site-logo

Como você escova seu gato?

Como você escova seu gato?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Quando você adota um gato como animal de estimação, você se compromete a passar tempo com ele e a dar a ele o melhor cuidado possível. A escovação é, obviamente, um deles! Mas você sabe como escovar seu gato corretamente? Sugerimos que você descubra a melhor maneira de escovar seu gato, dependendo de suas características.

Por que os gatos devem ser escovados?

Queda de cabelo

Os gatos trocam de pelo regularmente, com exceção das raças sem pelos, que não trocam... A perda de pelos é acentuada durante a muda, geralmente duas vezes por ano, na primavera e no outono. Isso envolve a renovação de uma grande parte da pelagem do gato, de modo que os pêlos "velhos" têm muito mais probabilidade de morrer e cair.

Na natureza, um gato selvagem elimina seus pelos mortos sozinho por meio de suas atividades físicas e esfregando-se nos troncos das árvores, por exemplo.

Esse não é necessariamente o caso de um gato de estimação, especialmente se ele vive em um apartamento. Deve-se observar que, nesse caso, a perda de pelos é bastante contínua ao longo do ano e a diferença com os períodos de muda é menos perceptível do que em um gato que vive na natureza, que está mais sujeito a variações sazonais e de temperatura.

O principal objetivo da escovação do gato é ajudá-lo a remover os pelos mortos da pelagem. O objetivo é evitar que ele engula uma grande quantidade de pelos quando se lambe. Se ele engolir uma quantidade excessiva, formará bolas de pelo no estômago, que ele tentará evacuar vomitando.

nós

A segunda vantagem de escovar seu gato é que isso evita a formação de emaranhados ou os remove, caso já tenham se formado. Isso se aplica mais às raças de pelo longo do que às de pelo curto. Evitar a formação de emaranhados significa que a pelagem de seu gato permanece saudável e bonita.

Quanto mais velho for o nó, mais difícil será removê-lo sem ter que cortar o tufo de pelo, portanto, talvez seja necessário chamar um profissional de tosa ou um veterinário. Um nó também favorece o desenvolvimento de parasitas, que encontrarão nele um esconderijo ideal, e o aparecimento de problemas de pele.

Os nós também impedem que a pele do seu gato respire adequadamente, levando ao aumento da produção de sebo, caspa e inflamação.

Parasitas e problemas de pele

A escovação com um pente de dentes finos apropriado é eficaz para detectar e remover parasitas externos que se refugiaram na pelagem. Esses parasitas incluem principalmente pulgas, carrapatos e piolhos.

Além disso, ao escovar o gato, você inspeciona a pelagem minuciosamente e detecta qualquer problema de pele: vermelhidão, crescimento anormal de pelos em determinadas áreas, etc. Se esse for o caso, marque uma consulta com o veterinário.

Finalmente, escovar seu gato regularmente, especialmente se ele tiver pelos longos, simplesmente o ajuda a manter uma pelagem bonita!

Imagem de gato

Como escovar seu gato corretamente

O equipamento certo

O equipamento usado para as sessões de escovação será adaptado a :

  • o tamanho de seu gato
  • o comprimento de seus pelos
  • o objetivo da sessão de escovação: desembaraçar, detectar parasitas, dar brilho à pelagem.

Existem diferentes escovas e pentes para atender a esses critérios. Por exemplo, você encontrará uma escova para gatos especialmente projetada para desembaraçar a pelagem e remover os nós que estão se formando. Você também pode usar os dedos para remover os primeiros pedaços de pelo antes de usar a escova.

Depois de desembaraçar os pelos, você pode usar um pente de dentes mais finos para verificar se há parasitas na pelagem e removê-los, se necessário.

Por fim, você pode terminar a sessão com uma escova macia para dar brilho à pelagem, especialmente se ela tiver pelos longos.

Frequência de escovação

Gatos de pelo longo (persa, angorá turco, birmanês, maine coon etc.) devem ser escovados todos os dias. Ao desembaraçar a pelagem do seu felino diariamente, você pode evitar a formação de nós. E é sempre melhor escovar e pentear o gato antes que os nós se formem, em vez de ter que desembaraçá-los!

Por outro lado, um gato que não consegue mais se cuidar normalmente, seja porque está doente ou porque está ficando velho, ficará encantado com uma sessão diária de escovação. De fato, quando os gatos se lambem, eles ajudam a eliminar os pelos mortos e a desembaraçar. Se ele não puder mais fazer isso, você pode assumir o controle escovando-o todos os dias.

A escovação diária também é altamente recomendada durante a muda! Durante esse período, há muita perda de pelos e você pode contribuir para o bem-estar do seu gato escovando-o todos os dias para remover os pelos mortos.

Para um gato com pelo curto, a escovação uma vez por semana é tudo o que é necessário fora do período de muda.

Também é aconselhável escovar seu animal de estimação após cada passeio ao ar livre:

  • Para um gato de pelo longo, você evitará emaranhados de pêlos desembaraçando imediatamente a pelagem que pode ter ficado emaranhada com a atividade do gato,
  • Seja qual for o tipo de pelagem, você pode verificar se nenhum parasita se alojou no meio do pelo.

Acostumando seu gato às sessões de escovação

Assim que seu gato chegar em casa, acostume-o às sessões de escovação. Quanto mais cedo você começar, especialmente se for um filhote, mais o gato deixará que você o limpe. Ele até achará as sessões agradáveis, e elas serão momentos de interação e vínculo entre vocês.

Para um gato adulto, comece com sessões curtas, precedidas e seguidas de carícias e abraços! Quando ele permitir que você faça isso, recompense-o com um pequeno petisco (dê de vez em quando). Dessa forma, ele associará a escovação a algo positivo.

Em seguida, aumente a duração de cada sessão para que você possa escovar todas as partes do corpo dele.

Além da escovação, há outra rotina de cuidados que pode ser realizada, especialmente para um gato de pelo liso: aparar as unhas. Mesmo com um poste para arranhar e uma árvore para gatos, os gatos nem sempre têm a oportunidade de desgastar suas garras.

Você também pode cuidar dos dentes do seu pequeno companheiro, por exemplo, dando-lhe ração como alimento básico, o que retarda o aparecimento de tártaro. Há também produtos de higiene bucal para gatos que podem ser dados como petiscos. Eles têm uma ação abrasiva sobre os dentes.

Você também deve acostumar o gato a limpar os olhos e as orelhas.

Portanto, acostumando seu gato à escovação desde cedo e usando o equipamento certo, você tornará as sessões de escovação mais agradáveis para você e seu gato!

Outros artigos sobre o tema Gato