site-logo

O que expressa um gato que balança o rabo?

O que expressa um gato que balança o rabo?
CN
Por Mariana, especialista no tema Gato

No entanto, ao contrário do cachorro, o gato que mexe a cauda não está necessariamente feliz. O apêndice caudal do gato é, originalmente, um elemento fundamental para o seu equilíbrio. Mas é também uma maneira de se comunicar com seus semelhantes e conosco, seres humanos! Cada movimento significa algo. Quer saber o que seu companheiro está tentando lhe dizer? Então, leia atentamente as informações a seguir.

O que significa um gato que mexe a cauda?

Como proprietários de felinos, alguns movimentos da cauda ou alguns comportamentos não têm segredos para você: assim, quando seu animal move a cauda de forma rápida, batendo no ar, é melhor não incomodá-lo.

Pode acontecer de seu animal mexer seu apêndice caudal enquanto dorme. Se ele bate levemente no chão, isso significa que ele está calmo, não que ele não esteja realmente dormindo, ele permanece atento ao que acontece ao seu redor. Ele está cochilando ou relaxando.

Para que serve a cauda do gato?

A recepção e o cumprimento do gato

Se seu pequeno felino tem a extremidade do corpo levantada e alta, na vertical e levemente em forma de ponto de interrogação, é um sinal amigável. Isso deve acontecer certamente quando você chega em casa, ele vem te cumprimentar, a parte traseira para cima e solicita um pequeno afago da sua parte, quem sabe até croquetes ou um petisco.

Ele agirá da mesma maneira com um congênere de quem gosta. Ele apreciará se esfregar em você para demonstrar seu afeto.

Isso geralmente é acompanhado pelo ronronar do gato. Quando você o acaricia, seu gato também pode levantar a cauda, curvando levemente as costas, é um reflexo instintivo. Isso o lembra de quando ele ainda estava com sua mãe e ela o limpava depois que ele fazia suas necessidades.

Alguns argumentam que o ato de levantar a cauda durante um afago seria, na verdade, inato nos felinos, um comportamento inscrito em seus genes que até mesmo os gatinhos criados com mamadeira reproduziriam posteriormente.

Vale notar que, ao levantar sua cauda, seu pequeno companheiro se comunica com você. Suas glândulas anais secretam então feromônios cujo odor você não pode sentir, mas que são tão carinhosos quanto uma maneira de marcar seu território quando ele os difunde em seu ambiente.

Ele pode também enrolar sua cauda em torno de você ou de seu braço para transmitir seu amor. Acontece que os felinos reproduzem esse comportamento com outro gato ou o cachorro da família. Qualquer ser de confiança pode receber essa demonstração de amor.

Quando o gato expressa medo

Os felinos têm diferentes maneiras de nos mostrar que estão com medo ou que não estão muito seguros. Se a cauda deles está em posição baixa, até mesmo sob o corpo entre suas patas, significa que eles estão assustados ou em uma situação muito desconfortável para eles.

Você também poderá observar suas pupilas dilatadas e suas orelhas achatadas para trás.

Seu gato também pode ter a cauda reta, mas com a ponta apontando para baixo e muito curvada. Sempre tenha cuidado, pois um animal com medo pode atacar muito rápido. Nesse caso, deixe seu companheiro em paz. É aconselhável sempre ter cautela com um gato assustado.

Expressão da agressão no gato

Se ele se sente ameaçado, o gato faz "a cauda grossa", ou seja, os pelos de sua cauda se arrepiam e incham. Desta forma, o animal parece mais imponente e ameaçador diante de um possível adversário. Se ele se sente irritado, bravo, fará movimentos rápidos e enérgicos, balançando-a de um lado para o outro.

Cuidado também aqui, pois se ele está realmente com raiva, um ataque pode seguir. Se a raiva é direcionada contra você, procure as causas. Seu companheiro certamente tem necessidades insatisfeitas: alimentação, tédio, problema de caixa de areia... Esta situação deve ser levada muito a sério. Você pode falar com seu veterinário ou um especialista em comportamento animal.

A dor no gato

Este é o ponto onde nem sempre é fácil fazer a distinção, pois se seu pequeno companheiro está com dor, sua cauda faz movimentos enérgicos, balançando de um lado para o outro, exatamente como para o medo mencionado acima.

Imagem de gato

Ele também pode bater no chão um pouco secamente, mesmo quando você tem a impressão de que ele está dormindo ou, pelo menos, cochilando. Não se engane. Mesmo que ele esteja tranquilo, ele permanece atento ao seu ambiente, aos ruídos... Um gato dormindo raramente é enganado ou surpreendido!

De fato, esse movimento também pode indicar que seu companheiro tem um problema, devido a um desconforto físico ou dor. Fique observador, você conhece bem seu animal e saberá fazer a diferença. Não hesite em marcar uma consulta com o veterinário ao menor sinal de dúvida. O seguro saúde para gatos cobre as despesas veterinárias em caso de acidente e/ou doenças, permitindo assim que você consulte quando necessário e ofereça ao seu companheiro os melhores cuidados possíveis.

Significado dos movimentos da cauda

Por que meu gato move lentamente a cauda quando dorme?

Quando seu companheiro felino está descansando e você percebe um leve movimento em seu traseiro, ele também quer transmitir uma mensagem. Se você falar com ele ou mesmo tocá-lo levemente, ele faz você saber que está ciente de sua presença, mas que está cochilando. Seu gato está relaxado.

Nessa situação, é preferível respeitá-lo e deixá-lo em paz. Se você o perturbar, mesmo que seja para um carinho, ele pode ir embora porque busca tranquilidade.

Por que meu gato infla sua cauda quando brinca?

Um felino que infla a cauda geralmente está ansioso ou assustado. Ele quer se fazer parecer maior para assustar o que o está assustando: às vezes outro indivíduo ou um objeto desconhecido. Esse eriçamento dos pelos supostamente teria o efeito de afugentar os possíveis predadores que amedrontam o animal.

Durante os jogos, seu companheiro pode estar tão excitado que acaba reproduzindo esse comportamento, com seu apêndice elevado. Isso é bastante comum em gatinhos. Estes estão treinando para a caça e se imaginam diante de uma presa.

Por que meu gato balança sua cauda de um lado para o outro?

Se você vê seu companheiro felino balançar seu apêndice de um lado para o outro, é preciso estar atento. Ele pode querer indicar que está sofrendo e que, devido a essa dor, deseja ficar tranquilo.

Ele pode acompanhar esses gestos com batidas enérgicas de cauda no chão para informar que realmente precisa ser deixado em paz, ele pode se tornar agressivo. Nesta situação de mal-estar, a melhor coisa a fazer é deixar seu animal descansar e ficar de olho nele. Se outros sintomas aparecerem, uma consulta com o veterinário pode ser necessária.

Quais são os sinais de um gato infeliz?

Assim como os humanos, os felinos podem sentir muitas emoções. Da alegria, ao medo, mas também à tristeza ou ao desânimo. Estar atento às diferentes mudanças de comportamento de seu felino permite prever algumas situações.

Se seu companheiro está deitado e move sua cauda como um movimento de onda, isso pode indicar que ele não se sente bem. Nesse momento, é necessário estar muito atento a possíveis outras mensagens corporais. Ele se esconde, torna-se inapropriado ou para de se alimentar, a partir daí, é urgente consultar um veterinário. Este saberá aconselhá-lo sobre a atitude a ser tomada para ajudar seu companheiro.

Compreender as emoções de um gato sem cauda?

Além de expressar emoções, o apêndice dos felinos serve para manter o equilíbrio. De fato, bons escaladores e não tendo medo do vazio, nossos companheiros acrobatas usam todo o seu corpo para se mover.

Sua cauda serve como leme para manter o equilíbrio durante situações arriscadas. Indivíduos nascidos anuros lidam muito bem com a situação, pois estão acostumados.

Em termos de comunicação, eles transmitem informações através de seu corpo. Assim como os outros gatos, eles emitem mensagens através de seus olhos e miados. As pupilas se dilatam quando o animal está com medo ou surpreso. Os miados são claramente diferentes de uma situação para outra.

O Bobtail japonês e o Manx são duas raças de felinos que apresentam caudas anormalmente curtas. O primeiro tem um apêndice em forma de pompom.

Uma vez estirada, mede aproximadamente 10 ou 12 cm. A segunda raça pode se apresentar em 4 formas: o Rumpy (não tem cauda nenhuma), o Rumpy Riser (sua cauda é formada apenas por 1 a 3 vértebras), o Stumpy (seu apêndice tem

Outros artigos sobre o tema Gato