site-logo

Meu gato está fazendo xixi por toda parte, o que devo fazer?

Meu gato está fazendo xixi por toda parte, o que devo fazer?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

Por que meu gato faz xixi por toda parte?

Os felinos são conhecidos por serem muito limpos. Para encontrar uma solução a longo prazo para problemas de falta de higiene urinária, é preciso primeiro examinar as possíveis causas do xixi frequente. Vale lembrar que a urina, assim como as fezes, são ferramentas de comunicação que revelam muitas informações sobre o animal. Se seu companheiro mudar de comportamento de um dia para o outro, isso deve chamar sua atenção.

O que é a marcação urinária?

É importante distinguir a falta de higiene (gato que elimina em uma superfície horizontal) da marcação urinária (pequenos jatos de urina em superfícies verticais). Esta última permite que os gatos marquem seu território.

As marcações urinárias não impedem seu companheiro de também urinar na caixa de areia. Este comportamento é frequentemente observado durante períodos de acasalamento. Seu gato não castrado faz xixi por toda parte para atrair fêmeas. Neste caso, você o verá em pé, com a cauda bem erguida.

Problemas de saúde: cistite, diabetes...

Se o problema persistir, consulte seu veterinário. Ele examinará seu animal e verificará seu estado de saúde. Ele fará exames para descartar qualquer problema urinário que possa estar causando o comportamento do seu felino.

Os problemas de saúde que causam distúrbios urinários são relativamente numerosos: cistite, insuficiência renal, inflamação da bexiga ou diabetes. A presença de sangue na urina exige um agendamento urgente de uma consulta com o veterinário.

Você também pode discutir com este profissional a alimentação do seu companheiro. É importante alimentá-lo com alimentos de qualidade e mantê-lo bem hidratado. Isso ajuda a prevenir e tratar a síndrome urológica felina. Isso não se aplica apenas a indivíduos mais velhos.

Mudança de areia

Uma caixa de areia suja ou uma nova areia perfumada? Não procure mais, seu pequeno companheiro é delicado. Você deve oferecer a ele uma caixa limpa e uma areia o mais neutra possível. É recomendado remover as fezes todos os dias e limpar o recipiente pelo menos uma vez por semana.

Para que seu amigo tenha uma caixa de areia limpa, você pode desinfetá-la com água sanitária e enxaguar bem a caixa. Este cheiro que eles apreciam, os incentiva a urinar. Esta caixa deve ter uma higiene perfeita para atrair seu amigo felino e garantir as melhores condições de vida.

A localização da caixa de areia também é muito importante. Assim como você, seu gato precisa de privacidade quando faz suas necessidades. A caixa de areia deve ser colocada em um local calmo e isolado, de fácil acesso e, de preferência, longe de seu local de alimentação.

A própria caixa de areia também é muito importante. Alguns indivíduos gostam deles com uma borda alta ou em forma de casa de banheiro com teto. A caixa deve ser grande o suficiente para que seu gato possa virar e cavar.

Se você acabou de adotar um novo companheiro felino para a família, saiba que alguns apreciam ter seu próprio local de higiene.

Finalmente, existem muitos tipos de areia: aglomerante, mineral, vegetal, com lascas de madeira... É o seu companheiro quem escolhe. Uma vez que a areia é adotada, é recomendado mantê-la, pois a mudança pode perturbar alguns indivíduos.

Por que meu gato começa a fazer xixi por toda parte quando ele era limpo?

Meu gato está estressado

Se a falta de higiene do seu companheiro não é de origem sexual, não está relacionada a um problema médico e não tem sua origem na qualidade ou localização da caixa de areia, há uma grande chance de que o estresse seja a causa. De fato, a eliminação fora da caixa de areia pode indicar que seu animal está se sentindo ansioso. Certos sinais provam que seu companheiro está sentindo ansiedade: ele tem pupilas dilatadas, se alimenta menos, faz sua higiene de forma inadequada...

Um gato é particularmente sensível ao estresse e pode ser perturbado pela menor mudança em seu ambiente (mudança de decoração ou de móveis, mudança de residência, novo membro da família, mudança de areia...). Seu comportamento pode ser alterado e ele pode fazer suas necessidades fora da caixa de areia se estiver ansioso.

Imagem de gato

Antes de falar com um profissional (veterinário e/ou comportamentalista), certifique-se de que sua água, sua comida, sua caixa de areia e seus locais de descanso sejam apropriados. Eles devem estar localizados em um ambiente calmo e limpo. Como os felinos são animais muito limpos, evite colocar sua caixa de areia perto de sua comida ou de seu travesseiro.

Ele acabou de ser esterilizado

Seu animal é esterilizado? Se não, é provável que a marcação seja de origem sexual. Neste caso, a esterilização é a melhor solução. Idealmente, deve ocorrer antes da puberdade, por volta dos 5 meses e meio. Infelizmente, também pode acontecer de ele fazer xixi por toda parte mesmo após a castração.

Meu gato é idoso e urina no chão

A primeira coisa a verificar é se o seu gato ainda tem acesso fácil à sua caixa de areia. Se estiver em um andar ou em um móvel, seu pequeno companheiro simplesmente pode não ter escolha a não ser fazer suas necessidades no chão. Isso é uma das primeiras coisas a verificar em caso de falta de higiene em gatos idosos.

Seu companheiro também pode apresentar sinais de incontinência. Marque uma consulta com seu veterinário para fazer uma avaliação de saúde.

Como parar um gato que faz xixi por toda parte?

Como punir um gato que faz suas necessidades em casa

Para punir um gato, ou pelo menos fazer com que ele entenda que o que está fazendo é proibido, você pode usar um pequeno pistola de água ou de ar. Estes acessórios devem ser usados quando ele é pego em flagrante. Após o fato, isso não tem mais nenhum valor educativo. Seu companheiro associará o jato de ar ou de água à sua ação e assim entenderá que ela é proibida.

Assim como os cães, é estritamente proibido bater em um gato. A crueldade contra animais é punida por lei. Além disso, a violência não tem valor educativo. A benevolência é a base de uma educação, assim como a confiança e a paciência. Se você quer criar um relacionamento amigável que dure no tempo, use jogos ou recompensas em vez de punições.

Como impedi-lo de fazer xixi fora de sua caixa de areia: dicas

  • Não limpe as áreas sujas com água sanitária. Ela tem um poder atrativo sobre os felinos. Javellize antes o fundo da caixa de areia e enxágue antes de enchê-la novamente. Você também pode usar vinagre branco. Para limpar um xixi em um tapete, por exemplo, você pode usar água com gás, mesmo que isso não seja suficiente para remover o odor de urina. Para atenuá-lo, você pode usar bicarbonato de sódio. Para repelir futuras tentativas, você pode aplicar feromônios sintéticos nas áreas a serem protegidas.
  • Ligue um difusor de feromônios naturais na sala em que seu companheiro felino passa a maior parte do tempo (geralmente onde ele dorme). Foi provado que o uso desses produtos reduz a marcação urinária em 90% dos gatos e que os efeitos são notados já na primeira semana de uso.
  • Os felinos usam feromônios para se localizar em seu ambiente. Eles se esfregam em objetos e móveis e espalham sinais de bem-estar. Os difusores reproduzem essas propriedades calmantes. Sua eficácia é cientificamente comprovada. Estes dispositivos existem em sprays ou difusores elétricos. Fale com seu veterinário. Assim, ligue um difusor de feromônios na sala onde ele passa a maior parte do tempo para ajudá-lo a recuperar um pouco de serenidade.
  • Pimenta preta, cítricos e mostarda são repelentes naturais. Você pode distribuí-los nos locais onde seu companheiro urina, isso o impedirá de repetir.

Consultar um comportamentalista

Alguns gatos, por sua vez, adquiriram o hábito de fazer xixi por toda parte há muito tempo, pois são atraídos por certos suportes (toalha de banho, roupa do dono, cama ou sofá, por exemplo). É aconselhável manter esses suportes fora do alcance do seu animal e cobrir suas camas ou sofás: o cheiro de urina atrai os gatos e eles voltam a fazer suas necessidades no mesmo local, mesmo após uma limpeza rigorosa.

Se você não conseguir resolver esse problema, não hesite em consultar um comportamentalista. Uma visita prévia ao seu veterinário é aconselhável. Isso o informará sobre a saúde física do seu companheiro e, assim, verificará se ela é ou não a causa dos problemas urinários.

Esse profissional oferecerá terapias adaptadas que melhorarão a situação.

Outros artigos sobre o tema Gato