficará tranquilamente em seu canto. Não há nada de mágico nisso, é uma questão de educação. Ao permanecer totalmente indiferente, ele nunca adquirirá esse mau hábito. Desta maneira, você também evita que seu companheiro babe. Isso não se limita aos Boxers, que na verdade não babam mais que outros cães, como muitos pensam. Simplesmente, se seu cachorro está acostumado a receber restos de mesa ou um pedaço de bolo, ele não poderá evitar salivar.

Imagem de cachorro

Evite chocolate. Ele contém uma substância que o cão não consegue assimilar. É um verdadeiro perigo para ele, então é melhor nunca acostumá-lo. O açúcar, mesmo que não cause cegueira, deve ser totalmente evitado em caso de diabetes, uma doença que também afeta nossos companheiros. O diabetes é que pode causar cegueira, daí a confusão.

O Presente Extra

Ocasionalmente, você pode oferecer a ele um osso... a guloseima suprema! Aqui também, você encontrará no comércio ossos de pele de búfalo, entre outros. Eles são benéficos pois, ao roê-los, proporcionam uma ação mecânica nos dentes e podem prevenir a formação de tártaro. Você pode também dar a ele um grande osso de boi ou de vitela, mas evite ossos de coelho que, ao se quebrarem, podem ficar presos na garganta ou ossos de porco que, em grande quantidade, podem causar constipação ou obstrução intestinal. Em todos os casos, escolha sempre ossos de bom tamanho, mesmo que sejam três vezes maiores do que suas mandíbulas! Tenha cuidado também para que, ao roê-los, não fiquem com partes cortantes.

Outros artigos sobre o tema Cachorro