Quantos anos vai viver o seu cachorro?
A expectativa de vida de um cão depende da raça à qual ele pertence. Algumas raças de cães são mais predispostas do que outras a doenças que afetam sua longevidade. E os cães de grande porte, por sua vez, têm uma expectativa de vida menor. Quanto tempo o seu cão vai viver? Um estudo britânico que analisou cerca de 30.000 cães estabeleceu a expectativa de vida de 18 raças.
Uma Expectativa de Vida dos Cães Já Conhecida
Quando se escolhe um cão, a questão de sua expectativa de vida às vezes se apresenta.
É preciso admitir, conhecer e se preparar para o fato de que um cão de grande porte, como um Dogue Alemão, por exemplo, viverá menos tempo do que um cão de porte pequeno. Isso se aplica a todos os cães de grande porte cuja expectativa de vida é "reduzida". Mas esse não é o único critério para determinar a expectativa de vida de um cão.
Algumas raças de cães são mais predispostas a doenças do que outras. Existem grandes diferenças que também dependem da genética, mas também do país.
A esterilização do cão também pode, entre outros, desempenhar um papel na longevidade de um cão, pois essa intervenção pode prevenir certas doenças. É por isso que a esterilização deve ser considerada o mais cedo possível.
Expectativa de Vida: 18 Raças de Cães Sob Exame
Um estudo britânico conduzido pelo Royal Veterinary College, publicado na Scientific Reports, abarcando cerca de 30.000 cães de estimação, permitiu estabelecer a expectativa de vida de 18 raças diferentes. Todos os cães do estudo morreram entre 1º de janeiro de 2016 e 30 de julho de 2020.
Este estudo "fornece a expectativa de vida anual dessas raças de cães, onde estudos anteriores informavam sobre a expectativa de vida média", explicou Benoit Hedan, veterinário e engenheiro de pesquisa no CNRS do Instituto de Genética e Desenvolvimento de Rennes na França Inter.
Os dados do estudo são originários da base Vetcompass. Este sistema de monitoramento da saúde de animais de estimação reúne os registros de cerca de 20 milhões de cães.
Os cães do estudo tinham um registro que indicava:
- o sexo do cão,
- sua idade,
- seu peso,
- e seu status de esterilização.
Quais são as Raças de Cães que Vivem Mais e Menos?
Deste estudo, fica muito claro que algumas raças de cães têm uma expectativa de vida muito mais alta do que outras. Aqui estão as primeiras raças do estudo com a maior expectativa de vida:
- Jack Russel Terrier; 12,72 anos
- Yorkshire Terrier: 12,54 anos
- Border Collie: 12,10 anos
- Spaniel: 11,92 anos
- Labrador: 11,77 anos
- Staffordshire Bull Terrier: 11,33 anos
Vale ressaltar que os cães mestiços também estão no topo da classificação com uma expectativa de vida estimada pelo estudo em 11,82 anos.
No final da tabela, ou seja, as raças de cães com a menor expectativa de vida, encontram-se entre outros:
- Bulldog Francês: 4,53 anos
- Bulldog Inglês: 7,65 anos
- Pug: 7,65 anos
- Chihuahua: 7,91 anos
- Husky: 9,53 anos.
O Pastor Alemão está na média com uma expectativa de vida de 10,16 anos, assim como o Cavalier King Charles (10,45 anos).
Expectativa de Vida dos Cães: Apostando na Prevenção
A medicina veterinária está constantemente fazendo enormes progressos, o que permite um aumento da expectativa de vida dos cães. Para isso, um acompanhamento veterinário regular é necessário para prevenir o aparecimento de doenças ou para um tratamento rápido.
Um seguro de saúde para cães permite que os proprietários possam oferecer os melhores cuidados possíveis a seu companheiro e enfrentar custos veterinários às vezes altos.