site-logo

Idade do gato em idade humana: como fazer o cálculo?

Idade do gato em idade humana: como fazer o cálculo?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Muitos proprietários se fazem essa pergunta, questionando-se se, assim como dizem sobre o cachorro, basta multiplicar a idade do seu gato por um número para obter sua idade humana. A resposta é não! Aqui está como calcular a idade do seu gato em equivalente humano, levando em conta certos fatores como o seu estilo de vida, saúde, etc.

Como saber a idade média do seu gato e por quanto multiplicar a idade de um gato?

É um costume dizer que para conhecer a idade do cachorro, deve-se multiplicar por 7. E transpõe-se este cálculo para conhecer a idade do gato, o que é totalmente falso! É um equívoco comum.

O gato não tem um crescimento regular. Ele não se desenvolve da mesma maneira que um ser humano. Nos dois primeiros anos, ele cresce muito rápido. Assim, aos 2 anos, isso corresponde a 24 anos em idade humana. Ele é, então, tecnicamente um adulto.

E a partir dos 10 anos, ele envelhece cerca de 4 anos em idade humana a cada ano. Aos 10 anos, ele tem, portanto, 56 anos e alcançará 61 anos em equivalente humano aos 11 anos.

Aos 20 anos, ele é um recordista para nós, pois isso corresponde a 96 anos! Podemos então verdadeiramente considerá-lo como quase centenário.

Essas equivalências são dadas como uma indicação, já que a expectativa de vida de um gato varia bastante, de acordo com suas condições de vida, saúde, raça e alimentação. Esses números são, portanto, aproximativos, pois devem levar em conta muitos fatores.

Correspondência entre a idade do gato e a idade humana: como determinar, calcular e converter a idade real de um gato?

Este quadro de correspondência ajuda a calcular a idade real do seu gato:

Qual é a expectativa de vida de um gato?

A expectativa de vida média de um gato doméstico situa-se hoje, em média, entre 12 e 14 anos. Não é incomum, no entanto, que alguns gatos ultrapassem os 15 anos quando bem cuidados.

O aumento na expectativa de vida dos nossos gatos é explicado pelo fato de que, por um lado, as condições de vida melhoraram muito e, por outro, que a medicina veterinária fez enormes progressos.

E quanto ao cachorro, é a mesma coisa? Para estimar a idade de um cachorro em idade humana, a conversão não ocorre da mesma maneira que o cálculo da idade do gato.

Um filhote de cachorro envelhece 15 vezes mais rápido do que o homem durante seu primeiro ano. Depois, adiciona-se 6 anos durante o segundo ano. E então, adiciona-se aproximadamente 4 anos para cada ano adicional para obter assim a idade do seu cachorro em anos humanos.

Durabilidade: diferenças de longevidade de acordo com a raça…

É verdade que os gatos de raça vivem menos tempo do que os gatos sem raça definida, também chamados de “gatos de rua”. Isso é muitas vezes devido à sua fragilidade devido à sua seleção. Algumas raças, no entanto, batem recordes, como o Sagrado da Birmânia, cuja expectativa de vida é de 16 anos, o que em idade humana é equivalente a 80 anos!

Imagem de gato

O Siamês e o Persa vêm logo atrás com uma expectativa de vida de 14 anos. O Maine Coon, uma raça muito apreciada, tem uma expectativa de vida média de 11 anos.

… e do seu local e estilo de vida Sejamos realistas, a expectativa de vida do seu gato depende muito dos cuidados que você lhe proporciona e do seu estilo de vida. Um gato que vive em casa ou apartamento, que é alimentado e cuidado, tem uma expectativa de vida mais longa do que o gato que vive ao ar livre, procurando sua comida e correndo o risco de ser atropelado por um veículo a qualquer momento. Traumas são, aliás, a causa mais frequente de morte para gatos com menos de 5 anos. Uma gata vive mais tempo do que um macho, em média dois anos.

Então, 14 anos é velho para um gato?

Um gato de 14 anos corresponde, em média, a 72 anos em idade humana. Certamente, ele é um sênior. O importante é monitorar qualquer sinal que, com a idade, deve levar a consultar o veterinário. Como, por exemplo, se o seu gato:

  • perde peso,

  • tem falta de apetite,

  • está menos ativo,

  • urina frequentemente,

  • ouve ou vê menos bem,

  • tende a se isolar...

Recorde de longevidade

Alguns gatos vivem até os 20 anos ou até mais! Regularmente, gatos entram para o Guinness Book batendo recordes de longevidade. Crème Puff, uma gata tigrada, morreu com 38 anos, um recorde registrado no Texas em 2005! Outra gata chamada Poppy havia entrado para o Guinness com 24 anos.

Prevenção, acompanhamento veterinário... Como aumentar a expectativa de vida do meu gato em alguns anos?

Para que seu companheiro viva muito e mantenha uma boa forma física, cuide bem dele. Para isso, várias coisas a monitorar:

  • Em gatos idosos, a insuficiência renal é uma das principais causas de morte. Se ele bebe mais do que o habitual e frequentemente, marque uma consulta com seu veterinário.

  • Monitore seu peso: o excesso de peso em gatos reduz sua expectativa de vida. Você pode variar os grãos com comida úmida, isso traz volume ao estômago e, portanto, uma sensação de saciedade. É importante dar ao gato uma alimentação saudável e balanceada.

  • O gato é considerado idoso a partir de 10/11 anos. Portanto, leve-o uma a duas vezes por ano ao veterinário para um check-up completo e acompanhamento regular.

  • Faça a esterilização: macho ou fêmea, a esterilização ou castração aumenta vários anos à expectativa de vida do seu gato (menos riscos de tumores nas fêmeas, de transmissão de doenças durante o acasalamento, de riscos de acidente para satisfazer seu instinto). A esterilização e ou castração também reduzem os riscos de fugas, brigas, ferimentos...

Para obter a idade do seu gato em idade humana, você não deve multiplicar por 7 como faz para o cachorro. No gato, que envelhece muito rapidamente nos primeiros 24 meses, o cálculo é muito mais complexo! Você verá que os gatos têm uma expectativa de vida por vezes surpreendente. E se, no final, como diz a lenda, o gato realmente tivesse 7 vidas?

Outros artigos sobre o tema Gato