Ter um cachorro em apartamento: é possível?
Adotar um Cachorro Quando se Mora em Apartamento
Muitos futuros donos potenciais se perguntam sobre isso. Tudo é uma questão de disponibilidade. É melhor ter um cachorro em apartamento com um dono disponível do que um cachorro que tem um jardim, por maior que seja, mas é deixado sozinho por longas horas. Um livro pretende ajudar os donos que desejam criar um cachorro em apartamento.
O cachorro será feliz em um apartamento?
Para todos aqueles que ainda se perguntam se um cachorro em apartamento é possível? Se ele será feliz... mas também considerar os prós, contras e limitações, os problemas de comportamento mais comuns em apartamento, etc.
A escolha da raça também não é insignificante quando se adota um cachorro para viver em um apartamento. Este livro também aborda este aspecto.
Porque nem tudo é uma questão de tamanho. Um cachorro pequeno, muito ativo, pode ter mais dificuldade em se adaptar a uma vida urbana, pelo menos em apartamento, do que um cachorro grande mais sedentário.
Os pequenos cachorros nem sempre são os que melhor se adaptam a um apartamento!
Poderíamos mencionar, por exemplo, o Jack Russel Terrier (pequeno, mas originalmente um cão de caça e que precisa gastar muita energia)... e o Dogue Alemão (o maior cachorro do mundo junto com o Irish Wolfhound em termos de tamanho)... e que pode se adaptar muito bem à vida em um apartamento, já que a presença de seu dono e a atenção necessária que ele precisa são mais importantes do que o desejo de se exercitar.
Mesmo que continue sendo importante que o cachorro, qualquer que seja, tenha contato com o exterior... E que os passeios não sejam limitados apenas às necessidades higiênicas e ao quarteirão!
Algumas raças adaptadas à vida em apartamento:
- Bichon (Frise, Maltês ou Havanês)
- Cairn Terrier
- Cavalier King Charles
- Westie
- Bulldogue Francês
- ...
Tomar o tempo para refletir e bater... nas portas certas
Na verdade, a lógica sugere que, ao adquirir um cachorro, devemos considerar nosso estilo de vida, o tempo que temos para dedicar ao animal.
E também as condições de habitação: com ou sem elevador, espaço disponível, etc.
Mas também se dar o tempo de visitar diversos criadores a fim de lidar com um criador que joga limpo e é capaz, se necessário, de dizer: "esta raça não é adequada para você, considerando suas condições de vida." O que, infelizmente, nem sempre é o caso!