Quais os benefícios das medicinas alternativas para os cães?
As medicinas alternativas para cães constituem uma alternativa à medicina tradicional (medicina veterinária alopática). Elas podem ser usadas, dependendo do caso, em complemento ou em substituição a um tratamento medicamentoso. Quando recorrer às medicinas alternativas para o seu cão? Como utilizá-las corretamente?
Saiba mais sobre as medicinas alternativas
De onde vêm as medicinas alternativas?
A história das medicinas alternativas, às vezes também chamadas de medicinas complementares ou naturais, está ligada à da humanidade. Desde os tempos mais remotos, os humanos usaram plantas para se tratar.
As medicinas alternativas estão profundamente enraizadas em alguns povos, como na China, na Índia, no Tibete, na América Latina ou nos países da África.
Hoje em dia, as medicinas alternativas não se limitam mais ao uso de plantas, e nossos companheiros de quatro patas também podem se beneficiar delas.
O que incluem as medicinas alternativas destinadas aos cães?
As medicinas alternativas abrangem uma série de práticas. Entre as medicinas alternativas aplicáveis aos animais de estimação, e portanto aos cães, encontramos principalmente:
- Homeopatia,
- Fitoterapia,
- Aromaterapia,
- Gemoterapia,
- Acupuntura,
- Cinesioterapia e fisioterapia,
- Osteopatia...
Quais aplicações?
As medicinas alternativas não curam tudo. Dependendo da gravidade de uma doença ou distúrbio, elas podem ser usadas em suporte, mas não podem substituir completamente um tratamento medicamentoso.
Portanto, é com os conselhos do veterinário que o dono pode recorrer às medicinas alternativas para o seu cão, em paralelo ou não a tratamentos tradicionais.
Algumas das medicinas alternativas requerem o uso de produtos à base de ingredientes naturais, como óleos essenciais ou complementos alimentares, por exemplo. Esses produtos podem ser encontrados em clínicas veterinárias, mas também na internet, como na Veto Compagnon, uma loja online especializada em produtos naturais de bem-estar para animais de estimação.
Assim, usadas com sucesso há séculos em humanos, as plantas hoje encontram seu lugar na farmacopeia para cães, a fim de manter, acalmar e/ou tratar.
- Os campos de aplicação são muito variados. Podem ser utilizados para:
- Problemas articulares, respiratórios,
- Regulação do trânsito intestinal,
- Reforço das defesas imunitárias,
- Combate a parasitas externos e internos,
- Conforto urinário,
- Combate ao estresse,
- Cuidados com pequenas feridas,
- Manutenção da pele e da pelagem,
- Como produto de higiene...
Qual o interesse em recorrer às medicinas alternativas para os animais de estimação?
Obviamente, as medicinas alternativas são menos invasivas e tendem a reduzir significativamente os efeitos colaterais, graças aos benefícios que a ciência validou. É por isso que elas são cada vez mais utilizadas em animais de estimação.
Quando usadas corretamente, as medicinas alternativas não têm efeitos adversos. Elas também são interessantes no caso de cães que não suportam bem certos tratamentos, que podem ser substituídos.
Os donos que se interessam por medicinas alternativas geralmente são aqueles que, em uma abordagem de vida mais natural, escolheram-nas para si mesmos. E cada vez mais veterinários, quando possível, as recomendam hoje em dia.
Quais precauções devem ser tomadas?
O recurso às medicinas alternativas deve sempre ser considerado com o conselho e recomendações do veterinário. A automedicação é desaconselhada, pois pode ser perigosa para a saúde do cão.
Os óleos essenciais, por exemplo, embora não sejam perigosos, devem ser administrados com precaução.
Desde que as precauções necessárias sejam tomadas, as medicinas naturais para cães permitem obter excelentes resultados. Como os animais de estimação são parte integral da família, é justificável querer para eles o que há de melhor, respeitando seu bem-estar.