Comportamento: por que os gatos gostam de caixas?
Gatos adoram, entre outras coisas, caixas, nas quais eles gostam de brincar. Um site explica a razão dessa "paixão", ou até mesmo "vício" que os gatos demonstram.
A Importância do Brincar
Brincar é essencial para o gato, tanto para se ocupar na ausência de seu dono quanto para combater a sedentariedade e a obesidade. Isso é especialmente verdadeiro para o gato de apartamento, que não tem acesso ao exterior.
Uma árvore para gatos serve perfeitamente. Hoje em dia, existem até árvores para gatos em kit, que você pode montar sozinho e modulares.
E as Caixas, Por que São Tão Fascinantes?
Mas por que eles adoram caixas?
O site Wired.com oferece algumas respostas. Será porque eles gostam de se emboscar, como todo bom predador à espera de sua presa?
"Caixas são um bom lugar para se esconder e observar suas presas", afirma o site.
Mais do que uma Paixão, uma Necessidade
Mas Claudia Vinke, uma veterinária entrevistada pelo site, vai além e afirma que "os gatos não apenas gostam de caixas, eles precisam delas".
Segundo ela, gatos que podem se esconder em caixas ficam menos estressados "e mais inclinados a interagir com humanos".
Caixas: um Local Seguro e Anti-stress
Uma caixa então representa "uma zona segura, onde as fontes de ansiedade, hostilidade e atenção indesejada simplesmente desaparecem".
Isso ajuda o gato, explica o site, a lidar com certos conflitos que não são capazes de resolver.
Também uma Questão de Conforto Térmico
Então, por que eles parecem tão "zen" e tranquilos enquanto se refugiam em uma caixa?
É uma questão de conforto. O site indica que a temperatura ideal de conforto para os gatos varia entre 30 e 36°.
Isso também explica por que gostam de ficar perto dos radiadores da casa. Existem até "cestos" de dormir que podem ser presos aos sistemas de aquecimento.
As caixas, assim como outros lugares fechados e pequenos, permitem aos gatos manter seu calor.
"As caixas são isolantes, reduzem o estresse, são zonas de conforto, onde os gatos podem se esconder, relaxar, dormir e ocasionalmente lançar um ataque contra os gigantes e imprevisíveis macacos com os quais vivem": é isso que devemos lembrar!