Meu gato odeia a sua caixa de transporte. O que fazer?
Muitas vezes, a caixa de transporte é utilizada apenas em momentos que o seu gato associa a experiências pouco agradáveis. Como quando você viaja de férias, mesmo que ele não goste de mudar seu ambiente ou viajar de carro. Ou pior: ir ao veterinário! Como então acostumar seu gato à caixa de transporte? E, principalmente, como fazê-lo entrar sem ser arranhado ou mordido.
Quando a caixa de transporte do seu gato é associada a eventos desagradáveis
Frequentemente, esquecemos de associar a caixa de transporte a um lugar agradável onde ele goste de se refugiar. E isso é um erro! Pois, quando se trata de transportá-lo, enfrentamos dificuldades como:
- Pegá-lo,
- Fazê-lo entrar na caixa de transporte,
- Sentir seu estresse,
- "Aguentá-lo" durante toda a viagem, enquanto ele expressa seu desconforto vocalizando.
É completamente normal que o gato reaja assim.
Em carro, trem... A caixa de transporte para gatos, um acessório de segurança
A caixa de transporte é, de fato, o acessório mais seguro para viagens de carro ou trem, sejam elas longas ou curtas.
No veterinário, ela também oferece segurança na sala de espera em relação a outros animais presentes.
É muito comum que veterinários exijam que os gatos sejam colocados em caixas de transporte durante as consultas. E, se você não tiver uma, muitas clínicas oferecerão uma para o tempo da visita.
Colocar seu gato na caixa para levá-lo ao veterinário pode reduzir um pouco o estresse do animal.
Não espere e acostume seu gatinho a gostar mais da caixa de transporte
Portanto, não espere até que seja tarde demais. É totalmente possível acostumar seu animal à caixa de transporte e fazer com que ele não a veja negativamente. E evitar que ele se esconda sob qualquer móvel quando perceber que você vai pegá-lo para colocá-lo à força na caixa de transporte que você tirou do armazenamento!
Acostume seu gato à caixa desde cedo. Primeiramente, não tire a caixa de transporte apenas para grandes ocasiões!
A caixa deve ter dimensões adequadas para que ele não se sinta apertado. Existem muitos modelos disponíveis em lojas especializadas e sites de venda.
Coloque-a aberta em um local calmo da casa, ou próximo à sua árvore de gato. Coloque algumas de suas guloseimas favoritas dentro, no fundo da caixa.
Claro, ele certamente notará a diferença quando você precisar usar a caixa para transportá-lo. Mas a "punição" poderá ser menos penosa.
Como desestressar um gato na caixa?
Durante a viagem, você pode colocar um cobertor sobre a caixa, deixando visibilidade apenas pela frente para que seu gato se sinta mais seguro.
Se durante a viagem de carro seu gato miar incessantemente: não responda, pois isso só aumentará seu estresse.
Seu gato pode sofrer de enjoo. Nesse caso, consulte seu veterinário, que poderá prescrever um medicamento. Existem também produtos à base de feromônios naturais e suplementos alimentares com propriedades antiestresse.
O gato é astuto. Apesar de todos os seus esforços, ele pode perceber que a caixa de transporte disponível sinaliza uma viagem. Você terá que pegá-lo, algo que muitos donos enfrentam, pois muitas vezes se transforma em uma verdadeira "caça".
Ainda mais difícil quando o gato tem acesso ao exterior e precisa ser mantido dentro de casa para não atrasar uma partida ou uma consulta no veterinário!
Animal agressivo, medroso: como colocar seu gato na caixa ou bolsa de transporte sem ser arranhado ou mordido?
Uma vez que você o pegue, o risco é ser mordido ou arranhado, especialmente se seu gato for um dos mais resistentes. Como segurar e colocar seu gato sem riscos para você?
Uma das maneiras mais práticas é:
- Pegá-lo enrolado, como você faria com uma bola.
- A cabeça do seu gato colocada sob seu cotovelo,
- Uma de suas mãos colocadas sobre seu traseiro.
- Não hesite em segurá-lo firmemente, bem apertado. Ele não poderá arranhar com as patas traseiras nem morder. Além disso, segurá-lo firmemente será mais "confortante" para ele.
- Não pegue seu gato segurando-o pelas axilas das patas dianteiras. É a melhor maneira dele se debater e arranhar.
- Faça seu gato entrar na caixa de transporte com a cabeça primeiro.
- Quanto ao método de pegá-lo pela pele do pescoço, embora possa ser usado em um gatinho, não é recomendado para um gato adulto, especialmente se estiver estressado e irritado!
"Não consigo colocar meu gato na caixa de transporte." Esse é o triste fato sempre que você precisa se deslocar com seu bichinho. Com paciência, mesmo que seu gato não considere esse local seu favorito, você poderá acostumá-lo. Se necessário, recorra a algumas manobras e truques para fazê-lo entrar na caixa de transporte.