site-logo

Como fotografar seu gato como um profissional?

Como fotografar seu gato como um profissional?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Os gatos são frequentemente adoráveis e adotam posições que queremos eternizar por meio de fotografias. No entanto, pode acontecer de seu gato não ser muito cooperativo e as fotos não saírem como você deseja. Então, como fotografar seu gato sem ser um profissional? Existem várias dicas para conseguir fotos maravilhosas.

Como Preparar seu Gato para uma Sessão de Fotos?

Para preparar o seu felino para uma sessão de fotos, comece por escová-lo, limpar os olhos e os ouvidos, para que ele tenha uma aparência impecável. Se desejar adicionar acessórios, como uma coleira bonita, um lacinho ou algo do gosto, é melhor que ele já esteja acostumado, evitando que ele passe todo o tempo tentando tirar o acessório durante a sessão.

Evite dar comida e água nas horas que antecedem, caso você tenha planejado um horário e um local específico para as fotos. Isso impedirá que ele queira fazer suas necessidades, mas também que ainda esteja com fome o suficiente para ser atraído pelas guloseimas para gatos que você oferecerá para chamar sua atenção ou recompensá-lo após um bom clique!

O gato, ao contrário do cão, nem sempre é muito atento ou cooperativo. Portanto, é preciso também ter paciência. Não hesite em usar seu brinquedo favorito, caixas, almofadas ou cestos que ele goste para tentar fazer com que se acomode tranquilamente e não se mexa.

Fotografando seu Gato: Internamente ou ao Ar Livre?

Para tirar uma bela foto interna do seu gato, escolha um belo cenário para destacá-lo de maneira natural. Escolha um local da casa onde haja muita luz. Isso também evitará o uso do flash, que pode perturbar o gato e fazer com que seus olhos fiquem vermelhos. Você pode colocar seu gato sobre um lençol para ter um fundo uniforme, caso o local escolhido não o valorize suficientemente.

Imagem de gato

Para fotos externas, será mais difícil definir um local específico. De fato, ao ar livre o instinto do gato pode prevalecer, e seu felino estará atento a qualquer barulho ou movimento. É melhor se acomodar em algum lugar no seu jardim, não muito longe dele, preparar seu objetivo, seu zoom e ser rápido na tomada de fotos! O modo burst das câmeras pode ser realmente muito útil neste tipo de situação.

Como Tirar Belas Fotos do seu Gato?

Algumas recomendações para tirar belas fotos do seu pequeno felino:

  • Coloque-se à altura do seu animal: abaixe-se se ele estiver em sua cesta, em uma almofada no chão, etc. Ou você pode elevá-lo colocando-o em uma mesa, cadeira, poltrona, uma solução um pouco mais confortável para você! Além disso, estar na altura do seu gato permite atrair seu olhar mais facilmente.

  • Uma dica para destacar seu gato é desfocar o fundo, tentando manter o rosto do seu felino o mais nítido possível. O foco deve estar nos olhos do gato, o que atrairá o olhar do espectador.

  • Se a iluminação for ruim, você não obterá fotos bonitas. Certifique-se de ter o máximo de luz natural possível, perto de uma janela internamente ou no jardim. Para evitar sombras, não fique de costas para a luz, mas tire fotos do lado em relação ao sol ou à janela.

  • Seja criativo ao tentar diferentes ângulos de foto para capturar sua atenção e obter a melhor expressão possível. A paciência é então uma boa aliada, pois nem sempre é fácil fotografar um gato!

Independente de seu gato ter sido colaborativo ou não, não esqueça de recompensá-lo no fim com carinhos e/ou petiscos, para que ele associe esse momento a algo positivo. Lembre-se de que ele é um animal, que não sabe o que é uma foto e certamente não entende o que você espera dele. E, no fim das contas, a foto mais bonita, não seria aquela que você capturou espontaneamente? Ela pode, por exemplo, servir para enriquecer suas redes sociais, como aquele globetrotter que fotografou seu gato durante suas escapadas.

Outros artigos sobre o tema Gato