site-logo

Como tratar uma ferida no seu gato?

Como tratar uma ferida no seu gato?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Seu gato se machucou ou está ferido? Você notou a presença de uma ferida. Como limpar, desinfetar e tratar uma ferida no seu gato? Se for superficial, falamos então de uma ferida simples, você pode fazer isso por conta própria. Aqui estão os passos corretos.

Em que condição você pode tratar uma ferida simples no seu gato?

Para limpar uma ferida no seu gato por conta própria, é necessário que ela seja superficial ou ainda dita "simples" no jargão veterinário.

Na menor dúvida ou se a ferida for profunda, a única coisa a fazer é chegar o mais rápido possível ao seu veterinário.

Como diferenciar entre uma ferida superficial e uma ferida profunda no seu gato?

  • Uma ferida simples, superficial ocorre em caso de um arranhão, corte, escoriação, ou ainda abrasão, por exemplo. Sem perda de sangue ou então realmente pouco significativa. Mas ainda é necessário agir rapidamente.
  • Com uma ferida profunda, há também risco de infecção. Frequentemente, uma ferida grave sangra e os tecidos sob a pele podem ser aparentes. Um pouco como se você se cortasse profundamente.

Quais são os passos e etapas a seguir para tratar uma ferida no seu gato?

  • Lave bem as mãos com água e sabão ou então com gel hidroalcoólico. Você pode usar luvas se tiver, para evitar o contato com a ferida.
  • Corte os pelos ao redor da área afetada, isso tornará a limpeza mais fácil e eficaz. Use preferencialmente tesouras com ponta arredondada para não ferir seu gato. Especialmente se ele for pouco cooperativo, o que é compreensível.
  • Que produto usar para desinfetar? Com Betadine, por exemplo, um desinfetante que é frequentemente colocado em farmácias domésticas. Ou então um desinfetante que não arde, recomendado pelo seu veterinário e que você fez questão de colocar na caixa de primeiros socorros do seu gato. Evite desinfetantes coloridos e álcool.
  • Uma vez limpa, proteja a ferida do seu gato com um curativo adesivo. Este será composto por uma compressa estéril (não algodão) mantida por uma bandagem.
Imagem de gato

Até a completa cura da ferida no seu gato

Você deve vigiar enquanto a ferida cicatriza para que seu gato não tente tirar o curativo e não lamber. Se isso acontecer, será necessário equipá-lo com um colar elizabetano.

Até que a ferida esteja completamente curada, o curativo deve ser trocado todos os dias. Se depois de alguns dias a ferida não parecer cicatrizar, marque uma consulta com o seu veterinário.

Lesões de todos os tipos são cobertas pelo seguro de saúde do gato.

Material necessário para tratar uma ferida no seu gato: seja prevenido

Além disso, os produtos e acessórios de cuidados necessários a serem colocados no kit de primeiros socorros do seu gato podem ser comprados no seu veterinário usando o orçamento de prevenção.

Ao ser prevenido e montar o kit de primeiros socorros do seu gato, você não será pego despreparado se ele se machucar. Assim, você poderá ter certeza de ter o material necessário para intervir rapidamente.

Outros artigos sobre o tema Gato