Sangue nas fezes do meu cão, o que fazer?
Sangue nas fezes do seu cão pode ser motivo de preocupação, e isso é completamente normal. Contudo, isso não significa, necessariamente, que há um grave problema de saúde. É, claro, recomendado consultar o seu veterinário para identificar a causa e tratá-la. Mas vamos ver a seguir por que seu cão pode ter sangue nas fezes e como agir.
Por Que Meu Cão Tem Sangue nas Fezes?
De maneira geral, a presença de sangue nas fezes do seu cão decorre do fato de que seu trato digestivo está danificado, de forma mais ou menos grave. Isso significa que os intestinos, o estômago ou o esôfago estão sangrando e esse sangue é evacuado juntamente com as fezes.
Observar sangue nas fezes do seu cão não é uma doença, é um sintoma. As causas podem ser muitas e você precisará consultar o seu veterinário para encontrá-la.
A presença de sangue pode ser óbvia, se for vermelho vivo, conhecido como hematoquezia. Mas também pode passar despercebida se as fezes do seu cão contiverem sangue preto, o que chamamos de melena. Ela tem essa cor quando foi digerida e indica um sangramento do sistema digestivo superior (estômago ou esôfago). O sangue vermelho vivo, por sua vez, indica um sangramento do sistema digestivo inferior (intestinos).
É importante saber que a presença de sangue preto é sempre mais preocupante que a de sangue vermelho.
Quais São as Causas Possíveis?
Sangue nas fezes de um cão pode ter várias causas. Comece observando a cor do sangue (vermelho ou preto), você terá assim diversas pistas:
Sangue Vermelho - Hematoquezia:
Pode ser consequência de:
-
Uma infecção parasitária, que gera, entre outros, diarreia crônica no cachorro
-
Uma intolerância ou alergia alimentar que pode se manifestar por problemas digestivos como diarreia e vômitos
-
A presença de um corpo estranho no trato digestivo que é cortante e gera lesões
-
Uma doença infecciosa: parvovirose (cachorro não vacinado) ou a gastroenterite
-
Uma inflamação do cólon
-
A presença de um tumor retal ou um transtorno das glândulas anais
-
Diarreia de estresse, mais frequente em cães pequenos
-
Ou ao contrário, constipação: a expulsão de fezes secas e duras pode provocar pequenas lesões anais
É claro, é necessário consultar o seu veterinário para implementar o tratamento adequado.
Sangue Preto - Melena
Também várias causas:
-
Um úlcero gástrico ou duodenal (ferida na parede interna do estômago)
-
Insuficiência hepática
-
Leptospirose, doença grave e transmissível ao homem
-
A ingestão de medicamentos anti-inflamatórios que fragilizam o estômago e podem provocar um úlcero
-
Doença de Addison (hipocortisolismo)
Um atendimento rápido pelo veterinário é imprescindível.
Meu Cão Tem Sangue nas Fezes: O Que Fazer?
Primeiramente, e mesmo que não seja necessariamente a atividade mais agradável, é necessário observar as fezes do seu cão. Por quê? Simplesmente porque todos os elementos que você puder fornecer ao seu veterinário são importantes na busca da causa desses sangramentos. Você também pode levar uma amostra das fezes do seu cão ao veterinário.
Em seguida, é importante que você mantenha a calma e faça as perguntas certas, o que também ajudará o veterinário a fazer o diagnóstico correto:
-
Há quanto tempo há sangue nas fezes do seu cão? Já aconteceu antes?
-
Seu cão também tem diarreia e/ou vômitos? Se sim, há quanto tempo?
-
Você notou febre, mudança de comportamento ou outros sintomas?
-
Seu cão parou de se alimentar e beber?
-
Você mudou a alimentação dele?
Se o seu cão é frágil (filhotes, cães idosos ou doentes), é imprescindível ver um veterinário, pois sangue nas fezes pode ser o sintoma de uma doença que pode levá-lo rapidamente.
A gravidade do problema é medida pelo número de sintomas: se o fato de ter sangue nas fezes está associado a um grande abatimento, perda de apetite, etc., então você deve consultar rapidamente o seu veterinário.
Se o seu cão está em boa forma, na força da idade e não apresenta nenhum outro probleminha além da presença de sangue vermelho vivo em pequenas quantidades, você pode esperar 24 horas. Coloque-o em jejum para que o sistema digestivo descanse e observe-o. Se persistir, então marque uma consulta com o veterinário.
Como você entendeu, a presença de sangue nas fezes exige a consulta e o diagnóstico do veterinário. Ele poderá também fazer exames complementares no local, como ultrassom ou análise de sangue, que são cobertos pelo seguro de saúde para cães, e indicará em seguida o melhor tratamento para cuidar do seu cão.