Um cachorro pode ser trissômico?
A Trissomia 21, também conhecida como Síndrome de Down, é uma anomalia cromossômica comum em seres humanos. A organização dos cromossomos nos animais é diferente da dos seres humanos, e embora possam sofrer de alteração genética ou trissomia de um cromossomo, os cães não podem sofrer da Trissomia 21. Por que isso acontece? Quais sintomas em cães poderiam sugerir a presença de trissomia?
O que é a Trissomia 21?
Como seres humanos, possuímos informações genéticas contidas em nossos cromossomos. Eles contêm nossa sequência genética e determinam a natureza do nosso organismo. Por isso, muitas vezes, as patologias estão presentes nesses cromossomos.
Um ser humano tem 23 pares de cromossomos. A Trissomia 21 é uma alteração genética. De fato, pessoas com Trissomia 21 têm uma cópia adicional do cromossomo 21. Ou seja, têm três cromossomos em vez de dois.
Essa alteração genética é responsável pelas características físicas reconhecíveis das pessoas com trissomia e pode ser acompanhada por deficiência cognitiva, crescimento mais lento e também um risco maior de sofrer de outras doenças.
O cão pode sofrer de trissomia?
A organização dos cromossomos é diferente nos animais. As pares de cromossomos variam de acordo com cada espécie. Consequentemente, a duplicação de todo ou parte do cromossomo 21 teria efeitos diferentes nas duas espécies.
No entanto, como eles também possuem sequências genéticas organizadas em cromossomos, eles podem sofrer de trissomia de um cromossomo. Isso é observado através de dificuldades cognitivas e/ou fisiológicas.
Embora geneticamente cães e seres humanos tenham muitas semelhanças, existem diferenças importantes. Como o fato de que humanos têm 23 pares de cromossomos e cães, 39. Isso significa que a cópia do cromossomo 21 teria efeitos diferentes.
Portanto, pode-se afirmar que o cão, assim como outros animais, pode sofrer de trissomia, mas não de trissomia 21, causada por uma terceira cópia do cromossomo 21, o que é tipicamente humano.
Condições semelhantes à Trissomia 21 em cães
Algumas condições congênitas ou de desenvolvimento são comumente diagnosticadas em cães e apresentam algumas semelhanças com a Síndrome de Down. Por exemplo, a hipotireoidismo congênito, causado por níveis baixos ou completamente ausentes de hormônios tireoidianos. Isso resulta em fatores como:
- Um crescimento mais lento, resultando em um tamanho menor
- Uma cabeça larga e membros curtos
- Tônus muscular fraco
- Marcha anormal
- Abertura tardia dos olhos e orelhas
- Atraso na erupção dos dentes
- Estagnação mental
Outros distúrbios que podem sugerir a presença de trissomia 21 em cães incluem nanismo pituitário, hidrocefalia congênita, ou deficiência de hormônio do crescimento.
Em qualquer caso, se você notar que seu cão não está se comportando normalmente, fale com seu veterinário. Apenas ele pode recomendar um plano de diagnóstico adequado e fazer recomendações de tratamento após o diagnóstico.
A Trissomia 21, portanto, é uma doença que afeta apenas seres humanos, pois afeta especificamente o cromossomo 21.
Assim, a Trissomia 21 em animais não existe. No entanto, seu cão pode sofrer de distúrbios congênitos, que podem se assemelhar à Trissomia 21. De qualquer forma, isso não diminui a lealdade e o amor que seu animal tem por você.