site-logo

Como oferecer um novo alimento ao seu gato?

Como oferecer um novo alimento ao seu gato?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Seu filhote de gato cresceu. Agora é o momento de trocar para um tipo de alimento mais adequado às suas necessidades. A introdução de um novo alimento deve ser sempre feita de forma gradual, mesmo que seu filhote ou gato pareça gostar dele. Isso diminuirá os riscos de ele desenvolver problemas estomacais devido à mudança de alimentação. As mudanças na dieta afetam os animais de maneiras diferentes, por isso é importante gerenciar bem a transição. Em geral, os gatos têm hábitos bem definidos. O seu pode precisar de ajuda para mudar de alimentação, especialmente se estiver acostumado a um tipo específico de comida. O mesmo se aplica se o seu gato está acostumado a uma dieta variada e o veterinário recomendou um tipo especial de alimentação por razões clínicas, como alergias, problemas renais ou necessidade de perda de peso.

Facilitando a Transição

Aqui estão algumas sugestões para facilitar a transição de uma alimentação para outra:

  • Realizar a transição do antigo para o novo alimento gradualmente, ao longo de um período de 7 dias.
  • Aumentar diariamente a proporção do novo alimento adulto, diminuindo proporcionalmente a do antigo, até que se ofereça uma porção completa do novo alimento.
  • Se necessário, para aumentar a aceitação, quando usar patê, aqueça-o até a temperatura corporal, mas não mais que isso. A maioria dos gatos prefere comer o patê ligeiramente aquecido, o que pode realçar seu aroma e textura.
  • Evite oferecer alimentos refrigerados.
  • Se necessário, mude a textura do patê adicionando uma pequena quantidade de água quente para amolecê-lo e facilitar a mistura do alimento antigo com o novo.
  • Não ceda à tentação de adicionar restos de comida da mesa ao novo regime. A maioria dos gatos acabará comendo esses alimentos em vez dos seus, o que pode desenvolver maus hábitos a longo prazo.
  • Para gatos muito exigentes, tente oferecer o novo alimento à mão, como um petisco. Isso reforçará a ligação positiva entre o dono, o gato e o novo alimento.
  • Mantenha sempre disponível um recipiente com água fresca.
  • Nenhum gato deve ser subalimentado enquanto você tenta introduzir um novo tipo de alimentação.
  • Se estiver realmente difícil mudar a alimentação do seu gato, converse com o seu veterinário e peça algumas dicas para ajudar.
Imagem de gato

Mudança de Alimentação por Motivos Médicos

Se seu gato precisou mudar de alimentação por motivo médico, é importante seguir todos os conselhos do seu veterinário. O apetite pode ser afetado pela doença, por isso fale com seu veterinário, que oferecerá conselhos específicos para a dieta do seu gato.

Outros artigos sobre o tema Gato