site-logo

Quais precauções para o meu cão no outono?

Quais precauções para o meu cão no outono?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

O outono é ainda uma bela estação durante a qual podemos desfrutar de belos passeios com nosso cão. Mas, como para qualquer outra temporada, algumas precauções são boas de serem tomadas para antecipar qualquer problema.

1 - Pulgas, Carrapatos e Outros Parasitas: Lembre-se de Tratar Seu Cão

Assim como na primavera, no outono as pulgas e carrapatos fazem seu grande retorno! Lembre-se de tratar regularmente seu cão com um antiparasitário, seguindo as recomendações do seu veterinário. Esses parasitas podem transmitir doenças graves.

  • Inspeccione regularmente seu companheiro, especialmente ao retornar de passeios. Tratar o ambiente (jardim, interior da habitação) também é possível em caso de infestação.
  • Um gancho para remover carrapatos deve estar no kit de primeiros socorros.
  • Não são apenas as pulgas e carrapatos que "atacam" no outono, mas também... ainda os ácaros!

2 - Durante os Passeios, Fique de Olho no Seu Cão

No outono, geralmente começa a temporada de caça. Fique atento durante os passeios. E, principalmente, respeite as áreas onde as caças estão acontecendo, para evitar qualquer problema.

  • Ter um bom controle do seu cão, ensinando-o o comando de retorno, é recomendado durante os passeios.
  • Cuidado também com intoxicações, como as causadas por cogumelos, castanhas, marrons e bolotas... que constituem uma emergência veterinária coberta pelo seguro saúde para cães.
  • Ensinar ao seu cão o comando de recusar isca pode ser muito útil! Seja durante os passeios ou mesmo em um jardim, se o seu companheiro tiver acesso a ele.
  • Com a noite caindo mais cedo no outono, vocês podem se equipar, você e seu cão, com acessórios refletivos para serem bem visíveis durante os passeios no final do dia.
Imagem de cachorro

3 - As Dores Aparecem

Com as temperaturas caindo no outono, elas podem ser a causa de dores que ressurgem. Especialmente em cães com artrite. A medicina veterinária continua a fazer progressos para ajudar os cães que sofrem. Fale com o seu especialista em saúde animal.

4 - Os Pelos Caem como as Folhas!

No outono, os pelos caem mais. Os cães fazem sua muda. Dependendo da natureza do pelo, é necessário aumentar a frequência das escovações.

5 - Pense em Antecipar a Mudança de Horário

Os cães "adaptam" suas vidas às nossas. Mas eles também têm seu próprio relógio biológico. E este, não podemos mudar no momento da mudança para o horário de inverno!

Você pode, suavemente, antecipar essa transição, ajustando antes do dia chegar, os horários dos passeios e das refeições.

Outros artigos sobre o tema Cachorro