site-logo

Esterilização/castração do gato: e após a operação?

Esterilização/castração do gato: e após a operação?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Um gato ou uma gata não precisa, de maneira nenhuma, ter filhotes ao menos uma vez na vida. A esterilização da sua gata ou a castração do seu gato contribuirá para o bem-estar e saúde do animal. Estes procedimentos são perfeitamente dominados pelos veterinários. Mas, quais são os cuidados necessários após a operação? Muito poucos! Seu animal estará bem rapidamente, tomando algumas simples precauções.

Benefícios da Esterilização ou Castração

Esterilizar sua gata ou castrar seu gato é altamente recomendável. Estas intervenções ajudam a reduzir significativamente o risco de alguns tipos de câncer (mamário nas fêmeas, de próstata nos machos, por exemplo).

A esterilização e castração também contribuem para o bem-estar do seu animal: eliminam os incômodos relacionados ao cio, diminuem os riscos de fuga, brigas e marcações urinárias.

Precauções Para Machos e Fêmeas

A esterilização e castração são procedimentos "simples". Seu veterinário poderá esclarecer todas as suas dúvidas, se houver alguma. Ele explicará como proceder antes da operação e, após a mesma, como cuidar do seu animal.

No caso dos machos:

Eles geralmente se recuperam mais rapidamente devido à natureza da intervenção. É comum que não seja necessário prescrever medicamentos. Ao retornar para casa, deve-se evitar que ele saia por alguns dias. Se ele não vomitar, um pequeno lanche pode ser oferecido, assim como água.

Imagem de gato

Para as fêmeas:

O processo é um pouco diferente, mas não há motivo para preocupação. Na maioria dos casos, você poderá pegar seu animal no final do dia. Devido à natureza diferente da operação nas fêmeas, seu veterinário pode prescrever antibióticos por alguns dias. Após a operação, mantenha-a em um local tranquilo e quente por um ou dois dias. Não se preocupe se sua gata parecer um pouco cansada ou recusar a comida. Ela normalmente recupera o apetite em 1 a 2 dias.

Cuidados com a Ferida Pós-operatória

É necessário monitorar a ferida para garantir que está limpa e que a liteira esteja sempre higienizada. Importante garantir que a gata não tente lamber ou remover os pontos de sutura.

Após 10 a 12 dias, é recomendável uma consulta para revisão da cicatriz e para remoção dos pontos de sutura.

Gerenciando o Peso Após a Operação

Um dos poucos "contras" pode ser o ganho de peso após a esterilização ou castração. No entanto, isso pode ser gerenciado.

Pese regularmente seu pet e dedique tempo para brincar com ele. Na sua ausência, deixe brinquedos pela casa. Um arranhador, além de oferecer um lugar para o gato observar ou descansar, também permite que ele brinque e se exercite.

Seja qual for o seu espaço, você encontrará em lojas especializadas ou na internet opções que se adequam ao seu gosto e às necessidades do seu gato.

Por fim, consulte o seu veterinário para aconselhamento. Ele pode sugerir um regime alimentar adequado ou indicar um alimento específico para gatos esterilizados/castrados.

Outros artigos sobre o tema Gato