site-logo

Mas por que os gatos têm medo de pepinos?

Mas por que os gatos têm medo de pepinos?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Inúmeros vídeos de gatos que temem pepinos inundam a internet

Os vídeos de gatos que têm medo de pepinos são um sucesso tão grande que se tornaram virais. Apesar desses vídeos distribuídos principalmente no YouTube serem feitos para entreter, ainda é uma péssima ideia e não é correto assustar um gato, independentemente do método utilizado.

Mas a corrida por desafios e curtidas prevaleceu. Assim, vídeos de gatos e seu medo de pepinos são contados aos centenas. Encontra-se até GIFs na internet. E esses vídeos também são destaque nos programas de humor televisivos.

Claro, pode causar risos ver um animal com medo de um simples vegetal; um gato lutando contra um pepino. Em muitos vídeos, o pepino está inerte, apenas colocado no chão, às vezes perto do seu prato de comida. O gato então salta, fugindo a toda velocidade dessa aparição súbita...

Mas por trás dessas cenas, há muitos gatos sendo usados como vítimas de piadas, o que pode levar ao estresse, causando eventualmente distúrbios de comportamento. Isso é contrário ao seu bem-estar.

Por que os gatos se assustam e não gostam de pepinos? Explicação

Na verdade, os gatos não têm especificamente medo desse vegetal. Especialistas estudaram a questão. Segundo eles, é o desconhecido que os assusta. Especialmente no caso dos pepinos nos vídeos, que são colocados sem que o felino saiba. Um efeito surpresa para o animal. E, considerando que os gatos não estão acostumados a ver esse tipo de vegetal em seu ambiente próximo, naturalmente eles saltam para se afastar e se proteger antes de avaliar e analisar a situação.

Apesar do medo, o gato pode muito bem comer pepino. Como outros vegetais, o pepino pode fazer parte de sua dieta, cozido ou cru. Fonte de vitamina K, seu teor de água pode contribuir para a boa hidratação do gato, que bebe pouco, portanto comer pepino não é contraindicado para ele.

Voltando à reação do animal, um cucurbitáceo, família à qual o pepino pertence, também pode assustar esse predador, devido à sua forma que lembra a de uma cobra. O felino reagiria da mesma maneira se uma falsa aranha fosse colocada no chão.

Os gatos podem ter medo de outros vegetais como abobrinha, por exemplo? Independente do vegetal, como uma abobrinha ou até uma berinjela para dar apenas esses exemplos, o fruto como uma banana, ou o objeto desconhecido com o qual ele é surpreendido, o gato pode reagir com medo e se assustar da mesma forma.

Imagem de gato

Naturalmente desconfiado, ele será perturbado da mesma maneira por uma nova pessoa ou animal em seu lar, ruídos, odores...

Como o estresse e o medo se manifestam em um gato?

Os gatos não reagem todos da mesma maneira quando têm medo ou estão estressados. Mas rapidamente podemos identificar os sinais e sintomas que devem ser alertas. Entre eles:

  • Agressividade,
  • Falta de higiene, quando o gato era limpo anteriormente,
  • Raspadinhas,
  • Lambedura e/ou arranhões excessivos,
  • Diminuição ou aumento do apetite,
  • Fuga do contato com o dono, como nas carícias.

Quais riscos para o gato quando se assusta?

O medo pode levar a um comportamento indesejável. Originalmente, um bem-estar ruim para o gato também pode se tornar um problema para o dono que então terá que lidar com as consequências de um distúrbio de comportamento: arranhões, marcações urinárias, falta de higiene, etc. Um distúrbio de comportamento pode ser tal que alguns gatos colocam sua saúde em risco, se machucam ao se lamber ou arranhar excessivamente. Isso pode causar uma ferida que às vezes requer uma consulta com o veterinário.

O desconhecido também pode perturbar um gato

O desconhecido pode facilmente perturbar o felino. É por isso que, às vezes, especialmente aqueles mais sensíveis que outros, a simples mudança de um objeto da casa ou a chegada de um novo móvel pode gerar estresse nele. Um movimento com seu gato pode causar sérios distúrbios. É por isso que é importante preparar essa mudança para que ele possa se adaptar facilmente ao seu novo ambiente, seu novo lar que se tornará seu território.

Para acalmá-lo e combater o estresse, é possível recorrer a feromônios naturais. Peça conselho ao seu veterinário ou à sua equipe.

Assustar o gato com um pepino pode levar a estresse ou a um distúrbio de comportamento mais ou menos grave, o que pode causar um problema de saúde ou agravar um existente. Assustá-lo com qualquer coisa é, portanto, algo a ser evitado. É também respeitar seu companheiro sem submetê-lo a nada que o divirta, mesmo que possa criar buzz, como é o caso aqui.

Outros artigos sobre o tema Gato