site-logo

Como viajar com tranquilidade com meu gato?

Como viajar com tranquilidade com meu gato?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Os gatos não são grandes viajantes. No entanto, viajar com o seu gato é totalmente possível! Contudo, é necessário planejar com antecedência e seguir algumas boas práticas.

Acostume seu Gato a Viajar Desde Cedo

Para se preparar para futuras viagens com seu gato, aumente suas chances de sucesso. Portanto, acostume e familiarize seu gato com sua caixa de transporte ou bolsa de transporte o mais cedo possível. Isso facilitará muito as coisas mais tarde.

As "simples" consultas ao veterinário para as primeiras vacinas podem ajudar a acostumar o gato a se deslocar.

Depois, você deve aumentar gradualmente os tempos de transporte, como durante um fim de semana na casa de amigos, tomando todas as precauções necessárias uma vez lá.

Para uma Semana de Férias, Vale a Pena Levar seu Gato?

No entanto, viajar por uma semana, como para curtas férias com seu gato, muitas vezes não vale a pena. É preciso avaliar os benefícios e desvantagens. Leve em consideração o tempo gasto em transportes e a estadia no destino.

Nem todos os gatos são caseiros, mas também não gostam de mudar de ambiente. Muitas vezes é melhor encontrar alguém de confiança entre seus conhecidos, vizinhos ou até mesmo um jovem procurando um trabalho de verão para cuidar do gato. Isso também promove a solidariedade.

Escolhendo o Acessório de Transporte Certo para seu Gato

Para viajar com seu gato, várias opções estão disponíveis na escolha do acessório de transporte:

  • Uma caixa de transporte. Coloque uma capa no fundo e um tecido fleece macio por baixo. Se necessário, como em exposições de gatos, você pode cobrir a caixa com um cobertor. Isso não impede o gato de respirar e o escuro pode acalmá-lo.
  • Uma bolsa de transporte,
  • Uma mochila projetada especificamente para gatos,
  • Uma cesta de vime. Ela pode ser colocada em uma bandeja forrada com um pouco de areia. No entanto, cuidado, adverte o veterinário: alguns gatos podem mastigar o vime, com o risco de quebrar as fechaduras.
Imagem de gato

Em todos os casos, o acessório de transporte deve ser ergonômico e adaptado ao tamanho do seu animal de estimação.

Dica importante! Cuidado ao preparar suas malas. Não as deixe abertas. Pois seu gato pode lhe fazer uma surpresa. "Uma mala aberta é praticamente um convite!" Com a mala aberta, um "presentinho" do seu gato pode acontecer rapidamente.

No Carro, Onde Colocar a Caixa de Transporte do seu Gato?

Não basta apenas que seu gato esteja bem acomodado em sua caixa (ou bolsa) de transporte, é também essencial colocá-la no lugar certo durante deslocamentos de carro:

  • Ao pé do passageiro da frente,
  • Ou no chão atrás.

Serão necessárias pausas e é preciso ter muito cuidado ao tirar seu gato da caixa, se por exemplo ele estiver acostumado com uma coleira peitoral.

Durante períodos de calor ou ondas de calor, é especialmente importante ter cuidado para evitar que seu gato sofra um golpe de calor, uma verdadeira emergência veterinária.

Como Evitar que seu Gato Fique Estressado?

Se o seu gato fica ansioso e teme deslocamentos, pode-se recorrer a suplementos alimentares ou mesmo feromônios naturais para desestressá-lo. Todos os conselhos e recomendações podem ser dados pelo seu veterinário ou sua equipe. Um gato estressado pode, por exemplo, miar durante toda a viagem! É melhor evitar. Na estrada, dirija calmamente.

Finalmente, janelas, varandas, terraços...: Uma vez no destino, é necessário garantir a segurança do seu gato evitando qualquer risco de queda em um ambiente de férias que pode conter perigos desconhecidos.

Outros artigos sobre o tema Gato