site-logo

Erva, leite, peixe... é indispensável para o gato?

Erva, leite, peixe... é indispensável para o gato?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Alimentação de Gatinhos Órfãos

Um filhote de gato abandonado ou que perdeu a mãe pode ser alimentado com mamadeira. O desmame do gatinho requer atenção especial até os 2 meses de idade.

É vital fornecer leite recomendado pelo veterinário. Deve-se evitar completamente o leite de vaca, assim como o leite de ovelha ou de cabra.

Um leite especial formulado para as necessidades específicas do gatinho deve ser oferecido, conforme as recomendações e orientações do veterinário.

O leite maternizado para gatinhos deve ser preparado no momento da alimentação a uma temperatura de 37°C. Deve-se alimentá-lo cerca de 7 vezes por dia em média até os 8 dias de vida, e depois reduzir uma mamadeira por dia a partir da segunda semana.

Quando o gatinho começar a lamber, o leite pode ser oferecido em uma pequena tigela.

Na 4ª semana, um alimento sólido para gatinhos (também recomendado pelo veterinário) pode ser misturado ao leite. Comece com pequenas quantidades para observar a reação do gatinho.

A Necessidade de Leite na Vida Adulta

Nem todos os gatos adoram leite. Alguns toleram, outros não, podendo ser alérgicos ou intolerantes a ele.

Nem todos os gatos digerem lactose. A incapacidade de digeri-la pode causar distúrbios, como diarreia. É importante consultar um veterinário para determinar a causa exata dos problemas.

E Quanto aos Produtos Lácteos?

O iogurte e os produtos lácteos fermentados contêm menos lactose do que o leite. Portanto, podem ser melhor assimilados por gatos com intolerância... a menos que sejam alérgicos!

A Função da Erva-do-Gato

Na natureza, os gatos podem comer grama para facilitar a digestão e para ajudar a expelir as bolas de pelo ingeridas durante a limpeza.

Imagem de gato

No entanto, um gato não pode se purgar a ponto de eliminar vermes (parasitas internos). A administração de um vermífugo é indispensável, independente se o gato tem acesso ao exterior ou não.

O veterinário ajudará a escolher o vermífugo mais adequado, além de fornecer orientações sobre a frequência e modo de aplicação.

Para um gato que vive em apartamento, há grama para gatos disponível que pode ser deixada à sua disposição.

A erva-do-gato, também conhecida como catnip, pode ter um efeito antiestresse. Mas nem todos os gatos gostam automaticamente!

Escolhendo e Posicionando a Caixa de Areia

O dono pode testar diferentes tipos de areia, mas o gato também pode ter suas preferências. Há uma ampla variedade no mercado.

Uma vez encontrada a areia adequada, é inútil procurar por mudanças.

A caixa de areia deve ser limpa regularmente para não só manter uma boa higiene mas também para verificar a presença de sangue na urina ou fezes, sinais de diarreia ou constipação.

A caixa de areia (com ou sem tampa) deve ser colocada em um local tranquilo, longe de onde o gato se alimenta.

Gato, um Bebedor Moderado?

O gato pode se satisfazer apenas com água. No entanto, se ele gosta de brincar com ela, como ao esperar gotas da torneira, os gatos são conhecidos por beber pouco. Isso pode levar à formação de cálculos, um problema que exige atenção. Colocar vários pontos de água pela casa pode incentivá-lo a beber mais.

Tigelas de Comida em Livre-Acesso

Um alimento seco de qualidade pode ser deixado à vontade. Permitir isso ajuda o gato, que gosta de petiscar e fazer várias refeições por dia, a se alimentar ao longo do dia.

As tigelas podem ser distribuídas pela casa ou apartamento.

Por outro lado, um alimento úmido, mesmo que de qualidade, é menos adequado para ser deixado exposto ao ar por um dia inteiro.

Outros artigos sobre o tema Gato