site-logo

Areia para gato: qual escolher?

Areia para gato: qual escolher?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

O gato é um animal que preza pela sua higiene. Ele não considera fazer suas necessidades em qualquer lugar ou sob quaisquer condições. É por isso que a escolha de sua areia é importante para o seu bem-estar. Mas entre areia mineral, vegetal, aglomerante, etc., como saber qual escolher? Não existe areia certa ou errada. O mais importante é que ela seja apropriada para o gato e para você, como dono, para evitar maus odores na casa. Assim, fizemos um pequeno resumo dos diferentes tipos de areias disponíveis no mercado.

Os Diferentes Tipos de Areias para Gatos

Existem vários, para todos os gostos e para todos os bolsos.

Areia Mineral

É a mais comum, mas também a mais barata. No entanto, deve ser renovada muito regularmente (1 a 2 vezes por semana); caso contrário, seu gato pode acabar fazendo suas necessidades em outro lugar… Ela se apresenta em forma de pequenos grânulos, retém bem os odores e é muito absorvente. Mas gera muita poeira, que pode ser tóxica para o gato, especialmente se tiver problemas respiratórios, mas também para você!

Areia Aglomerante

Os donos de gatos gostam dessa areia, pois é prática de usar. Ela é composta de argila natural reduzida a pó e aglomera a urina do gato em bolas compactas fáceis de limpar. Também é econômica, pois você só remove a areia suja.

Areia Vegetal

A areia vegetal é biodegradável e é composta de fibras vegetais, madeira, palha ou cânhamo, e se apresenta em forma de pedaços ou granulados. É um pouco mais cara do que a areia mineral, mas igualmente absorvente. Os odores são controlados e ela não gera poeira. A desvantagem pode ser que, sob forma de fibras, elas podem grudar nas patas do gato, que pode então evitar sua areia. Se for o caso, prefira os granulados, menos voláteis.

Areia de Cristais ou Sílica

Esta areia é a mais cara do mercado. Algumas têm uma grande capacidade de absorção, o que permite trocar a areia apenas uma vez por mês. Os cristais de sílica absorvem a urina do gato e, quando se tornam amarelos, é hora de trocar a areia.

Imagem de gato

Areia de Papel

Faz parte das areias totalmente biodegradáveis e é feita a partir de papel reciclado. Ela não gera poeira e não fica grudada nas patas dos gatos, o que os felinos apreciam. Este tipo de areia apresenta uma muito boa capacidade de absorção e contém bem os odores.

Como Escolher Bem a Areia para Seu Gato?

Alguns critérios devem ser levados em conta, como:

  • o preço
  • a ausência de poeira se seu gato sofre de problemas pulmonares
  • a capacidade da areia de reter odores
  • a relação peso/eficácia/preço

Mas, no final das contas, nenhuma areia é melhor ou pior do que a outra. O mais importante é que ela seja adequada para o seu gato!

Atenção às areias perfumadas, que podem não ser apreciadas pelos nossos amigos felinos. De fato, o olfato do gato é muito mais desenvolvido do que o nosso, e ele precisa sentir seus odores quando urina ou defeca. Uma areia perfumada pode desestabilizá-lo e ele pode então fazer suas necessidades em outro lugar.

Por Que Meu Gato Não Usa Sua Areia?

Pode haver várias razões para isso:

  • a areia está "muito limpa": se você a limpa muito frequentemente, o gato não encontra seus odores
  • ou, pelo contrário, ela está muito suja e os odores o repelem
  • você trocou de areia e seu felino talvez não aprecie a textura da nova areia. Se precisar mudar o tipo de areia, faça-o de forma gradual, como faria para uma mudança de alimentação
  • seu gato pode estar com dor ao urinar e associa isso à areia. Se esse for o caso, não hesite em consultar seu veterinário.
  • o local da caixa de areia não é do agrado dele: o gato prefere fazer suas necessidades em um espaço aberto e calmo. Evite, portanto, as caixas de areia muito pequenas ou fechadas, que alguns felinos não apreciam de todo. E evite colocar a caixa de areia perto da máquina de lavar ou de um corredor de passagem.

Entendendo isso, a escolha de uma boa areia deve ser feita principalmente de acordo com seu orçamento, mas também com seu felino. Ele sozinho irá mostrar se prefere este ou aquele tipo de areia e, como bom dono, você entenderá facilmente os desejos de seu companheiro.

Outros artigos sobre o tema Gato