site-logo

Você é mais cuidadoso ao dirigir com o seu cachorro?

Você é mais cuidadoso ao dirigir com o seu cachorro?
CN
Por Gabriela, especialista no tema Cachorro

Dirigir enquanto se está acompanhado por seu cão exige precauções. Você adota uma direção mais segura nessa situação? Segundo um estudo de uma montadora espanhola divulgado por uma companhia multimídia digital que trata de automóveis, revela que "os cães têm um efeito positivo nos motoristas", podendo assim "reduzir o estresse ao volante e incentivar uma condução mais segura". Isso se aplica aos motoristas britânicos. E você? É o momento de relembrar também algumas medidas simples para dirigir com segurança.

O site motor1.com, que publica informações sobre tudo relacionado à indústria automobilística, mencionou um estudo da montadora espanhola Seat UK. Desta vez, não é uma questão de desempenho técnico!

Trata-se da presença de um cão e do impacto que isso pode ter na maneira de dirigir, que está no centro deste estudo.

O estudo observa, portanto, que mais da metade dos motoristas e donos de cães (54%) afirmam dirigir com mais cautela quando estão viajando com seu animal de estimação. Isso é ainda mais verdade para os motoristas jovens (18-24 anos), com 69% deles afirmando prestar mais atenção ao volante quando estão na companhia de seu cão.

Motoristas Mais Velhos Menos Cautelosos com Seus Cães no Carro

Ao contrário, os motoristas mais velhos são menos cautelosos: apenas 42% dos maiores de 55 anos afirmam ser mais prudentes ao volante.

Conforme este estudo divulgado por motor1.com, os motoristas de Londres e do Nordeste são os mais propensos a mudar seu comportamento com seu cão no carro, com 70% e 66% dos entrevistados, respectivamente. Além disso, ter um cão no carro tem outra vantagem, já que 35% afirmam que isso reduziria seu estresse ao dirigir.

Menos Estresse ao Dirigir com Seu Cão

"Todos sabem que os britânicos são apaixonados por cães", comenta Nigel Griggs, chefe de pós-venda na Seat UK. "No entanto, este estudo confirma que ter seu melhor amigo no carro contribui para uma direção mais segura, enquanto reduz o nível de estresse."

Imagem de cachorro

Regras para Dirigir com Segurança com Seu Cão no Carro

  • De fato, adote uma condução zen... sem freadas bruscas ou movimentos abruptos.
  • O veículo deve ser bem ventilado, sem que o cão coloque a cabeça para fora de uma janela aberta enquanto você dirige. Ele pode se ferir com um projétil ou sofrer de conjuntivite ou otite posteriormente.
  • Coloque, quando possível, seu cão no banco traseiro, separado por uma grade de ferro adequada que se encontra no comércio (essa separação também existe na forma de rede).
  • O ideal é usar uma caixa de transporte com um forro confortável. Pode-se colocar seu brinquedo favorito, bem como fixar um recipiente com água fresca.
  • Seu cão pode estar estressado por viajar de carro. Nem todos apreciam. Você pode usar feromônios naturais disponíveis na clínica do seu veterinário.
  • Seu cão sofre de enjoo? Seu veterinário poderá prescrever um tratamento adequado, cuja eficácia você testará antes de fazer uma longa viagem e que, portanto, poderá ser alterado. Medicinas "suaves" (homeopatia, acupuntura, fitoterapia - extratos de plantas -, aromaterapia - óleos essenciais -, gemoterapia - brotos e rebentos jovens) também podem ajudar a tratar o enjoo de transporte no cão.
  • Para que seu companheiro viaje no banco traseiro, você também pode encontrar no mercado cintos de segurança projetados para cães.
  • De qualquer maneira, nunca deixe seu cão perambular solto no veículo. Em caso de colisão, um cão - ou gato - solto no habitáculo pode (assim como uma bagagem) se machucar ou machucar um dos passageiros: seu peso é multiplicado por 25 em um impacto a 50 km/h!
  • Faça pausas regulares - a cada 2 horas, como para você - tomando cuidado ao abrir a porta ou o porta-malas para evitar qualquer risco de fuga.
  • Por fim, nunca deixe seu cão sozinho no carro. Não apenas contra os riscos de roubo, mas também e principalmente para evitar, em altas temperaturas externas, o golpe de calor, uma verdadeira emergência veterinária. Mesmo que seu veículo esteja estacionado na sombra, mesmo se o tempo estiver nublado.
  • Todos esses conselhos também valem para o seu gato que viaja de carro.

Boa viagem!

Outros artigos sobre o tema Cachorro