site-logo

Comportamentos indesejados em gatos: o que fazer?

Comportamentos indesejados em gatos: o que fazer?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

85% dos proprietários de gato já foram confrontados com comportamentos indesejáveis em seus gatos, um sinal pouco conhecido de mal-estar que pode se intensificar durante o período de verão. Quais são as soluções?

É importante sensibilizar os proprietários aos sinais de que as necessidades de seus gatos não estão sendo atendidas. Dessa forma, eles poderão melhorar a qualidade de vida de seus felinos... e a sua própria!

Um Proprietário em Dois Não Percebe um Distúrbio de Comportamento em Seu Gato

Enquanto apenas 35% dos proprietários de gatos acreditam já terem sido confrontados com um distúrbio de comportamento em seu animal de estimação, uma grande maioria (85%) observou pelo menos um comportamento indesejável sem associar esses atos a distúrbios de comportamento:

  • Arranhões no sofá ou paredes (61% dos proprietários entrevistados);
  • Recusa do gato em entrar na caixa de transporte ou estresse do animal durante a viagem (60%);
  • Miados excessivos (46%);
  • Marcação urinária na casa fora da caixa de areia (30%);
  • Lambedura ou arranhadura excessivas resultando em perda de pelo (21%).

Apesar disso, muitos proprietários que observaram um comportamento indesejável (74%) tentaram pelo menos uma solução para remediar e promover o bem-estar de seu animal: compra de novos acessórios como árvore para gatos, tapetes, caixa de areia... (47%), uso de produtos naturais como Feliway ou homeopatia (29%), administração de um medicamento prescrito pelo seu veterinário (20%), consulta com um especialista em comportamento (9%). E 4% deles tomaram a decisão de se separar de seu felino.

Imagem de gato

Gatos Amam Sua Rotina e Seu Lar Onde Têm Seus Hábitos!

A menor perda de referência pode desestabilizar o estado emocional do animal e levar a comportamentos indesejáveis como arranhões, marcação urinária ou agressividade.

O período de verão, propício a mudanças, pode, portanto, ser uma fonte de ansiedade para os gatos.

As Férias de Verão, Fonte de Estresse para o Gato

Durante as férias, os proprietários de gatos precisam encontrar soluções quando se ausentam de casa. Assim, 17% deles escolhem confiar seus gatos a uma família de acolhimento (família, amigos...), 16% os levam para o local de férias e 2% os confiam a uma pensão para gatos. Essas mudanças podem ser muito estressantes para eles e gerar distúrbios de comportamento. Existem soluções para reduzi-las e garantir o bem-estar dos gatos.

O Poder dos Feromônios para Acalmar os Gatos

Os feromônios são substâncias químicas emitidas pela maioria dos animais que são captadas via o órgão vomeronasal localizado no fundo do palato. Estes transmitem informações ao cérebro e são a origem de um comportamento ou de uma reação emocional.

Nos gatos, os feromônios faciais são depositados nos objetos pelo esfregar da cabeça, permitindo-lhes marcar e reconhecer seu território.

Outros artigos sobre o tema Gato